Autor Tópico: Onde comprar uma micro 4/3 na Itália  (Lida 6546 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 12 de Janeiro de 2010, 13:33:17
Pessoal,

Alguém conhece lojas de equipamentos fotográficos na Itália? Estou indo para lá em fevereiro e pensei em comprar uma EP1. Alguém pode indicar lojas especializadas?

Outra coisa: alguém já fez a saga para pedir o ressarcimento do VAT (imposto sobre produtos da UE)? Eu vi que existem empresas nos aeroportos (como a Global Refund) que liberam o dinheiro na hora, deixando uma comissão para eles. Vale a pena? Sem o VAT, os preços de eletrônicos ficam bem competitivos, às vezes com preços até melhores que os dos EUA.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2010, 13:33:50 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2010, 15:49:14
Alguém conhece lojas de equipamentos fotográficos na Itália? Estou indo para lá em fevereiro e pensei em comprar uma EP1. Alguém pode indicar lojas especializadas?

Onde, na Itália?  Não é o Brasil mas é um país já meio grandinho.

Em http://olympus.it./ ou coisa que o valha há um localizador de varejistas.  Ou havia.


Citar
Outra coisa: alguém já fez a saga para pedir o ressarcimento do VAT (imposto sobre produtos da UE)?

Minha prima.  Mas não teve bom sucesso.


Citar
Eu vi que existem empresas nos aeroportos (como a Global Refund) que liberam o dinheiro na hora, deixando uma comissão para eles. Vale a pena?

Pode valer, se derem certeza de resultado.  Pena é alimentar corrupção.


Citar
Sem o VAT, os preços de eletrônicos ficam bem competitivos, às vezes com preços até melhores que os dos EUA.

Essa eu pago (literalmente) para ver.  Sabes o desconto?
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2010, 16:19:48
Onde, na Itália?  Não é o Brasil mas é um país já meio grandinho.

Vou chegar por Milão, que deve ter várias lojas interessantes, mas vou ficar hospedado em uma cidade mais periférica. Não sei se vou ter tempo de procurar lojas por lá. Mais tarde devo ir a Roma, mas, obviamente, gostaria de comprar a câmera logo no início da viagem.

Citar
Em http://olympus.it./ ou coisa que o valha há um localizador de varejistas.  Ou havia.
Ainda tem. Encontrei algumas lojas (Em Veneza, Vicenza, Verona - todas em um raio de 100km de onde vou ficar) e o preço da EP1 kit custa em torno de 700-800 euros. O IVA na Itália para eletrônicos parece que é de 20%. Se eu conseguir recuperar uns 12%, a compra fica interessante.

Citar
Minha prima.  Mas não teve bom sucesso.

Pois é, o processo é complicado: primeiro, tem que pedir um formulário ao lojista. Na Itália, eles só entregam tal formulário para compras acima de 150 euros (IVA não-incluso). A seguir, tem que carimbar o formulário num aeroporto da UE e, para finalizar, o formulário deve ser enviado ao lojista, que pode (ou não) te restituir do IVA. Se ele for desonesto, pode embolsar o valor do imposto e te deixar a ver navios.

Citar
Pode valer, se derem certeza de resultado.  Pena é alimentar corrupção.

Como assim, alimentar a corrupção? O negócio de intermediação não me parece desonesto, pelo que eu entendi. Como eles estão localizados na Europa mesmo, tem mais facilidade para pressionar o lojista para devolver o valor do imposto...


Citar
Essa eu pago (literalmente) para ver.  Sabes o desconto?

O desconto na Itália é de 20% (fazendo todo esse processo de negociar direto com o lojista). O intermediário, como a Global Refund, parece que toma cerca de 5% desse valor como comissão, mas paga na hora e depois se entende com o lojista. O lojista também precisa conhecer a Global Refund (algumas lojas mostram o adesivo na porta) e aceitar o processo no ato da compra.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2010, 16:24:50 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2010, 22:25:23
Como assim, alimentar a corrupção? O negócio de intermediação não me parece desonesto, pelo que eu entendi. Como eles estão localizados na Europa mesmo, tem mais facilidade para pressionar o lojista para devolver o valor do imposto...

Opinião minha… quando a burocracia é tanta que precisa de intermediário, isso é uma forma de corrupção em que o Estado foi cooptado por particulares.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2010, 22:45:40
Na Itália a OLYMPUS Pen EP1 + obiettiva zoom 14-42mm f/3,5-5,6 tá custando 699 Euros, e não conte muito com o resarcimento do imposto, pois a restituição é para produtos nacionais, as vezes consegue receber, mas não é garantido.


Titus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2010, 23:25:16
http://www.pixmania.com/pr-boutique/itit_22.html?itag=10662

Você pode comprar pela internet e retirar na loja ou pedir que entreguem em seu hotel.
É confiável.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2010, 23:40:18
http://www.pixmania.com/pr-boutique/itit_22.html?itag=10662

Você pode comprar pela internet e retirar na loja ou pedir que entreguem em seu hotel.
É confiável.

É na Pix Mania mesmo que eu vi, muito bom o site, mas eles não tem loja, e sim show room, não tem pronta entrega lá, apenas amostras, tem que comprar no site e pedir pra entregar no show room, e ir buscar, ou mandar entregar no hotel hospedado.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2010, 13:10:02
Opinião minha… quando a burocracia é tanta que precisa de intermediário, isso é uma forma de corrupção em que o Estado foi cooptado por particulares.

Faz sentido. Os governos deveriam ter uma forma mais eficiente de restituir os tributos aos turistas e evitar a proliferação de intermediários. Mas os próprios governos se beneficiam com isso, pois a maioria das pessoas deve comprar eletrônicos no exterior e nem conhece a possibilidade de restituir o valor pago em impostos.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


eden2000

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2010, 09:41:19
ola Francisco, vc foi para italia, no comeco de julho estarei la, gostaria se possivel de algumas dicas...