Autor Tópico: Duvida cruel!!! Canon EOS 1n ou Canon F1??  (Lida 5517 vezes)

fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Online: 12 de Janeiro de 2010, 18:02:12
Olá a todos!
Bom, sou um amante do sistema analógico! Depois que começei com uma pequena e maravilhosa Olympus OM1 não parei mais!!! Mas o fato é que tenho a oportunidade de comprar uma destas duas belezuras: Canon EOS 1n e uma Canon F1.
Mas estou numa dúvida cruel de com qual ficar!!!

Qual a opnião de vcs?!
As duas são clássicos certo?! As duas são maravilhosas!
Para ambas tenho objetivas, tanto FD como EF.

A EOS 1n é full frame e era o top Canon certo?! Assim como a F1 tbm foi top!
Quanto mais eu me informo sobre ambas mais eu fico na dúvida!!

Quem sabe alguma opnião, de alguem mais experiente, que usou uma delas ou ambas pode me dar uma ajuda a decidir com qual ficar!!!

Aguardo e desde já agradeço a colaboração de todos!
Fábio.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2010, 21:47:06
Acho que não vou contribuir em nada. Mas tenho a impressão que vc vai acabar ficando com as duas.

 :hysterical:

 :hysterical:

 :hysterical:
-22.352971,-48.775582


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2010, 00:30:38
Poisé Braga... vontade eu tenho de ficar com as duas mas não posso..rssss..
E a dúvida continua!!!!


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2010, 02:05:26
Eu iria pra F1, pois as lentes FD tendem sempre a ser mais baratas, quando vc as acha :-)
Falar nisso, olha este link, talvez te interesse:
http://www.fredmiranda.com/forum/topic/855598
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2010, 10:06:35
Olá Alexandre! Tudo bem!
Obrigado pela opnião e pelo link, mas estou mesmo decidido entre F1 ou EOS 1n... AE1 desencanei porque peguei uma A1 que por falar nela é maravilhosa.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:06:58
Existiram três edições da Canon F1: a F1, a F1n e a F1 New. A F1 e a F1n são bem parecidas, não lembro as diferenças delas, mas acredito que sejam perfumaria. São muito parecidas. Já a F1 New foi um salto tecnológico grande. Fotografar com a F1 New é uma delícia.

Eu tinha uma que eu comprei de um colega do fórum e era maravilhosa, só não funcionava o botão de DOF preview (era barbada mandar arrumar, mas eu sempre deixava para depois). Acabei deixando no porta-malas do carro uma vez e uns oportunistas arrombaram o carro e levaram ela junto, provavelmente para usar como peso de papel ou vender por qualquer 50 reais para um leigo.

Basicamente, a F1 New difere da F1/F1n nas seguintes características:
- A New é uma câmera híbrida, funcionando sem pilhas apenas na velocidade 1/90s. A F1 é toda mecânica, só precisando de pilhas para o fotômetro;

- A New comumente vinha com o viewfinder que permite o modo de prioridade de abertura. A F1 era toda manual (talvez existisse um acessório que possibilitasse modo de prioridade, mas não lembro).

- A New é mais leve e compacta. A F1 é pesada e, se cair no chão, o chão pode quebrar. A F1 foi concebida em uma época em que os fotógrafos profissionais valorizavam muito a durabilidade e resistência das câmeras. Peso e tamanho da câmera eram símbolos de status. A New não fica muito para trás, tendo um corpo bastante robusto, mas já dá para perceber a mudança de paradigma.

- A New faz sincronismo de flash a 1/90 enquanto a F1 faz a 1/60. A F1 não tem sapata para flash embutida, mas possui encaixe para um adaptador em cima da manivela de rebobinar o filme. A F1 New também aceita alguns modos automáticos dos flashes Speedlite dos anos 80. Os flashes Metz possuem um adaptador que fazem uma interface com essa geração de câmeras, podendo funcionar até como TTL em uma Canon T90.

- A F1 requer um adaptador para que você possa usar pilhas silver-oxide para o fotômetro, já que não existem mais pilhas de mercúrio. Eu tenho esse adaptador e custa torno de 16 euros. A F1 New usa a mesma pilha da AE1, a 4LR44 ou, alternativamente, você pode empilhar 4 pilhas LR44 (aquelas de relógio de pulso) uma em cima da outra (eu nunca fiz isso, mas é para funcionar).


Resumindo, entre a F1 e a F1 New, eu pegaria uma F1 New, mas é bem difícil de encontrar. Uma F1 New usada custa em torno de US$350,00 nos EUA, enquanto a F1 custa em torno de US$270,00 (às vezes a F1 é mais cara em nichos voltados para colecionadores). As lentes FD são baratas, mas você só encontra o feijão com arroz. Lentes mais raras, como da série L, fisheye ou com grandes aberturas são bem caras nos EUA.

No entanto, a EOS1n, exceto pelo tamanho, me parece a melhor escolha, que abrirá um leque maior de possibilidades. O problema é que essa câmera tem muito mais eletrônica envolvida e geralmente estão bastante surradas (foram usadas para fotojornalismo ou intensamente em estúdio). As F1, mesmo que tenham um probleminha, tem solução fácil e barata.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 14:11:21 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:01:28
Olá Francisco!!!
Muito obrigado pelas informaçãos!! Muito valiozas e esclarecedoras!!!
A única dúvida ficou por conta de saber o seguinte, como saber se é a F1 New ou a F1... muda o design, o nome?! Outra coisa, esta que eu estou prestes a comprar ( R$ 200 é bom preço? ) esta um pouco desgastada no corpo, com o visor sujo e talvez com o fotometro desregulado... teria que fazer uma revisão nela, e ainda por cima ela tem um acessório em cima dela ( um que vc pode encaixar ) que esta faltando um visorzinho que vai na frente e os pinos de trava na parte lateral... conversei com o Sr. Peres na Anatec e ele disse que ela pareçe estar em ordem só mesmo precisando de uma revião e de um visorzinho para colocar na parte da frente para não entrar luz ou pó por exemplo!
Acha que vale R$ 200?? Por dentro esta excelente, como nova, cortina em muito bom estado!

Estou me decidindo pela F1 mesmo!!

Abraços.
Fábio.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:07:11
R$200 é bem barato... não entendi que visorzinho é esse... se vc puder mandar uma foto, pode ajudar na descrição. Acredito que o preço está baixo por precisar de uma boa revisão, que, dependendo do que precisa ser feito, pode chegar a uns R$200,00, 250,00. A F1 New tem um design mais moderno... procure no google por Canon F1 e Canon F1 New. Uma coisa bem característica é que a F1 antiga não tem sapata para flash em cima do prisma e a F1 New não tem aquela alavanca de timer na frente (a foto do meu avatar no fórum é de uma Canon F1 antiga).

Uma F1 em bom estado funcional e estética razoável vale uns R$450-550, enquanto uma F1 New nas mesmas condições vale uns R$550-650 (só o corpo).
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 15:10:38 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:31:11
Oi Fabio,
F1 na cabeça. Fora os pontos que já levantaram, provavelmente a manutenção dela é mais barata também. Isso, quando e se ela der alguma - depois dos acertos que você tem que fazer.
Também sou analógico, mas minhas paixões são as Nikon F2. Sempre que comprei uma, mandei fazer uma revisão para regulagem das velocidades, limpeza e lubrificação. Depois disso, é só usá-las de vez em quando (mesmo sem filme, para o óleo não secar) e só se preocupar com a composição, o momento e não com regulagens, setagens e outras facilidades da vida eletrônica.
Abraço e boas fotos,
José Azevedo
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 15:32:26 por joseazevedo »


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:32:35
Olá Francisco.
Segue um link para uma foto que achei na Web http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/99/Canon_F-1_(Los_Angeles_Olympics_Edition).jpg

O visor que eu falo é este que esta logo acima do logo Canon... e não é este modelo de F1 que eu estou vendo ( esta é uma edição limitada né? ), mas é bem parecido e tem este suporte acoplado nela identico a este da foto. É caro e dificil de se achar isto?!

Outra questão, vc não teria uma para vender? Ou saberia de uma?!

Abraços e obrigado novamente Franscisco!


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:40:33
Olá Joseazevedo, muito obrigado pela colaboração tbm!
Já estou quase que 100% analógico novamente... sempre que saio levo a Digital e uma analógica... nem preciso falar qual das duas acabo usando na maioria das vezes..rsss..

Abraços,
Fábio.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2010, 16:14:08
Olá Francisco.
Segue um link para uma foto que achei na Web http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/99/Canon_F-1_(Los_Angeles_Olympics_Edition).jpg

O visor que eu falo é este que esta logo acima do logo Canon... e não é este modelo de F1 que eu estou vendo ( esta é uma edição limitada né? ), mas é bem parecido e tem este suporte acoplado nela identico a este da foto. É caro e dificil de se achar isto?!

Outra questão, vc não teria uma para vender? Ou saberia de uma?!

Abraços e obrigado novamente Franscisco!

A da foto é a F1 New, Fábio. Aquele visor é o que permite prioridade de abertura. Existe também o normal que só tem exposição manual - este é mais fácil de achar nos briques.

Já pensei em vender uma das minhas F1 antigas para liberar espaço na estante para a EP1 que devo comprar quando viajar no mês que vem... agora você me deu uma boa ideia. Se tiver maior interesse, me manda uma mensagem privada. Não sei se vou anunciar ela nos classificados antes da viagem. Ah, outra vantagem sutil do sistema FD é poder usá-lo nas câmeras micro 4/3 com um adaptador que custa uns 200 dólares (é um dos motivos de eu estar querendo comprar uma EP1).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2010, 16:22:32
Então Franscisco, esta faltando apenas quele visorzinho lá ( fica então um buraco ) sendo assim não terei com usar a prioridade de Abertura?! O Sr. Peres disse que consegue cobrir usando um visor, funciona?! Como chama esta peça?!

Te mandei uma MP a respeito da sua F1.
Abraços e obrigado novamente!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2010, 16:35:45
É só aquela parte branquinha que está faltando? Acho que aquilo só é um plástico para permitir a passagem de luz e "iluminar" o display... é uma espécie de backlight sem lâmpada :P Acho que dá para fazer uma gambiarra cobrindo com papel vegetal ou um plástico branco semitransparente. O problema é que se a vedação não for boa, acredito que com o tempo o prisma deva ficar sujo rapidamente.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:57:16
Francisco....em se tratando de CANON recomendo a FI qq. uma delas, são tanques de guerra...fácil de operar e extremamente resistente,como sou fã das F aqui termina uma história.EOS aqui começa outra......Tenho uma CANON EF a única VERDADEIRA HÍBRIDA,pois tendo prioridade de abertura eletronicamente,sem pilha fotografa em qq VELOCIDADE COM ABERTURA que vc escolher e mais 
como tem 2 pilhas(1 para AE e outra para o fotometro)vc continua com o recurso da fotometria da camera.boa sorte.