Autor Tópico: Como extrair imagens RAW da minha XTi??  (Lida 2124 vezes)

AMFerreira

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
  • Não adianta ter "equipamento" se não tiver talento
    • Aender m. f. (Flickr)
Online: 11 de Janeiro de 2010, 21:38:25
Olá, amigos Canonzeiros!! :ok:

Eu tenho uma Rebel XTi, e não estou conseguindo extrair as imagens em RAW da mesma! Eu já instalei os seguintes programas que veio no cd junto com a câmera; Digital Photo Professional, e também o ZoomBrowser EX, e mesmo assim não consegui nada! :aua:

Será que alguém pode me salvar com algumas dicas? :ponder:

Desde já, eu agradeço à todos!! :clap:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2010, 21:55:01
AMFerreira, o que vc quer dizer com "extrair" os raws ??

Instale o EOS Utility, fotografe em RAW normalmente, use o EOS Utility para copiar as imagens para o PC e o DPP para manusear o RAW.

DIca, depois de instalar os programas, vá até o site da Canon e atualize tanto o EOS Utility quando o DPP, existem várias melhorias nas versões recentes.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AMFerreira

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
  • Não adianta ter "equipamento" se não tiver talento
    • Aender m. f. (Flickr)
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2010, 22:08:18
AMFerreira, o que vc quer dizer com "extrair" os raws ??

Instale o EOS Utility, fotografe em RAW normalmente, use o EOS Utility para copiar as imagens para o PC e o DPP para manusear o RAW.

DIca, depois de instalar os programas, vá até o site da Canon e atualize tanto o EOS Utility quando o DPP, existem várias melhorias nas versões recentes.




Olá, Alexandre!!

Muito obrigado pela dica! Vou tentar usar o EOS Utility. Eu ainda não havia instalado este programa! Vou fazer isto agora!!

Grande abraço! Volto para contar se deu certo...!!!


AMFerreira

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
  • Não adianta ter "equipamento" se não tiver talento
    • Aender m. f. (Flickr)
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2010, 22:45:57
Olá, Alexandre!!

Muito obrigado pela dica! Vou tentar usar o EOS Utility. Eu ainda não havia instalado este programa! Vou fazer isto agora!!

Grande abraço! Volto para contar se deu certo...!!!

Olá, Alexandre!! ...Voltei!!

Valeu amigo!! As sua dica deu certinho! ...Agora, eu gostaria de saber se posso salvar as imagens em JPEG, depois delas de trabalhadas em RAW sem perder qualidade! Vc sabe me informar??

Grande abraço!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2010, 23:30:04
AMFerreira, vc pode fazer várias coisas.

Pressionando CTRL-S vc salva as correções que fez dentro do próprio RAW, no formato de metadados mas sem gerar um JPG. Quando abrir a foto a próxima vez (no DPP) ela estará do jeito que vc a deixou, com todas as correções aplicadas. E também pode retornar a foto ao estado original indo pelo menu Adjustment->Revert to shot settings ( ou CTRL+SHIFT+Z)
Mas lembre-se que isso só funciona para o DPP. Outros programas de edição como o ACR ou o LR não leêm as correções feitas pelo DPP, assim como o DPP não lê correções feitas por programas de terceiros.

Pressionando CTRL-D abre-se um menu para converter salvar a foto como JPG ou TIFF. Se o processamento for em lote, pode usar CTRL-B.

E lembre-se também que o default do tratamento aplicado pelo DPP é o que está setado na camera. Então, se vc na sua camera tiver setado Picture Style Standard, contraste +1, nitidez 5, etc.., quando abrir a foto no DPP, ele lê estas informações que ficam nos metadados do RAW e vai colocar a foto, por default, com estes parâmetros. Por isso mesmo usando RAW é interessante ter a camera bem ajustada, pode diminuir bastante o trabalho de pós-processamento, vc só mexe nas fotos que realmente tem que alterar alguma coisa, as que ficaram boas com os parâmetros da camera não precisam ser corrigidas, só convertidas.

E não esqueça de atualizar seus softwares, as últimas versões vc consegue aqui

http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=139&modelid=18385#DownloadDetailAct

Abçs !



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AMFerreira

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 198
  • Sexo: Masculino
  • Não adianta ter "equipamento" se não tiver talento
    • Aender m. f. (Flickr)
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2010, 23:58:32
AMFerreira, vc pode fazer várias coisas.

Pressionando CTRL-S vc salva as correções que fez dentro do próprio RAW, no formato de metadados mas sem gerar um JPG. Quando abrir a foto a próxima vez (no DPP) ela estará do jeito que vc a deixou, com todas as correções aplicadas. E também pode retornar a foto ao estado original indo pelo menu Adjustment->Revert to shot settings ( ou CTRL+SHIFT+Z)
Mas lembre-se que isso só funciona para o DPP. Outros programas de edição como o ACR ou o LR não leêm as correções feitas pelo DPP, assim como o DPP não lê correções feitas por programas de terceiros.

Pressionando CTRL-D abre-se um menu para converter salvar a foto como JPG ou TIFF. Se o processamento for em lote, pode usar CTRL-B.

E lembre-se também que o default do tratamento aplicado pelo DPP é o que está setado na camera. Então, se vc na sua camera tiver setado Picture Style Standard, contraste +1, nitidez 5, etc.., quando abrir a foto no DPP, ele lê estas informações que ficam nos metadados do RAW e vai colocar a foto, por default, com estes parâmetros. Por isso mesmo usando RAW é interessante ter a camera bem ajustada, pode diminuir bastante o trabalho de pós-processamento, vc só mexe nas fotos que realmente tem que alterar alguma coisa, as que ficaram boas com os parâmetros da camera não precisam ser corrigidas, só convertidas.

E não esqueça de atualizar seus softwares, as últimas versões vc consegue aqui

http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=139&modelid=18385#DownloadDetailAct

Abçs !




Alexandre,  Eu tenho certeza de que estas informações serão muito úteis p/ mim, e também para muitos outro usuários do Fórum!

Muito obrigado!!