Autor Tópico: Modo Bulb e exposicoes muito, muito longas  (Lida 15981 vezes)

FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2005, 12:54:32
Mirror Lock Up???

Não é pra isso que ele serve, mesmo porque o modo Bulb é precionado e não só apertado... Testei aqui na XT. Um toque e ele levante o espelho deixa ele travado. O lance do Bulb entra no segundo toque!! Precionou ta exposto. Quando você solta ele fecha o espelho pois a idéia é que acabou o modo Bulb!!
O jeito é o Remote Control mesmo!!
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2005, 13:11:39
Pelo que sei, o Mirror Lock Up eh so pra limpeza do sensor. Tanto que na D50 funciona assim: vc aciona ele pra lenvantar e travar o espelho atraves do menu, seguido do pressionamento do disparador. O espelho levanta e trava, e automaticamente tudo na camera para de funcionar. Ate o LCD muda e passa a mostrar apenas alguns tracos. Para desativar o mirror lock up, so desligando a camera!

Confesso que tava com medo de travar alguma coisa na primeira vez que usei, ehehehe :laughing:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #17 Online: 02 de Novembro de 2005, 13:32:39
uma vez quis fazer uma foto do ceu e pra eu saber mais ou menos quantos min eu fiz assim: coloquei a camera no iso maximo, 1600 abertura maxima, f16 e velocidade 30s e com isso o fotometro da camera ficou  no ponto zero!

entao fiz os calculos de compesancao e a exposicao correta deu f22  8min iso 200!

(eu queria f22 p foca muita coisa)

 


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #18 Online: 02 de Novembro de 2005, 13:39:02
Citar
Pelo que sei, o Mirror Lock Up eh so pra limpeza do sensor. Tanto que na D50 funciona assim: vc aciona ele pra lenvantar e travar o espelho atraves do menu, seguido do pressionamento do disparador. O espelho levanta e trava, e automaticamente tudo na camera para de funcionar. Ate o LCD muda e passa a mostrar apenas alguns tracos. Para desativar o mirror lock up, so desligando a camera!

Confesso que tava com medo de travar alguma coisa na primeira vez que usei, ehehehe :laughing:
essa funcao ai n é Mirror Lock, é so p travar o espelho p limpeza mesmo!

nem a d70 nem a d50 tem Mirror Lock  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 02 de Novembro de 2005, 14:09:33
O mirror lockup não é para limpar o CCD, na verdade ele não tem absolutamente nada a ver com limpar a câmera, a câmera tem uma função específica para isso, que abre indefinidamente o espelho e a cortina, o mirror lockup é para fotos de longa exposição com teles ou macros muito próximas, não sei se vcs sabem, mas o movimento do espelho provoca uma grande vibração no equipamento que pode dominuir a nitidez de certas fotos mais críticas, a função do mirror-lockup é travar o espelho alguns segundos antes de abrir a cortina, desta forma ao disparar a câmera ela irá levantar o espelho (sem abrir a cortina), aguardar alguns segundos para deixar de vibrar e em seguida disparar a cortina, após disparar a cortina ele fecha junto o espelho e a cortina.
Essa é a função do mirror lockup. :)

A D50 não possui essa função Tales, o que vc usou nela foi a função para limpar o CCD.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2005, 14:12:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #20 Online: 02 de Novembro de 2005, 15:04:29
Citar
A D50 não possui essa função Tales, o que vc usou nela foi a função para limpar o CCD.
Que no manual e no menu tambem estao descritos como mirror lock up :)

Mais uma jogada de marketing...usar o mesmo nome com funcao diferente.


Eu ate achei estranho quando vi no manual descrevendo que tinha o mirror lock up, pois so conhecia de nome e ja tinha ouvido falar que nao existia essa funcao na D50, mas nao pensei que era outra funcao com o mesmo nome.

Realmente seria um item interessante essa funcionalidade "verdadeira" do mirror lock up.


Mas de qualquer forma, nao eh como o Jesiel descreveu, certo? Ao disparar a camera ela so espera um tempo pra parar de vibrar e entao dispara. Nao tem nada a ver com longas exposicoes, certo?

Em relacao a essa vibracao, nao sei como eh com a XT, mas acho que a D50 vibra menos que a ist* Ds. Ja dei uns clicks com uma e acho que o tranco dela era maior...Ah. Ja cliquei tambem com  a10D do Fernando, e pareceu ainda mais suave que a D50. Mas foi algo rapido, entao nao deu pra prestar muita atencao nisso...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 02 de Novembro de 2005, 16:57:18
Leo:

Muitas Zeiss antigas e muitas russas, entre as quais a Zenit e a Kiev, possuem o modo T, que é um bulb onde o próprio disparador segura a exposição, girando o botão de disparo no sentido anti-horário.

O melhor para isso, gdigamos para disparar de noite, é tapar a objetiva, disparar e travar o T, destapar a objetiva durante o tempo desejado, tapar novamente e soltar o T

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 02 de Novembro de 2005, 18:07:51
Legal Ivan, eu nunca peguei uma assim, eu sempre usei o bom e velho cabo disparador. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #23 Online: 03 de Novembro de 2005, 00:33:32
Citar
Leo:

Muitas Zeiss antigas e muitas russas, entre as quais a Zenit e a Kiev, possuem o modo T, que é um bulb onde o próprio disparador segura a exposição, girando o botão de disparo no sentido anti-horário.

O melhor para isso, gdigamos para disparar de noite, é tapar a objetiva, disparar e travar o T, destapar a objetiva durante o tempo desejado, tapar novamente e soltar o T

Ivan
Ivan,

Se não me engano, uma amiga tinha uma camera com esse tal modo T, e que eu achei mto interessante na época. Mas isso já faz um bom tempo/

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #24 Online: 03 de Novembro de 2005, 00:36:03
Citar
Em relacao a essa vibracao, nao sei como eh com a XT, mas acho que a D50 vibra menos que a ist* Ds. Ja dei uns clicks com uma e acho que o tranco dela era maior...Ah. Ja cliquei tambem com  a10D do Fernando, e pareceu ainda mais suave que a D50. Mas foi algo rapido, entao nao deu pra prestar muita atencao nisso...
Deus do ceu,

Que bom ouvir isso, Tales.

Na realidade eu já acho a 10D um trator, a bichinha dá um tranco. Parece até um cavalo bravo. heheheh

Na realidade, eu acredito que das conhecidas, a S3 é que é a mais agradável de todas. O tranco é minimo.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


igopa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #25 Online: 03 de Novembro de 2005, 01:02:24
Citar
Eu não conheço nenhuma câmera que o modo bulb seja assim, só conheço as que o modo bulb tem que ficar segurando ou as que usam disparadores remoto para controlar o modo bulb, se descobrirem alguma que seja dessa forma me falem que seria interessant conhecer. :)
Leo, o modo bulb da minha Minolta Z3 é nesse esquema (aperta para ligar e aperta para desligar) só que ele é limitado em 30s...
Igo Proença

Câmera: Konica-Minolta Dimage Z3


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 03 de Novembro de 2005, 01:29:58
Fernando DSLR mais parruda é porteira mesmo, vc chegou a usar a S3??? É uma porteirinha  tbm hehehehe!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #27 Online: 03 de Novembro de 2005, 06:58:51


essa foto eu fiz com a tecnica q descrevi acima!

na verdade eu queria capturar o movimento das estrelas mais nao tinha cabo disparador, tentei improvisar com um durex, ate q deu certo mais acabou minha bateria, deixa p proxima!

essa foto foi com 30s e f5.6 iso 800
se eu tivesse o cabo disparador, pegando de referencia essa exposicao dava p fazer uma com 32min f22 iso200 dava a mesma coisa!
ou se eu tivesse iso 100 ficaria f22 1h e se euquisesse um ponto mais claro ficaria f22 iso100 2h!

veja q com apenas o fotometro da camera da p vc medir exposicoes maiores q 1h! é so compensar!
« Última modificação: 03 de Novembro de 2005, 06:59:52 por jeanpaulo »


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Novembro de 2005, 09:46:20
Citar
Legal Ivan, eu nunca peguei uma assim, eu sempre usei o bom e velho cabo disparador

O Léo... Aquela Zenit que levei no WS é assim!! Vc aperta o disparador e abaixo dele tem um segundo, onde vc preciona ele e gira anti-horário. Dai ele trava o botão disparado e fica exposto!!

A XT acho que não dá um tranco tão forte não!! Comparado com a Zenit!!! :mf_w00t2:  :mf_w00t2:

Citar
na verdade eu queria capturar o movimento das estrelas mais nao tinha cabo disparador, tentei improvisar com um durex, ate q deu certo mais acabou minha bateria, deixa p proxima!

essa foto foi com 30s e f5.6 iso 800

Olha pra captar o movimento das estrelas acho que precisa de exposições longas mesmo, por que elas demoram um pouquinho pra cruzar o céu!! Acho que 30s vc conseguiria só um pontinho!!! 30minutos ou 1 horas já ajudam, mas acho que ainda é preciso mais!!!
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Reis_2010

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • Praticando...
Resposta #29 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:40:56
Pessoal... Tenho uma D60 (Nikon)... Como faço para tirar Longa Exposição nela? Coo configuro? Tenho tripé, filtro UV e CPL Precisa de algo destes, além do Tripé, ou sem Filtro mesmo? Me ajudem na configuração!!! Abraços!!!
Fabiano Reis
Nikon D7100 / Nikon D60
Nikon AF 50 mm 1.4 D / Nikon AF-S 18-55 mm f3.5-5.6 VR/ Nikon AF-S 18-105 f3.5-5.6mm VR / Nikon AF-S 70-300 mm f4.5-5.6 VR
Tamron 17-50 mm f2.8 sem VC (Próximo Passo)