Autor Tópico: Tamanho é documento?  (Lida 1069 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Online: 17 de Janeiro de 2010, 17:46:02
Há algum tempo, quando pensei em profissionalização do hobby de Fotografia, me questionei muito sobre qual equipamento comprar. Eu já era forista do MF, e participava de discussões diversas sobre os equipamentos e como me tornar um profissional nesta profissão que era até então uma diversão.

Após muito pensar e avaliar, optei pela Nikon D5000, mas se não tivesse sido da Nikon teria sido provavelmente a Canon XSi ou T1i.
Os pontos avaliados: qualidade de imagem, funcionalidades, limitações, lentes entre tantos outros quesitos puramente técnicos.
Um deles entretanto não foi avaliado: o tamanho da câmera e da lente.
Não por motivo de ergonomia, que aliás a Nikon me pareceu melhor que as rebeldes da Canon, mas pelo simples visual.
Ora, para que eu me torne um profissional, tanto faz usar uma rebelde, D40, ou outras, o que importa para o cliente é a qualidade da imagem gerada. (exageros à parte mas) Se eu usei uma pinhole e consegui o resultado é isso que mais importa, certo?
Certo mas nem tanto.
Um profissional com postura de profissional é essencial, e neste ponto sinceramente não tive problemas.
Outro ponto era o tamanho da câmera e lente que eu usava.
Certa vez eu estava fotografando o santuário Dom Bosco aqui em Brasília, e um profissinal com uma câmera DSLR muito antiga apareceu quase meia hora depois que eu tinha chegado.
Para meu espanto, todos só olhavam para ele. Ora, uma máquina de 2002 ou 2003 (4mpx que é suficiente para quase tudo), que perde em todos os quesitos para a minha, exceto no tamanho do corpo, e do corpo ser selado e feito de metal.
Como minha câmera que tem tecnologia superior,  não chamava tanta atenção?
Pensei e realmente cheguei à conclusão: tamanho É documento.
Desde que a qualidade seja suficiente, as câmeras maiores chamarão mais atenção e muitos acharão que esse profissional é melhor que outro, desde que não conheçam nenhum dos dois, pelo tamanho da câmera.
Parece ridículo para quem conhece o que é fotografia e o que são as câmeras de hoje e as de 2003, mas essa foi a percepção que tive.

Compartilhe sua percepção conosco.

Abs.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2010, 18:13:59
Nunca me preocupei com isso.
Quem tem que se preocupar com isso é quem não tem bom portfólio, porque o cliente te contrata, de fato, vendo seu portfólio e não o tamanho de sua câmera. Pelo menos nunca um cliente pediu para ver minha câmera.
Quem normalmente se preocupa no que as pessoas vão pensar ao ver a câmera, normalmente são aqueles amadores que estão mais preocupado com o status do que com a fotografia.
Particularmente eu até prefiro não ser notado enquanto fotografo e te garanto que ningué vai te contratar para trabalhar pelo tamanho da sua câmera. O que o cliente quer é foto e para convencer os clientes a te contratarem você precisa investir mais em um bom portfólio do que no tamanho de sua câmera.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2010, 18:16:35 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2010, 19:06:53
Tamanho pra mim só é documento pela empunhadura da câmera. Dá mais segurança segurar uma câmera maior.
Agora, acredito que o tamanho do equipamento impressione aos leigos e amadores que gostam de status, como o Léo falou acima. E isso acontece bastante, pq as pessoas vêem os fotojornalistas na tv com marks, lente 300mm... e ainda com pára-sol que ajuda a deixar a lente gigante...
Banzai


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2010, 19:45:25
Concordo, mas isso é bem óbvio, não? A não ser que, como você disse, a pessoa entenda de fotografia.

Uma vez fui no jardim botânico com a minha Sigma DP1, e ao passar por um grupo que devia estar fazendo um passeio fotográfico (a maioria usando DSLRs Nikon) ninguém nem olhou pra minha câmera  :(
Já outro dia estava no autódromo com minha XTi e uma Sigma 18-50 2.8 que é um pouquinho parruda (incluindo parassol) e um grupo de DSLRzeiros lá apontou pra mim e comentou.

Se você tiver uma câmera fora do padrão visual, por mais eficiente que ela seja, acaba sendo "excluído" pelos outros. Isso pode ser muito bom em várias ocasiões, mas em outras é meio ruim. Se quisesse ir conversar com um grupo de fotógrafos em campo ficaria bem mais fácil com uma SLR do que com uma compacta. O mesmo pode ser dito para um serviço. Se eu chegar lá com a minha compacta (que tem sensor de DSLR, veja bem!) todos os clientes torceriam o nariz antes de eu começar a explicar as coisas.