Autor Tópico: Seu caminho da felicidade. Conte aqui!  (Lida 1918 vezes)

zanforlin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • www.leonardozanforlin.com.br
    • Leonardo Zanforlin- Fotografia de Casamento
Online: 05 de Janeiro de 2010, 21:55:20
Olá pessoal!
Eu entrei recentemente no fórum MF pois adquiri, com muito custo, uma nikon D90. Estou no longo caminho de busca pelo conhecimento, então tenho lido quase que diariamente artigos sobre fotos.

Tenho visto todas as fotos dos membros do fórum, e resolvi criar esse tópico.

Gostaria de saber qual é o "caminho" de vocÊs desde tirar uma foto até pós processamento. Onde você trata as fotos? Usa RAW + Photoshop? Qual seu equipamento?

Eu consigo até tirar umas fotos "legais", bem nítidas dentro da minha limitação(sempre em RAW), mas quando as trato, não consigo deixar com esse ar "profissional" que vocês conseguem facilmente.

Um abraço
Léo


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:56:22
Fala Zanforlin,

Talvez fosse mais fácil a todos dar algum tipo de ajuda se você postasse alguma foto sua que não te satisfaz e não sabe o porquê, assim como mostrar um foto que te interessou e quer saber sobre o processo... Pois, no meu entender, da forma genérica como está buscando informações as variáveis são infinitas!!  :ok:

Abração

Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2010, 18:59:37
Como o meu xará já adiantou, as variáveis são infinitas. Não existe uma receita de bolo para boas fotos.

De qualquer forma, destacaria os seguintes pontos:

- É essencial você "comer" o manual da sua câmera e conhecê-la muito bem, só assim poderá tirar melhor proveito dela e conhecer suas manhas.

- Se familiarize com conceitos como abertura, velocidade, ISO, profundidade de campo, etc.

- Procure fotografar de manhã ou a tarde, a luz do meio dia é muito dura e gera muitas sombras.

- Como conseguir nitidez? Use o menor iso possível e a maior velocidade possível.
A maioria das lentes entrega melhor nitidez entre as aberturas f6,3 e f10, procure não usar a lente na abertura máxima. Acima de f13 a lente já começa a sofrer refração.
Se der, use tripé e trava do espelho.

- Fotografe em RAW e aprenda a converter/tratar.

- Para uma foto ficar boa, ela tem que sair boa da câmera. Quanto menos você tiver que mexer na foto na hora da conversão, melhor a foto vai ficar.
No geral aplico um auto-levels, um pouco de saturação e contraste, que o arquivo raw pede por vir crú.

- Um "segredo" para ganhar nitidez é aplicar um USM (Unsharp Mask) no Photoshop após a redução do tamanho da imagem para postar no fórum.
Uso valores entre 180-220 e 0,2-0,5 dependendo da foto. Só isso vai dar outra cara para suas fotos, experimente.

- Técnica não é tudo, procure ler bastante sobre composição. Regra dos terços, pontos áureos, na net tá cheio de sites sobre o assunto.
Os dois andam juntos, mas "EU" considero composição muito mais importante do que a técnica.

- Visite galerias e navegue na net buscando fotos de grandes autores. Tente entender como foi feita a foto e a distribuição dos elementos na cena.

- Menos é mais, não precisa incluir 1.000 elementos na cena. Minhas melhores fotos são de um assunto só.

- Como tudo na vida, a prática leva a perfeição. Saia e fotografe bastante.


Difícil colocar tudo em um post, daqui a pouco o pessoal chega com novas dicas :ok:
Deutschland

Flickr


zanforlin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • www.leonardozanforlin.com.br
    • Leonardo Zanforlin- Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2010, 10:37:38
Opa! Obrigado pelas respostas. Realmente, acho que o que mais estraga minhas fotos é tira-las perto de meio dia. A luz fica muito pesada e intensa.

Travar espelho, a D90 não possui. Mas ela tem um modo que retarda-o ou algo assim. Vou procurar saber.

Essas dicas da lente eu não sabia! vou testar :P


nonlineart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2010, 13:32:15
Dentro do que entendo como fotografia, estudar arte (pintura, escultura, gravura, instalação, teatro, happenings, etc, etc, etc) é fundamental.

Nessa linha, de pesquisa da fotografia como imagem, tenho um conselho (que é bom pacas então to vendendo ao invés de dar): aprenda a revelar as suas fotos!!!

Claro que, como já foi dito aí em cima, o caminho das pedras vai daquilo que cada um considera importante e isso aí varia muito. Porém, se alguém pegar o conselho, favor deixar 500 mangos aí pra gente.  :fight: :D


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2010, 17:03:15
Muito bem colocado o que o Marcelo descreveu, e tb recomendo tudo, porem devo consertar que ao fechar a lente ocorre difracao e nao refracao... he he he...



BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2010, 17:06:27

Travar espelho, a D90 não possui. Mas ela tem um modo que retarda-o ou algo assim. Vou procurar saber.

Eh dificil de imaginar o corpo D90 sem MLU (mirror lock up), ja que eh um corpo semi-pro.


Pelo o que eu entendo, a Canon oferece o MLU dentro do menu, o que eh algo inexplicavel e gera reclamacoes dos usuarios... Acredito entao que a D90 tb oferece o recurso porem DENTRO do menu, o que logicamente eh um aborrecimento... Mas deve estar lah.


Falou


BB


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2010, 18:15:51
Muito bem colocado o que o Marcelo descreveu, e tb recomendo tudo, porem devo consertar que ao fechar a lente ocorre difracao e nao refracao... he he he...


Ups, falha nossa. Corretíssimo Bernardo, obrigado! :ok:
Deutschland

Flickr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2010, 08:32:17
Eh dificil de imaginar o corpo D90 sem MLU (mirror lock up), ja que eh um corpo semi-pro.


Pelo o que eu entendo, a Canon oferece o MLU dentro do menu, o que eh algo inexplicavel e gera reclamacoes dos usuarios... Acredito entao que a D90 tb oferece o recurso porem DENTRO do menu, o que logicamente eh um aborrecimento... Mas deve estar lah.


Falou


BB

Caro colega
D-90 nao e semipro
semi pro DX e o degrau d200-d300-d300s
semi pro FF e d-700
PRO E DAI PRA CIMA
SEMPRE FOI D1, D2, D3.
D-90 e semipro para nos bichos do terceiro mundo!!!!!
Eu uso d-90 para trabalhar por custo-beneficio.
Grande abraço.
Angelo.


zanforlin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • www.leonardozanforlin.com.br
    • Leonardo Zanforlin- Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2010, 10:19:31
Sim, a D90 tem a opção no meu de Exposure Delay, ela abaixa o espelho 1 segundo depois de fechado o obturador. Sinceramente, isso está ótimo pra mim. não sei dizer a diferença desse meio do travamento mesmo do espelho. Alguém saberia dizer?