Autor Tópico: Foto de lobo premiada pode ser 'fabricada'  (Lida 3488 vezes)

Abraão.Junior

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2010, 07:39:30
O Doisneau nunca negou ter encenado a foto, inclusive explicando o porquê. Sua pauta era fazer uma foto sobre pessoas se amando em Paris, e percebeu que fotografando desconhecidos poderia expor ligações amorosas secretas e expor as pessoas às conseqüências, e então solicitou a um casal de uma escola de teatro encenarem o beijo, sendo, inclusive, um casal de namorados. Não é uma trapaça, mas sim uma atitude profundamente respeitosa para com os demais, coisa difícil de ver por aí.

A foto do Doisneau, uma das mais extraordinarias fotos que conheço e talvez uma das cinco fotos que mais gosto, em nada deixa de ser fantástica devido a isso. Ela é uma foto onde se bem observada, não encontramos nenhuma atitude convencional, falta nitidez em quase tudo, pelo borramento do movimento, etc.

Ivan,

O pouco que já li á respeito sobre esta foto de Doisneau diz que a foto foi armada sim, mas foi divulgada como um flagrante e não como uma armação:


"...A antiga proprietária da foto era a própria protagonista do famoso beijo, Françoise Bornet, de 75 anos. Segundo disse à EFE, ela e o namorado Jacques Carteaud foram abordados pelo fotógrafo em um café parisiense. Doisneau buscava material para uma reportagem da revista americana America´s Life sobre os apaixonados de Paris e pediu que eles posassem para uma foto. Ela guardou segredo sobre a "montagem" até 1992, quando começaram a surgir outros supostos protagonistas da cena, reclamando direitos autorais. Até então, se pensava que o flagrante parisiense fosse expontâneo. Doisneau morreu em 1994."

Fonte:http://photos.uol.com.br/materia.asp?id_materia=2854 - não seis o quanto esta fonte em específico é confiável, mas esta história está em diversos sites da internet também.
Abraão Soares Jr
www.soaresjr.com
Canon 5Dii l Canon 7D l Canon 400D
Canon 70-200mm 2.8 L l Canon 24-70mm 2.8 L l Canon 50mm 1.8
Canon 580 EXII / Canon 430 EXII


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2010, 08:20:31
Eu tambem achei meio estranho um lobo pulando a cerca assim....provavelmente ele tentaria passar entre as traves do portão, ou alguém estava correndo atrás dele.

"O fotógrafo espanhol José Luis Rodríguez disse que esperou semanas para conseguir a foto perfeita, entre convencer um fazendeiro a deixar que um lobo selvagem entrasse em suas terras, atrair o lobo com um pedaço de carne e ganhar sua confiança para instalar o equipamento".

Eles aceitam cenas montadas desde que seja com animais selvagens?