Autor Tópico: O fotojornalismo subversivo de Ivars Gravlejs  (Lida 14877 vezes)

Ana Adams

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Resposta #15 Online: 14 de Janeiro de 2010, 19:28:49
Pô, Ana, frase feita?
Pode até ser, mas é verdadeira !!  ;) :D


rafaelfrota

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Resposta #16 Online: 14 de Janeiro de 2010, 20:02:00
Desculpem me meter em algo que não é exatamente o assunto, mas
se "a verdade não existe", essa afirmação é falsa, porque a verdade não existe. Filosoficamente dizer que a verdade não existe é um erro que é desconstruído só na formulação da frase, pois se ela não existisse seria impossivel fazer qualquer negação, inclusive da sua existência.


AFShalders

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Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2010, 21:31:05
Anjos são machos ou fêmeas ?


Flavio Ribeiro

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Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2010, 22:01:54
Anjos são machos ou fêmeas ?
Assexuados.  :D
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Marcelo Voss

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Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:16:38
Achei interessante a matéria. Usar uma mentirinha para mostrar A Grande Mentira.

Nesse ângulo, há subversidade sim. E nem foi ele que inaugurou isso.

Agora, não se apavorem ou se indignem. Há muito que a mídia é assim. Aliás, distorção lista o menu de qualquer jornal. Não há inocentes.

O Veríssimo tem até uma frase ótima sobre isso:

´Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data´
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Marcelo Favero

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Resposta #20 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:24:50

Hehehe,
bom é saber que esse "artísta" chamado Ivars Gravlejs, que de relevante fez aquelas "78 regras de fotografia para idiotas" vai desaparecer sem certamente conseguir que sua "sabotagem parasitária" tenha grandes efeitos para a credibilidade dos profissionais sérios que ainda existem. Será que vão querê-lo de volta no tal de Denik??

Manipulação de fotos em meios jornalísticos não é um ato tão incomum; no atentado a bomba a trens na Espanha em 2004, o própria Jornal do Brasil manipulou a foto, enquanto o jornal EL Pais a prublicou em sua total originalidade, vejam
.
"De acordo com o editor executivo do Jornal do Brasil, Marcos Barros Pinto (2005), a decisão pela foto foi feita por essa ser, indiscutivelmente, a melhor e a mais chocante, tendo auto-rizado ao Departamento de Imagem a eliminar o pedaço do corpo, pois, de acordo com ele, o fragmento era de conteúdo insignificante e nada acrescentaria ao teor jornalístico da cena.
"
in http://www.fafich.ufmg.br/~espcom/revista/numero1/ArtigoClaudiaGastelois.html

Se se deve ou não fazer manipulações em fotos, é uma história muito longa e que muitos dos órgãos de imprensa que as condenam, na prática as fazem.

Meu parco entendimento é que tal prática não deveria ser implementada, pois seremos então, uma legião de enganados, assim como a grande mídia nos propõem esta condição diariamente.

Em verdade, o que interessam a eles é o faturamento, o resto. É resto!!!



É Ricardo, essa questão do Jornal do Brasil gerou um grande bafafá na época. Muito se criticou a atitude antes do editor vir a público esclarecer e assumir. Teve grande repercussão!

Para acrescentar, e não ficar somente na crítca, gostaria de chamar a atenção para o fato de que essa prática não é tão rotineira assim. As fotos nas agências recebem os tratamentos que nós consideramos normais de processo, algumas mais, outras menos, se assim for conveniente. Aquelas coisas que acentuam cores e corrigem problemas ou limitações de exposição. Se algum veículo resolver adulterá-la ( e são os veículos por seus interesses particulares que decidem isso ) e  por sorte outro veículo não publicar a mesma foto mas íntegra, certamente a versão original vai vazar!!! Assim como vazam as celulites da Playboy ou mesmo como vaza aquele DVD pirata que é vendido na 25 de março muito antes do filme chegar ao cinema. Impossível esconder a farsa por muito tempo. A imprensa brasileira não consegue disfarçar sua parcialidade, a norte americana declara abertamente, a européia também tem seus deslizes, mas um fato RELEVANTE distorcido numa fotografia vai vazar. Existem concorrentes de olhos abertos e funcionários descontentes sempre. Alguém joga no ventilador.

Sim, é claro que têm fotógrafos que fazem essa picaretagem antes de passar as fotos para as agências para valorizá-las. São os maus profissionais, que há em qquer atividade e, via de regra, não alcançam projeção (a não ser que inventem um jeito de contar isso para conseguir algum destaque na internet).

Abraços
Marcelo dos Santos

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Marcelo Favero

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Resposta #21 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:34:07
Achei interessante a matéria. Usar uma mentirinha para mostrar A Grande Mentira.

Nesse ângulo, há subversidade sim. E nem foi ele que inaugurou isso.

Agora, não se apavorem ou se indignem. Há muito que a mídia é assim. Aliás, distorção lista o menu de qualquer jornal. Não há inocentes.

O Veríssimo tem até uma frase ótima sobre isso:

´Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data´

Sim Marcelo, é verdade, não há inocência. Mas o fato é que adulterar uma imagem é muito mais complicado e perigoso do que  omitir fatos, distorcer informações para obter mentiras ou produzir uma linha editorial simplesmente tendenciosa. A imagem é o que é, por mais que o fotógrafo a interprete. Manipular diretamente uma imagem para produzir uma informação inverídica é algo facilmente denunciável.

Assim como um profissional produzir essa "arte denunciante" levando ao público a crença de que toda mídia e seus colegas são mentirosos e que adulterar fotos é uma prática cotidiana é extremamente antiético!

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


RFP

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Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:38:55
Achei interessante a matéria. Usar uma mentirinha para mostrar A Grande Mentira.

É por aí. E ele deve ser apedrejado ou aplaudido?


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Resposta #23 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:39:58
NO caso da foto do atentado seria, na minha opinião, mais correto pixelizar as partes mais chocantes, se fosse o caso. Alterar a imagem, removendo ou inserindo detalhes de modo "não detectável" ou "disfarçado" é completamente imperdoável.

Uma citação formal do porquê da censura por pixelização também é muito bem-vinda.

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 23:40:22 por afshalders »


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Resposta #24 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:41:05
É por aí. E ele deve ser apedrejado ou aplaudido?

Nem um nem outro. Esquecido. Ou na melhor das hipóteses lembrado como um falsificador.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 23:41:51 por afshalders »


RFP

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Resposta #25 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:47:05
Hehehe,
bom é saber que esse "artísta" chamado Ivars Gravlejs, que de relevante fez aquelas "78 regras de fotografia para idiotas" vai desaparecer sem certamente conseguir que sua "sabotagem parasitária" tenha grandes efeitos para a credibilidade dos profissionais sérios que ainda existem. Será que vão querê-lo de volta no tal de Denik??

O fato, Marcelo, é que você foi profundamente impactado pela obra dele. Do contrário não estaria aqui argumentando veementemente. E ao fazer isso você o transforma num artista, pois é isso que artistas fazem, mexem com as pessoas.


Marcelo Voss

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Resposta #26 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:58:23
Então, na verdade, fiquei mais atento aos comentários. De repente, parece que foi inventada a pólvora para a maioria que comentou.

Sobre o que ele fez, me atingiu mais a rasteira dada na dita ´ideologia´ da imparcialiadade devida da imprensa. Eu não agregaria a palavra arte a isso. Ou uma condição de artista.

Quanto ao assunto foto em si. Eu já tinha até comentado no último artigo do Ivan, sobre ´mentiras digitais´. E não vi nada demais na modificação. Imagine daqui a 10 anos... vão até criar algum software para detecção de manipulações mentirosas em fotografias. Vai ser divertido.


O fato, Marcelo, é que você foi profundamente impactado pela obra dele. Do contrário não estaria aqui argumentando veementemente. E ao fazer isso você o transforma num artista, pois é isso que artistas fazem, mexem com as pessoas.
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Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2010, 00:08:49
Manipular diretamente uma imagem para produzir uma informação inverídica é algo facilmente denunciável.

Assim como um profissional produzir essa "arte denunciante" levando ao público a crença de que toda mídia e seus colegas são mentirosos e que adulterar fotos é uma prática cotidiana é extremamente antiético!

Abraços

Veja, em ambos os casos, estamos no império das meias verdades. Ou vai dizer que não há engarrafamentos? Ou vai dizer que não há criadores de notícias? Até no New Yor Times houve um jornalista que inventava histórias. E fez por anos a fio.

Denunciar não significa quantificar. Não passa de 1 alerta. Enquanto não se quantifica, não se chega um veredito final. Portanto, tudo está exatamente igual ao que era antes dessa foto.

 ;)
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Marcelo Voss

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Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2010, 00:12:15
Uma terceira via: observado, e, eventualmente, até debatido.

É por aí. E ele deve ser apedrejado ou aplaudido?
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Marcelo Voss

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Resposta #29 Online: 15 de Janeiro de 2010, 00:47:45
Puxa, achei que estivesse falando comigo. Li rápido demais.

Mas supondo que estivesse, a minha resposta seria aquela. Tirando o fato que não argumentei veementemente nem pro nem contra o ocorrido.

O fato, Marcelo, é que você foi profundamente impactado pela obra dele. Do contrário não estaria aqui argumentando veementemente. E ao fazer isso você o transforma num artista, pois é isso que artistas fazem, mexem com as pessoas.
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