Autor Tópico: Qual equipamento faz efeito de rastro de luz?  (Lida 8979 vezes)

Bgoodx@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Online: 29 de Outubro de 2005, 01:52:52
Qual modelo da Cybershot tem esse recurso (Efeitos de rastro de luz), e qual o mais completo,  aceito indicações de outras marcas ou equip. profissionais. Quero iniciar na fotografia mas não tenho muito dinheiro, posso até me esforçar e economizar,  então o equipamento que eu adiquirir tem que ser legal por que eu vou ter que casar com ele, e não vou poder trocar durante um bom tempo, Gotaria que fosse bom com fotos de proximidade, um zoom legal, e especialmente que tivesse vários recursos ou ajustes para foto noturna e efeitos de luz, que é meu interesse.

Agradeço antecipadamente qualquer resposta!  


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2005, 02:09:34
Olá.

Cybershot é uma marca registrada da Sony. Você não precisa de uma câmera da Sony para fazer esse tipo de foto. Muito pelo contrário, alguns modelos da Sony não permitirão que você produza esse tipo de fotografia, que requer longas exposições e um bom apoio/tripé para a câmera.

Aconselharia a você procurar uma Canon A510 (se seu orçamento estiver na faixa dos R$ 600-700) ou uma A620 (se o seu orçamento estiver na faixa dos R$ 1300,00). Ainda na faixa dos R$ 1300,00, teria a Fuji S5100, mas está meio difícil de encontrar.

A A510 é o que existe de mais barato para uma câmera com recursos um pouco mais avançados, como ajustes manuais de exposição, abertura e foco manual. Zoom ótico 4x, o que é algo inusitado em câmeras da faixa dos R$ 600,00.

A A620 é um modelo turbinado da A510. Processador mais rápido, mais pixels, melhor acabamento e alguns recursos cosméticos a mais. Se você quer impressões grandes aliada a uma câmera compacta cheia de recursos, a escolha é essa.

A Fuji S5100 tem resolução mais baixa que a A620, mas possui zoom ótico 10x. Perde-se de um lado, ganha-se de outro. No mais, vasculhe a internet antes de comprar sua câmera e leia o tutorial do Georges sobre como escolher uma câmera digital: http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...hp?showtopic=57

Há modelos mais caros, mas, tendo em vista que você passou a idéia de estar começando a brincar com fotografia, esses modelos são boas pedidas, fáceis de serem revendidos quando você quiser fazer um upgrade.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2005, 02:11:14 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Bgoodx@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2005, 03:27:45
Muito obrigado pela dica mesmo, vc foi minha primeira resposta da net, coloquei primeiro um tópico na comunidade que camera eu compro??,
Vou colocar aqui para dar uma noção maior do que eu preciso, mas a duvida do tempo de exposição e tripé vc já me tirou, e de valores tbm, só gostaria de saber se esses valores são por vias paralelas tipo st efigenia ou loja comum mesmo? valeu!


Minha história resumida é mais ou menos assim:
Desde pequeno sempre fui fissurado...ops, DOENTE por Imagem. Com o tempo aprendi a desenhar me tornei profissional em pintura e aerografia, conheci o grafite, photoshop, 3d max, e comprei minha primeira maquina fotográfica da minha vida ano passado, uma aiptek 2.1,(Só para quebrar o galho) já estava sintonizado em fotografia, não como vc's claro!, mais tendo conhecimento lógico sobre resolução já sabia que ela era uma mer......

Por isso venho pedir a opnião de vc,s por esse motivo; Não tenho muito dinheiro,

Esse é meu interesse para que vc´s tenham uma noção de qual equipamento indicar:

* Fotografia com efeitos de luzes,
principalmente com rastro de luz ( Me disseram que se consegue esse efeito com um tempo de exposição maior e um bom tripé, é isso ?)
* Noite tbm, muitos dos temas que gostaria de clicar estão na noite
* Dia, tenho uma boa percepção para as cores, que adquiri com a pintura, então sou bem detalhista
*Fotos com muita proximidade e Movimento.

Sei que muita coisa ai em cima depende de muita técnica e de quem clica para se realizar e não só um bom equipamento, mas como eu tenho aquele probleminha de grana preciso de algo que supra minhas necessidades assim que eu for evoluindo tecnicamente.
Se tiverem valores para passar é legal dai eu sei se é acessível para mim, ou se souberem de cursos ou dicas oline aceito tbm.

 


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2005, 10:25:02
Acho que as dicas colocadas acima já vão estar suprindo as suas necessidades por enquanto!!!
Isso por que as maquinas realmente ideais vão estar bem caras e prum orçamento inicial e também um estado inicial de fotografia acho que não vale investir muito mesmo, pois você vai aprendendo, descobrindo as limitações e logo vai querer trocar...
Eu comecei com um Olympus D-380... O unico recurso manual que ela tinha era ligar ou desligar o flash o resto era tudo automático!!! Como antes do digital eu usava um Zenit de filme acabei que rendo uma maquina com controles manuais...
Vendi a Olympus e peguei a Fuji S7000... Foi ali que os recursos manuais foram legais!!! Trabalhar com eles me fez ver algumas limitações no equipamento como ruído em Isos altos e em velocidades baixas, pouca capcidade de evolução no sistema ótimo com wide em 35mm e tele em 210mm!! Agora estou entrando nas SLR com a Rebel XT da Canon e estou também conhecendo um novo mundo!! Não mais o dos fatores manuais de uma camera, mas o das lentes!!! É uma viagem, onde você vai percebendo o que falta e o que pode melhorar no equipamento!!! Mas o gasto também evolui com o gosto!!! Na olympus o preço era R$ 600,00, na Fuji R$ 1800 e agora na Canon estou nos R$ 4000...

Acho que se você teve uma aiptek 2.1 vc ainda não tem noção do que a fotografia digital pode te oferecer!! Desculpe a palavra, mas essa maquina é bem fraquinha!! A A-510 já é bem superior a ela e acho que seria uma boa pedida pra você!!!

Até Mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2005, 12:27:07
Olha eu pensaria em câmeras com recursos manuais, porque rastro de luz é recurso de exposição longa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bgoodx@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2005, 15:08:06
*Francisco valeu por ter postado aquele tópico, me deixou menos aéreo no assunto.
 
*Fox valeu pela dica e fraquinha é pouco para aquela maquina.

*E  Leo agora é essa minha dúvida:

Comprar algo bala, ou algo para começar.

Gostaria de saber qual maquina dessas mais acessíveis tipo essa A510, ou A620, tem tempo de exposição manual, e se é boa para a noite.

Pesquisei também em vários tópicos e ouvi falar da Nikon D alguma coisa, quase cai para tras com o preço, mas suponhamos que eu estivesse louco e começasse a juntar grana para comprar uma, valeria a pena ou seria muita areia para o meu caminhão?.

Eu coloquei em meu fotolog algumas fotos que fiz com a merda da aiptek slim 3.200, mas até que não saiu tão ruim pela porcaria que ela é, usei um abajour velho e lampadas coloridas nas ultimas 2 fotos, o que vc´s acharam?

Valeu pela atenção de todos!

http://videolog.click21.com.br/videolog/vd...p?user=airbrush

http://videolog.click21.com.br/videolog/vd...php?user=bgoodx
« Última modificação: 29 de Outubro de 2005, 15:26:51 por Bgoodx@hotmail.com »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2005, 15:18:58
Essa nikon D alguma coisa é provavelmente a D50 ou D70.

São categorias diferentes, as digital Single Lens Reflex (dslr), digital de lentes intercambiáveis. Definitivamente não são recomendadas pra quem ta começando..

Primeiro você tem que comprar uma compacta com alguns controles manuais, para ir se acostumando e pegando o jeito.. Estudar um pouco, ler..

Depois pesquisar MUITO se quiser mudar de categoria, para uma SLR, p. ex. e o principal: ver se você tem necessidade de ter uma dSLR.

*Dê uma boa lida nos artigos aqui do forum, acompanhe os tópicos, se surgirem algumas dúvidas utilize a ferramenta Pesquisa, facilita bastante.. Também leia sites de review de equipos.. (www.dpreview.com ; www.steves-digicam.com .. etc).

Ler, ler..


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2005, 15:31:00
Olha se tiver condições já compre algo legal.
Esse negócio de algo para começar na digital é um problema, porque a troca de equipamento sempre tem um custo elevado, porque a revenda de equipamentos digitais é muito difícil e incorre em muita perda.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2005, 15:55:57
Acho que uma pergunta boa seria quanto vc quer gastar, a partir dai as opções ficam mais claras
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Bgoodx@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2005, 16:04:16
Ai que está a questão, quero o maximo de infos possiveis.

Se a melhor opção for um equipamento básico para começar e depois que eu evoluir trocar, eu posso agora, (na faixa de 650), E se a melhor pedida for um profissional logo de cara, só no começo do ano.

?        ?         ?         ?
« Última modificação: 29 de Outubro de 2005, 16:06:11 por Bgoodx@hotmail.com »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2005, 17:11:45
Citar
Ai que está a questão, quero o maximo de infos possiveis.

Se a melhor opção for um equipamento básico para começar e depois que eu evoluir trocar, eu posso agora, (na faixa de 650), E se a melhor pedida for um profissional logo de cara, só no começo do ano.

?        ?         ?         ?
Só que a diferença de preço entre essa Nikon Dxx e uma compacta é enorme. A D50, que é mais barata, não sai por menos de R$3000,00, e isso considerando somente o kit com a lente básica e cartão de memória. Em um nível intermediário tem as superzoom, que podem te atender bem. As FZ's da Panasonic custam entre R$1400,00 ou R$1800,00, mais ou menos.  


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2005, 17:21:01
Bgoodx,

Com o que você pretende gastar eu levaria em consideração a A610, ela aceita até 15 segundos de exposição, o suficiente pra fazer "bastantes rastros"  :thmbup: e muitos outros recursos manuais você pode conferir aqui:

Canon PowerShot A610

O sensor dela é de 1/1.8"!  Tem 5 MP e zoom óptico de 4x.

Até mais


Bgoodx@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2005, 19:41:04
Bom acho que estou me decidindo por uma canon,  A 610, ou A620 ?
Ou talves ouse um pouco mais por uma G6, S2 IS ou Lumix?
Adiferença é só a resolução ou tem mais recursos manuais?

Nossa!, em pensar que há 48 horas eu nem sabia que essas maquinas existiam!
 esse forum e ótimo , obrigado a todos !


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2005, 19:42:18
R$ 650,00 é meio que piada para uma câmera definitiva e mesmo para aprender te trará uma infinidade de restrições, para pensar em ter liberdade de abrender pode pensar em algo por volta de uns r$ 1500,00, para ter algo que se possa dizer definitivo por volta de R$ 3500,00 a R$ 4500,00 em investimento.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2005, 20:07:00
bgoodx:

Vi seu fotolog e você parece ter bom gosto para compor. As fotos em P&B ficaram interessantes ainda mais levando-se em conta que saíram de uma Aiptek. Tão importante do que ter bom gosto e conhecimento técnico para um fotógrafo amador é ter cara de pau para sair fotografando e invadir a privacidade das pessoas :P

Se puder esperar e se já tem certeza do gosto pela fotografia, vale a pena juntar uma grana e fazer um grande investimento. No entanto, talvez você perca a coragem para tirar fotos de mendigos ou portar a câmera em lugares ermos... é algo a ser pensado.

Talvez valesse a pena você fazer como eu... comprar uma SLR analógica. Sai bem mais barato (consegue-se montar um set de grande angular + 50mm + uma zoom por uns 800 reais). A desvantagem é não ter o feedback imediato de como a foto vai ficar e o inconveniente de esperar a revelação. Aqui em Porto Alegre consegue-se ter 40 poses escaneadas por R$ 15,50, incluindo filme, negativo revelado e cd com as fotos digitalizadas. O custo x benefício é razoável. No entanto, é uma loteria encontrar uma câmera dessas em bom estado. Eu já tive que trocar a minha por uma mais inteira.

Tem Zenit 12xp por menos de R$ 200,00 no mercado livre, com flash e uma lente muito boa. Com uma dessas dá para se meter em qualquer buraco sem medo de ser roubado.








 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS