Autor Tópico: Ajuda! Definição de algumas coisas na camera!  (Lida 1976 vezes)

eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 31 de Outubro de 2005, 17:15:06
Bom pessoal,

tem algumas coisas na minha cam que eu queria compreender melhor, e sei qeu posso contar com a ajuda de vcs. Pois em um outro topico que pedi ajuda sobre umas fotos fui muito bem respondido.

minha cam tem ccd de 1/1.8" da sony... o que isso realmente quer dizer? ele eh menor que um ccd de 1/2.5" ?
esse ccd eh bom? um dia foi revelar uma foto que tava em 640x480 em tamanho 10x15, e o resultado ficou bom, ai o cara do lab disse que tinha ficado bom pq o ccd sensor dela era bom...

o que significa slr-lite?

ela tem 5mp e tem resolução máxima de 2592 x 1944. Com essa resolução qual o maior formato em cm que da pra eu imprimir com certa qualidade? 30x40 fica numa qualidade aceitavel?

o que eh AE LOCK? naum consigo descobrir pra que ele serve...

Holograma af? esse af é de "auto foco"? e como ele ajuda no foco?

bom eh isso... espero que possam me ajduar...

att


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2005, 17:35:56
Citar

esse ccd eh bom? um dia foi revelar uma foto que tava em 640x480 em tamanho 10x15, e o resultado ficou bom, ai o cara do lab disse que tinha ficado bom pq o ccd sensor dela era bom...

o que significa slr-lite?

ela tem 5mp e tem resolução máxima de 2592 x 1944. Com essa resolução qual o maior formato em cm que da pra eu imprimir com certa qualidade? 30x40 fica numa qualidade aceitavel?

o que eh AE LOCK? naum consigo descobrir pra que ele serve...

Holograma af? esse af é de "auto foco"? e como ele ajuda no foco?

bom eh isso... espero que possam me ajduar...

att
Quanto ao tamanho do sensor vou deixar para quem entende mais explicar melhor. Vou explicar o que tenho mais certeza.

Não sei o que ele quis dizer sobre o sensor ser bom, mas 640x480 é a resolução minima pra imprimir em 10x15, e o maximo que vai conseguir com boa qualidade é justamente isso. Se tentar imprimir maior, vai ficar ruim.

Também nunca ouvi a expressão slr-lite, mas acredito que deva ser uma definição pra cameras onde o viewfinder é eletronico, conhecido como evf, pois assim como em uma slr, o que vc ve no viewfinder é exatamente a mesma imagem que será capturada.

Com 5Mpx ATÉ da pra imprimir 30x40, mas vai sair aceitavel, e não bom, principalmente se for foto de natureza. Foto de pessoas permite impressões um pouco maior, mas ainda assim não espere maravilhas em 30x40. Claro, vale a pena experimentar e ver o resuiltado. Só assim você terá certeza do que a sua cam permite.

AE Lock. Imagine que voce tem uma cena com uma parte muito clara e outra muito escura. Se vc medir a luz direto na parte escura, a cam vai tentar clareara, consequentemente  a parte clara vai estourar, isto é, ficar MUITO clara, perdendo completamente os detalhes. Mas se vc quiser que a parte escura permaneca escura, mede a luz na parte clara e aperta o AE Lock. Ele vai travar as configurações da camera. Ai, é só apontar pra parte escura e clicar. Ela vai permanecer escura.

Holograma AF. Sim, o Af é de auto foco. O que isso faz é projetar uma "grade" de luz sobre o assunto a ser fotografado. Como é uma luz vermelha, ele mostra bem pra camera a superficie, meio que de forma tridimensional. Assim a camera consegue saber o que esta mais perto e o que esta mais longe. E tambem a distancia. Sabendo a distancia, ela se encarrega de fazer o foco, tudo atraves do contraste projetado pela "grade de luz".

Espero já ter sido de alguma ajuda  :thmbup:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2005, 17:57:29
Citar

minha cam tem ccd de 1/1.8" da sony... o que isso realmente quer dizer? ele eh menor que um ccd de 1/2.5" ?
 
Quer dizer que o seu sensor é maior. 1/1.8 (um dividido por um ponto oito) é maior do 1/2.5(um dividido por dois ponto cinco).

me corrijam se eu estiver falando besteira.


eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2005, 17:59:52
Ajudou bastante sim tales.

mas quanto ao que vc disse sobre o aelock... se eu tiver uma situação onde uma parte ta muito clara e outra muito escura eu sei que se a camera fizer a leitura de luz na parte clara a parte escura vai ficar muito sub exposta... e se a camera fizar na parte escura,  a parte clar vai estourar.. e se eu quiser que a parete escura continue escura eu posso medir a luz na parte clar apertando de leve o dsparador e sem soltar ele voltar a camera pra posição da foto... isso trava a configuração já naum? se sim.. continuo sem saber a utilidade desse botao...



mas se 640x480 eh uma resolução que da pra imprimir com qualdiade no tamanho 10x15... porque 2592 x 1944 naum da rpa imprimir com qualidade no 30x40? levando emconsideração que no segundo caso a proporção de pixels por centimetro é ainda maior...no primeiro caso da uma media de 42 pixels por centimetro e no segundo da uma media de 64 pixels por centimetro...tem outra coisa que influencia na qualidade?

entendi bem a explicação qeu vc deu sobre o holograma...
obrigado...

att


Edit:
Marcelo,
o fato dele ser maior influencia em que? qualdiade? se ele for maior que um outro ccd de mesma tecnologia, significa que eu eh melhor?
obrigado
att
« Última modificação: 31 de Outubro de 2005, 18:06:28 por eugenio brito »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2005, 20:24:10
Não é só o tamanho que define a qualidade de imagem do sensor.


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2005, 22:46:41
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2005, 11:44:10
Opa..

esse texto sobre ruido me ajudou muito!!! Muito bem feito e deu pra entender bastante!

o outro ja naum consegui entender bem....

Obrigado FoxVallescj

Att


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2005, 11:54:03
Sobre o "SLR LITE" acho que na verdade ou foi lido errado ou houve um erro de digitação no site em que vc leu isso, provavelmente se tratava de "SLR LIKE", ou seja, câmeras como SLR, ou parecidas com SLR, essa expressão se refere apenas ao design da câmera.
Nikon/Panasonic Gear


eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2005, 12:07:16
Gustavo RM,
relamente foi umerro de digitação de minha parte.
Obrigado pela explicação.

att


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2005, 12:31:40
Citar
Sobre o "SLR LITE" acho que na verdade ou foi lido errado ou houve um erro de digitação no site em que vc leu isso, provavelmente se tratava de "SLR LIKE", ou seja, câmeras como SLR, ou parecidas com SLR, essa expressão se refere apenas ao design da câmera.
Exato.