Autor Tópico: Câmera pinhole Multi-formato: Sonho (quase) realizado.  (Lida 2201 vezes)

Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Online: 17 de Janeiro de 2010, 00:56:16
Quando ganhei, do Elmo, esse presente:

não tive mais desculpas para não fazer uma pinhole Médio (e até Grande) Formato.
Na verdade, fazendo as contas, dá pra utilizar ela de quatro maneiras distintas: Com papel fotossensível, filme 35mm, MF e GF 4x5”.
Como a estrutura/suporte do filme é removível, se um dia surgir a oportunidade (nunca se sabe) de “pinholar” em GF, é só tirar tudo e tapar os furos laterais que agora servem para o avanço e rebobinamento, no caso do 35mm, do filme.
  
Essa Pinhole foi a que me deu o maior prazer na construção e, talvez por isso, a que proporcionou melhores resultados até agora (ainda longe de "bons").

Procurei dar “um trato” no acabamento, revestindo a caixinha com uma lâmina de madeira imbuia.
 
Ficou assim:








Aqui o “Barbozakin” (se existe o Rolleikin... :D), que a habilita a utilizar 35mm:




Aguardando a hora de entrar em ação...



E essa “sopa de letrinhas” aqui tem seu significado. O Bbz, como muitos já sabem, é a abreviação (criada pelo Guto Vilaça) do meu nome e, por dois motivos, o “E” é a inicial de Elmo: Primeiro como agradecimento pelo presente que viabilizou a construção da câmera e segundo, mas não menos importante, como homenagem (singela, mas é) por ser o Elmo o mais atuante por aqui quando o assunto é Pinhole. :ok:

Sendo o Médio Formato a razão de existir da Bbz/E, o “quase” do título do tópico se refere à impossibilidade (preguiça) dos laboratórios revelarem filme 120 por aqui (nem 35mm PB revelam mais... :no:)

Então, caso alguém conheça algum laboratório que revele 120mm PB e receba o filme pelo correio, me avise. ;)

Como precisava testar a câmera (e não sou besta de fazer isso com meu precioso e único Kodak TriX 400) então fiz com um reles Kodak Ultramax 400:  
















« Última modificação: 17 de Janeiro de 2010, 01:13:46 por Barboza »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2010, 08:10:25
Putz!!!

Fiquei boquiaberto com seu cuidado (em todos os detalhes) e com o destino que deu à caixinha. Obrigado também pela homenagem. Mas pelo visto quem mais tem experiência com Pinhole aqui ficou longe de ser eu.

Com o maior prazer revelo aqui o rolo de 120, basta que envie pra mim. Forte abraço e parabéns em tudo!


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2010, 08:19:30
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap

Que isso Barbosa ficou sensacional :worship:
Muito boas fotos e trabalhou bem a composição. Destaco as duas da cachoeira e a do asfalto, show de bola, ou melhor de foto :hysterical:

Parabéns mesmo, fica aqui uma dorzinha de cotovelo :hysterical:
To apanhando aqui mas tudo dando certo já já termino a minha e um lugarzino aqui em casa pra revelar.

E essa pinhole, até o tripé vc fez. Só de ver eu animo mais pra termina a minha logo.

Abraço.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2010, 12:53:23
Barboza,
dessa vez o problema do foco foi resolvido né?
Que da outra vez, se não me engano, as fotos ficavam fora de foco.

Ficaram SHOW as fotos.
Parabens :D
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2010, 17:26:21
Barboza, só tenho uma palavra.
Sensacional.
A sua dedicação e capricho são um exemplo para nós preguiçosos.
Quanto a revelação voce pode tentar nesta loja aqui do Rio. Não sei dizer se mandam pelo correio.
Kronokroma: R, do Russel, 334 loja E - Gloria Tel.: 22053471
Acho mais fácil revelar em casa, compra os químicos pelo correio e manda ver  :D
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2010, 18:10:04
Ficou um espetáculo.
Eu estou pensando aqui em como melhorar meu Pinhole digital. Mas com o ânimo certo e a devida instrução até me empolgo para um de filme heim? Você não quer fazer um tutorial de montagem com um passo a passo para a área de artigos do fórum?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2010, 18:28:01
Caramba, Barboza! Ficou sensacional mesmo!
Parabéns pelo ótimo trabalho!
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2010, 18:51:43
Tai Barbosa, o Leo Terra deu uma idéia excelente. Um tutorial, quem sabe não ia ajudar a espalhar essa mania e servi de exemplo pra galera do MF:ok:
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2010, 19:11:15
incrível!! :)  linda a câmera!!
Banzai


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2010, 23:48:36
Pessoal, valeu pelos comentários! São realmente incentivadores!

Elmo, aceito sim sua gentileza em revelar/escanear o 120 pra mim! Assim que revelei esse primeiro, troquei o furo da Bbz/E e meti outro Kodak 400 pra ter um segundo resultado antes de partir pros “finalmentes” com o 120, mas quando ele estiver no jeito
envio-o pra você. :ok:

Renato, é isso aí! Eu também me animei quando vi as foto que o colega Pomba conseguiu com pinhole. As dele ficaram boas pra C. Aguardamos as suas... :assobi:

Jefferson, de fato essas ficaram bem melhores, se comparadas às primeiras.
O complicado aqui é conseguir um escaneamento decente. Um dia vou ter meu próprio scanner de filme, e aí sim vou dominar o mundo... :hysterical:

Paulo, seu conselho para revelar em casa continua em alta por aqui, mas aí persiste o problema do escaneamento e, por enquanto, a demanda é pequena. Se bem que to louco pra comprar uns PB 35mm... :ponder:

Leo, é uma boa idéia. Quando fizer a próxima, um modelo mais simples, posso tentar fazer um passo-a-passo sim. Quem sabe o Clube da Pinhole que o Elmo sugeriu outro dia não comece a tomar forma? :)

No entanto, depois de construir essas Pinholes, a minha conclusão é de que agora preciso aprender a utilizá-las :D. Mas aí tenho uma nova aqui que já produziu resultados (que postarei em breve), tem outra que comecei a testar hoje e ainda não sei o que vai sair, agora (agora não, futuramente), mais uma pro passo-a-passo... acho que a brincadeira de construir Pinholes ainda vai longe...

Hussin e Martha, obrigado pelo prestígio!

Abraços a todos
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 00:01:20 por Barboza »