Autor Tópico: Lentes Pentax Limited  (Lida 5364 vezes)

blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Online: 08 de Janeiro de 2010, 13:48:55
Olá,

Alguém tem ou já teve contato direto com lentes da linha limited ???

Estou querendo montar um kit limited mas estou perdido com tantas opções.

Qual kit de 3 lentes vocês recomendariam  ?

Abraços,
Igor.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2010, 14:34:56
Igor,

Realmente eh uma decisao dificil, por que a colecao FA LTD e a DA LTD meio que canibalizam elas mesmo, por terem DF parecidas, entao a decisao fica um pouco complicada.

A primeira pergunta seria a seguinte: vc tem corpo de filme ou pretende usar essas lentes com corpo de filme no futuro? Por que a resposta for sim, entao basicamente vc esta preso a linha FA.


Atualmente eu tenho a FA 77 1/8 & a DA 40 f/2.8.

a 77 eh legendaria, compacta e muito rapida.. porem custa mais cara que a versao DA70.

a DA 40 eh a classica pancake, uma das menores lentes AF no mercado. Nao eh tao rapida (f/2.8) mas afiada no frame todo aberta. O maior problema dessa lente eh a distancia focal: 40mm e, APS eh ruim para fotos em lugares fechados...

A prima dela, FA 43mm f/1.9 eh mais cara, mais aberta, porem ainda mais fechada e nao tao pequena...

He he he.. deu para ver que a escolha eh complicada... vc ganha em velocidade em uma lente, perde em tamanho, e ganha em DF mas perde em custo e ganha nisso, e perde naquilo... ha ha ha

Complicado.. tantas lentes excelentes...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2010, 14:43:14
Igor,

Ironicamente, me eskeci de algo importante: com a grana de possivelmente (3) LTDs, vc poderia facilmente comprar a FA 31LTD 1.8, considerada por alguns entendidos no assunto como uma das melhores lentes AF ja feitas...

Eu ja estou satisfeito com a FA35, senao consideraria vender algumas lentes para comprar essa FA 31, mas para alguem comecando um kit LTD, vale a pena considerar essa opcao.



blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2010, 14:56:24
Valeu,

Acho que vou começar com a DA40 + DA70. Depois eu vejo se preciso de mais alguma.

Dizem por aí que o maior contra de comprar uma limited é que ela faz vc querer comprar todas ;)

Outra pergunta:

Você percebeu alguma diferença significativa na velocidade de AF entre a Da40 e a FA77 ?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 15:09:21 por blofoiô »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2010, 15:23:34
Dizem por aí que o maior contra de comprar uma limited é que ela faz vc querer comprar todas ;)

Ha ha ha.. se prepara meu amigo.. por que depois que vc brincar com uma lente dessa de metal, com a qualidade optica de primeira, realmente fica complicado usar lente zoom ou nao querer a colecao inteira... Eu ja passei muito perto de pegar a FA43 e ainda sonho com a FA 31...

Outra pergunta:

Você percebeu alguma diferença significativa na velocidade de AF entre a Da40 e a FA77 ?

Honestamente nao comparei diretamente em relacao a AF... mas posso afirmar que a DA40 tem o AF muito rapido, por ser uma lente bem compacta e leve. Ja a FA77 eh uma lente classica, otima construcao, e com AF preciso (f/1.8) e nao me recordo de ser "devagar". Eu posso compara-las durante o fim de semana.

Sobre a DA 40mm: o Pedro do BRFoto esta vendendo uma. Nao tenho ligacoes comerciais com ele, soh estou te falando por que ele tem um anuncio por lah.


[]s

BB


Surveyor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2010, 18:03:46
Concordo plenamente com o pessoal. A 31 F 1.8 é a melhor para APS-C pois equivale praticamente a 50mm FF. Bem, clara e muito nítida. Também penso em adquirir uma pois vendí minha Canon para migrar provavelmente para a Pentax ou Olympus que já tive por muitos anos na era analógica (e na digital cansei de Canon e Nikon). As lentes Pentax
e Olympus são mais claras e de ótima qualidade e seus preços (apesar de salgados) mais baratos que a concorrencia. 


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2010, 12:07:11
Já encomendei as minhas primeiras limited DA40 e DA70. (Espero não me viciar na série)

Quando chegarem eu posto as primeiras impressões.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2010, 12:54:19
Já encomendei as minhas primeiras limited DA40 e DA70. (Espero não me viciar na série)

Quando chegarem eu posto as primeiras impressões.

Parabens,

Com certeza a DA40 vai te impressionar... se ela fosse 30mm ao inves de 40mm seria a melhor lente normal para APS...

Ja a DA70, nunca peguei em maos, mas por fotos que vejo, parece ser uma otima lente, so nao eh tao rapida quanto a FA77.


Depois posta algumas fotos...


BB


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2010, 19:48:25
Apareceu a oportunidade para eu pegar uma DA 21 LTD...  Se eu pegar eu devo vender alguma lente Zoom minha (eu tenho ambas 18-55WR & DA 26-45) eu vou deixar para usar mais a 21/35/40/77.


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2010, 03:33:05
Quando vc se decidir qual lente vai vender nos avise.

O mercado de usados da pentax aqui é fraquinho :((((((


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2010, 11:34:14
Quando vc se decidir qual lente vai vender nos avise.

O mercado de usados da pentax aqui é fraquinho :((((((


He he he.. estah sendo dificil escolher qual devo vender: uma eh WR porem com abertura variavel e eh leve e compacta.... a outra eh f/4 constante, otima qualidade optica, um pouco maior porem nao eh WR....

Ohh vida cruel!!

Provavelmente eu venha vender a DA 16-45 e manter a 18-55WR para dias chuvosos e usar as LTDs para o dia-a-dia...


Te dou um toque quando tudo estiver definido...



BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2010, 11:37:43
Apareceu a oportunidade para eu pegar uma DA 21 LTD...  Se eu pegar eu devo vender alguma lente Zoom minha (eu tenho ambas 18-55WR & DA 26-45) eu vou deixar para usar mais a 21/35/40/77.

oops.. escrevi errado: nao eh DA 26-45 mas sim DA 16-45 f/4



blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2010, 20:29:41
Apareceu a oportunidade para eu pegar uma DA 21 LTD...  Se eu pegar eu devo vender alguma lente Zoom minha (eu tenho ambas 18-55WR & DA 26-45) eu vou deixar para usar mais a 21/35/40/77.

Eu queria te fazer uma pergunta sobre o teu setup acima.

Você não acha que a DF entre a 35 e a 40 são muito próximos ?

Qual a razão de manter as duas ???


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2010, 22:20:36
Eu queria te fazer uma pergunta sobre o teu setup acima.

Você não acha que a DF entre a 35 e a 40 são muito próximos ?

Qual a razão de manter as duas ???

Eh um otima pergunta, e na verdade eu nao sou de comprar lentes com DF parecidas assim... Mas esse eh um caso totalmente separado: a DA40mm eh a minha lente mais compacta, perfeita para carregar com a KX ou K100D, perfeitamente usavel em f/2.8 POREM nao eh aberta o suficiente para fotos em locais fechados (eu nao acho legal 40mm em APS...)

A FA35 em contramao, eh a minha lente normal perfeita, otima qualidade optica, razoavelmente normal em APS, rapida, afiada em f/2 e resolucao maxima em f/4... porem eh grande (ha ha ha, parece ate piada dizer isso) em relacao a DA40.


Na verdade a situacao eh ainda pior: eu na verdade tenho (2) copias da FA35 (quando fiquei sabendo que ia sair de linha, eu comprei uma reserva), tenho uma DA40 e tb tenho (1) SMC A 50mm f/1.4 (essa foi comprada na ignorancia de achar que 50mm em APS era imprescindivel... na epoca eu comprei duas 50mm, essa f/1.4 e uma f/2. A f/2 ja vendi... )


Eh um pouco complicado esse bagulho de lentes primas tem esse problema: uma lente rapida eh grande, a outra menor eh menos clara, ou entao a perfeita nao tem a DF certa, e a que tem a DF certa eh um pouco grande, e blah blah blah.....


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2010, 22:27:37
Qual a razão de manter as duas ???

Acabou que eu expliquei como apareceram essas lentes no meu kit mas nao respondi o por que de mante-las:


- DA40mm: lente AF mais compacta e com a KX, eu tenho um kit bem compacto, nao preciso de bolsa, e dah para tirar fotos em restaurantes, passeando a noite, etc... O maior problema dessa lente nao eh a velocidade (f/2.8) por que ela ja eh afiada em f/2.8, mas sim a distancia focal.

- FA35: lente normal perfeita. Nao tenho nada a comentar. O problema eh que eu comprei a DA40 para "ver qual era dessa lente" e acabei adorando o tamanho dela e acabei decidindo ficar com ambas. Quando eu preciso de um kit ainda menor (a FA35 eh pequena) eu uso a DA40.

- A50 f/1.4: usai 3 ou 4 vezes em 2 anos. Soh nao vendi por que eh uma lente classica, linda, e minha lente mais clara. Se pintar um negocio, eu vendo, senao, eu continuo com ela.


Espero que esteja mais claro. Eu tenho certeza quando vc usar a DA40 vc vai entender o por que de eu querer ficar com ela, apesar de ter a FA35.


[]s