Autor Tópico: Qual a vantagem de fotografar em raw?  (Lida 5940 vezes)

Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Janeiro de 2010, 21:16:52
olá pessoal,já li muito sobre fotografar em raw,atualmente estou fotografando em raw,mas não estou notando muita diferença para jpeg.A unica diferença que notei foi a de ter maior poder para editar a foto.emfim,se falei alguma besteira me corrijam.Resumindo,as fotos ficam melhorem em raw?e se fotografar em raw e jpeg a máquina reconhece como 1 disparo ou 2,ela cria 2 arquivos,ou 1 só?

Abs


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2010, 21:24:36
olá pessoal,já li muito sobre fotografar em raw,atualmente estou fotografando em raw,mas não estou notando muita diferença para jpeg.A unica diferença que notei foi a de ter maior poder para editar a foto.emfim,se falei alguma besteira me corrijam.Resumindo,as fotos ficam melhorem em raw?e se fotografar em raw e jpeg a máquina reconhece como 1 disparo ou 2,ela cria 2 arquivos,ou 1 só?

Abs

Dê uma clicada aí no link que há no meu rodapé.
Dá para gastar uns dois dias lendo, se quiser entender tudo. Talvez até mais.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:54:34
Amarildo,

não é que fica melhor, o grande lançe é a total liberdade de pós-tratamento. Ai sim consegue-se uma grande melhora na qualidade final, e depois a conversão para jpg dos softwares geralmente é melhor que da máquina.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2010, 09:08:57
É exatamente o que os amigos acima falaram.

Minhas fotos melhoraram -- e muito! -- depois que eu comecei a fotografar em RAW. O Camera Raw do Bridge/Photoshop permite maior manipulação da imagem sem distorcê-la. Fora a liberdade de mudar o balanço de branco.

Fotografar em RAW é para quem vai tratar a foto depois. Se você não pretende tratar as imagens, continue fotografando em jpg.
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2010, 11:35:15
A diferença de RAW e JPG é que o JPG é o bolo comprando na padaria, pode até ser bom, mas é aquilo e pronto.
Já o RAW é vc sair p/ comprar os ingredientes e fazer o bolo em casa, dá mais trabalho e pode ficar muito melhor que o da padoca, mas depende da sua competência.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


tagallo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Thiago Gallo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2010, 13:12:24
A diferença de RAW e JPG é que o JPG é o bolo comprando na padaria, pode até ser bom, mas é aquilo e pronto.
Já o RAW é vc sair p/ comprar os ingredientes e fazer o bolo em casa, dá mais trabalho e pode ficar muito melhor que o da padoca, mas depende da sua competência.
que comparação hein! gostei.

O que eu percebi é o seguinte:

- Se vc já tem na mente como quer a foto e não quer ter muito trabalho com pós processamento vale a pena fazer os ajustes na câmera e fotografar em jpeg.
- Se vc esta fotografando algo como uma paisagem, por exemplo, e quer testar varios ajustes (balanço de branco, contraste, nitidez, redução de ruido, saturação, exposição etc) pra ver qual fica melhor, se for fotografar em jpeg vai ter que tirar varias fotos mudando os ajustes na máquina, já em raw vc pode fazer menos fotos e aplicar os ajustes todos no computador e ver quais combinações dão os melhores resultados.
- Se vc quer ter a melhor qualidade possível de imagem não importando a quantidade de trabalho, vai de raw.

Resumindo:
- Se vc sabe exatamente o que quer da foto e não precisa de uma qualidade extrema da pra ter bem menos trabalho fotografando em jpeg.
- Se vc quer testar ajustes é bem menos trabalhoso fotografar em raw e fazer os ajustes no computador.

Espero ter ajudado!


Canon Rebel T1i
Canon EF-S 18-55 IS
Canon EF 50 f1.4
Sigma 18-250mm DC OS
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


tagallo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Thiago Gallo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2010, 13:15:49
se fotografar em raw e jpeg a máquina reconhece como 1 disparo ou 2,ela cria 2 arquivos,ou 1 só?

Seguinte, quando vc fotografa em jpeg a camera pega os dados do sensor e os processa  para gerar o arquivo no formato comprimido (jpeg). Quando vc fotografa em raw a camera simplesmente salva esses dados em um arquivo, sem nenhum processamento ou compressão. Quando vc seleciona na sua camera a opção de Raw + jpeg ela faz esses dois processos: pega os dados e processa para gerar o jpeg mas tb salva eles em um arquivo não processado (raw).

Ou seja: 1 disparo (1 conjunto de dados) e gera 2 arquivos (raw + jpeg).
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 13:16:55 por tagallo »


Canon Rebel T1i
Canon EF-S 18-55 IS
Canon EF 50 f1.4
Sigma 18-250mm DC OS
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:00:47
Tanto em JPG quanto em RAW você pode editar as imagens na pós-produção. O que acontece é que a camera registra o RAW e usando as configurações que você definiu na câmera (WB, modo de cena, exposição, etc.) ela gera o JPG final, aquele que você visualiza no LCD. Quando você partir para edição no PC, a maior diferença será de que com o JPG você estará editando algo já processado enquanto no RAW a imagem ainda não existe e sim um "negativo digital" da mesma. O RAW contém todas as informações para gerar a imagem e dependendo dos parâmetros que você informar (novamente o WB, exposição, etc..) ele irá gerar uma imagem diferente. Aí é que existe o ganho em qualidade porque os pixels da imagem ainda não existem. Já no JPG nem todas as alterações podem ser feitas sem perda de qualidade.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 15:02:31 por Lhama »


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:22:50
Tanto em JPG quanto em RAW você pode editar as imagens na pós-produção. O que acontece é que a camera registra o RAW e usando as configurações que você definiu na câmera (WB, modo de cena, exposição, etc.) ela gera o JPG final, aquele que você visualiza no LCD. Quando você partir para edição no PC, a maior diferença será de que com o JPG você estará editando algo já processado enquanto no RAW a imagem ainda não existe e sim um "negativo digital" da mesma. O RAW contém todas as informações para gerar a imagem e dependendo dos parâmetros que você informar (novamente o WB, exposição, etc..) ele irá gerar uma imagem diferente. Aí é que existe o ganho em qualidade porque os pixels da imagem ainda não existem. Já no JPG nem todas as alterações podem ser feitas sem perda de qualidade.

Simplificadamente é isso, mas no RAW vc tem muito mais informação p/ trabalhar, vide que os RAW's são geralmente de 12 ou 14bits enquanto o JPG é 8bits. Além do mais, o computador possui mais poder de processamento que a camera, sendo assim mesmo a conversão RAW->JPG direta terá uma qualidade maior.
Sem contar que a compressão do JPG gera perdas que não são reversíveis.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


savena

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:33:23
Dê uma clicada aí no link que há no meu rodapé.
Dá para gastar uns dois dias lendo, se quiser entender tudo. Talvez até mais.

Poxa, que dica bacana Ivan. Digamos que já perdi algumas horas do meu trabalho lendo esse "tutorial". Vou arriscar uns RAW para fazer HDR. 8-)
Tentei ser uma pessoa de cabeça aberta, mas meu cérebro fugiu.
Twitter @AlexSavena


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:52:02
Simplificadamente é isso, mas no RAW vc tem muito mais informação p/ trabalhar, vide que os RAW's são geralmente de 12 ou 14bits enquanto o JPG é 8bits. Além do mais, o computador possui mais poder de processamento que a camera, sendo assim mesmo a conversão RAW->JPG direta terá uma qualidade maior.
Sem contar que a compressão do JPG gera perdas que não são reversíveis.

Pois é amigo, não entrei em detalhes tão técnicos porque ai a conversa vai longe. Já imaginei que nosso amigo soubesse que um jpg é comprimido e deixei claro a vantagem do ganho de qualidade ao manipular um RAW cujos pixels ainda não foram gerados.

Abraço!


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:54:33
Ivan, parabéns pelo site do ABC do RAW. Não tinha relacionado o nome a pessoa hehehehe. Eu conheci seu site pelo Clício Barroso. Excelente trabalho o seu! Parabéns!


tagallo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Thiago Gallo
    • Flickr
Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:14:07
Desculpa pessoal se entrei em detalhes muito técnicos o que eu quis dizer é que se vc não sabe exatamente qual ajuste de balanço de branco usar, ou de picture style (no caso da Canon), se liga o noise reduction ou não, etc etc o melhor é tirar 1 raw e testar essas coisas no computador do que ficar mudando as configs na câmera mesmo. :D Quis justamente dar uma outra visão além das questões técnicas mas acho que me enrolei na hora de explicar!

Eu mesmo não me decidi sobre usar raw ou jpeg todo o tempo, tento usar o que se adequa melhor a cada situação, usando como guia o que eu comentei acima.

Abraço!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 17:21:10 por tagallo »


Canon Rebel T1i
Canon EF-S 18-55 IS
Canon EF 50 f1.4
Sigma 18-250mm DC OS
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2010, 20:35:56
valeu pelas dicas galera.Qual melhor programa free para raw?o meu lightroom,para mim o melhor programa para edição esta expirando,e a licença é muito caro.O programa que veio com a Máquina as vezes não abre a edição de raw,é uma porcaria.
Desculpem ai,acho que postei no lugar errado.
Abraços a todos.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2010, 21:31:36
Ivan, parabéns pelo site do ABC do RAW. Não tinha relacionado o nome a pessoa hehehehe. Eu conheci seu site pelo Clício Barroso. Excelente trabalho o seu! Parabéns!

Obrigado.

Está um pouco sem conteúdo novo por duas razões. Uma é que o que já tem já dá lastro. Outra que eu faço as coisas por impulso, então são fluxos e pausas, e vou tocando assim mesmo.