Autor Tópico: [REVISTA] Boletim  (Lida 1187 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Janeiro de 2010, 18:10:25
Faz mil anos meu amigo Sidney enviou-me essa matéria, mas só agora, limpando a caixa de e-mail, li com atenção.

Excelente idéia essa do grupo de estudos que, uma vez por ano, reúne as atividades do grupo.

Singela, porém é essa a minha contribuição do dia.



Arte e fotografia
8/10/2009
 
Por Alex Sander Alcântara
 
Agência FAPESP – Idealizada pelo Grupo de Estudos de Arte & Fotografia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), a revista anual Boletim, que reúne textos inéditos, artigos e anais de seminários realizados pelo grupo, acaba de ganhar um novo formato em sua nova edição.
 
O nascimento de Boletim está ligado às atividades do grupo de estudos, criado em 2004, no Departamento de Artes Plásticas da ECA e coordenado por Tadeu Chiarelli. O terceiro volume, segundo ele, é o primeiro a ser publicado em parceria com uma editora.
 
“Publicamos na revista resultados de pesquisas e atividades realizadas pelos alunos. As primeiras edições foram impressas de forma artesanal. Desta vez, a partir da repercussão das experiências anteriores, tivemos a ideia de produzir uma revista mais encorpada.”, disse Chiarelli à Agência FAPESP.
 
Uma das principais atividades do grupo, segundo Chiarelli – que é chefe do departamento de Artes Plásticas da ECA –, além das reuniões semanais em que se discutem textos, é a realização do seminário nacional “Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de Investigação”, que ocorre desde 2006 e que teve, nas duas últimas edições, o apoio da FAPESP na modalidade Auxílio Organização – Regular.
 
De acordo com Chiarelli, a revista apresenta três blocos temáticos que dialogam entre si, colocando a fotografia e a imagem fotográfica no centro do debate da arte brasileira e internacional nos últimos 160 anos. O terceiro volume ganhou forma e conteúdo que mais se afinam com a proposta do grupo.
 
“Essa é a primeira edição do boletim que tem um trabalho de arte na capa. E também é o primeiro a trazer um diálogo com a ilustração. Aos poucos, vamos ampliando a complexidade que envolve a discussão da arte e fotografia”, explica Chiarelli.
 
A publicação traz, pela primeira vez em português, um ensaio do teólogo e fotógrafo alemão Andreas Müller-Pohle, no qual são analisados os impactos da fotografia nas artes.
 
“É um texto seminal, sobretudo para o Brasil. As ideias de Müller-Pohle chamaram a atenção de muitos jovens artistas dos anos 1980. Não é um texto fácil de ser encontrado, mesmo no original. A tradução foi feita por nós”, diz.
 
Chiarelli destaca também o artigo da pesquisadora Anat Falbel, intitulado “Peter Scheier: fotografia e paisagem urbana no Novo Mundo”. Segundo ele, Peter Scheier se tornou conhecido por fotografar arquitetura. “A relação entre fotografia e arquitetura é muito pouco divulgada no Brasil e pouco estudada. Foi uma contribuição importante”, afirma.
 
Essa primeira parte traz artigos de autores convidados pelo grupo e trata de tópicos diversos. No segundo bloco, a publicação traz diversos textos referentes às conferências e comunicações proferidas durante a segunda edição do seminário, ocorrida em 2007. E a terceira parte é dedicada aos projetos em andamento.
 
A terceira edição destaca também o projeto de iniciação científica de autoria de Thiago Gil de Oliveira, bolsista de iniciação científica da FAPESP.
Segundo o pesquisador, o grupo – constituído de alunos da graduação e da pós-graduação – apresenta uma linha de pesquisa que entende a discussão sobre a fotografia “como elemento constitutivo da arte contemporânea”.
 
“Desde o primeiro número, feito de forma muito simples, apresentamos textos sobre arte e fotografia publicados no século 19 ou início do século 20, difíceis de serem encontrados, ou artigos significados em outra língua que não foram ainda publicados em português”, conta Chiarelli que, na edição, colaborou com o artigo “Marc Ferrez e a tradição da pintura”.
 

Boletim 3 – Grupo de Estudos de Arte & Fotografia
Organizador: Tadeu Chiarelli
Ano: 2009
Páginas: 168
Preço: R$ 35
Mais informações: www.alamedaeditorial.com.br
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, 18:11:02 por Kika Salem »