Autor Tópico: Mercado Fotográfico  (Lida 7980 vezes)

Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2010, 17:23:19
Bom, eu sou amador como vocês, mas já comecei a dar os primeiros passos para uma "possível" profissionalização. Concluí em dezembro último o meu primeiro curso de fotografia. E o que eu digo para todos que me perguntam se já posso trabalhar no ramo é que ainda falta muito estudo para me intitular um profissional.
Marcos, para você ter essas certezas que quer ter aqui no fórum, sinceramente, acho que vai ser difícil alguém poder te ajudar, pois só você vai saber dizer em que área na sua região pode ser mais rentável. É lógico que um profissional pode te dar uma ajuda te dizendo, tente começar por aqui ou por ali, mas você já descartou a área dos casamentos, que normalmente é uma das primeiras áreas procuradas por quem quer se profissionalizar, até porque pessoas casam todos os dias em todas as cidades do mundo, então é mais fácil de entrar em um mercado que tenha uma demanda maior do que, por exemplo, você ser mais específico e tentar entrar na área de fotografia submarina (um ramo muito específico) ou mesmo fotografia de jóias. Enfim, estou só querendo te mostrar que temos várias áreas de atuação no mercado e que não deveríamos fechar as portas para nada (se estivermos pensando em grana). Se formos pensar como os colegas já disseram e seguirmos só para área que gostamos mais, é um pouco mais complicado de se ter um lucro mais rápido, porém muito mais prazeroso de trabalhar, com certeza.

Sobre o que a GabiT falou em relação à criatividade eu  conheci o trabalho de uma fotógrafa aqui no fórum que me surpreendeu O nome dela é Vanessa Freire. Ela faz ensaios de noivos vestidos à caráter, lógico, dentro d'água. Mas não são simplesmente fotos dentro d'água, são fotos em piscinas, na areia da praia com o pôr do sol ao fundo, os noivos brincando na praia, são fotos totalmente descontraídas (que dificilmente se consegue de noivos fora a hora da cachaça na festa) e que rederam resultados maravilhosos.

Segue o link do seu trabalho exposto aqui no fórum: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28787.0

O seu site:
http://www.vanessafreire.com/

Desculpe se fui um tanto prolixo. É que fazia tempo que estava afastado do fórum e acabei me empolgando.
Grande abraço à todos e sucesso nas escolhas.
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Pati Duart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2010, 17:25:29

Sei que podem parecer questões imaturas para muitos de vocês, profissionais avançados, mas são dúvidas comuns para quem ainda está engatinhando e sonhando em se tornar profissional.


 :clap: Falou tudo GabiT! E muitas vezes, é difícl demais esse começo, sem o apoio e o incentivo necessário...

Se puder ajudar, acho que o pontapé inicial seria procurar informação, estudar, se informar, ler e fotografar muito..em alguns cursos que fiz, encontrei verdadeiros mestres, generosos, que me ajudaram no meu começo.

Quanto ao mercado, concordo que cada região específica tem suas caractéristicas. Procure avaliar os fotógrafos que atuam na sua região. Avalie seus concorrentes hehehe

Suceso na caminhada! :D



Pati Duart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2010, 17:27:52
SUCESSO hihi


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2010, 20:50:05
Se todos fazermos o que amamos o mundo não gira em sociedade... afinal todos queremos ser diretores, gerentes e presidentes de grandes empresas mais não podemos....

Tenho o lado que gosta da fotografia mais não posso dizer o os valores que giram em torno desse mundo são altos...

Olha, não sonho em ser gerente, diretor ou presidente de uma meeeega empresa não. Meu sonho é ter meu estúdio com muitos bons clientes e bons trabalhos e me tornar um bom fotógrafo, reconhecido no Brasil na área que eu me especializar. Prefiro ganhar R$20.000/mês como fotógrafo do meu estúdio (ainda não tiro perto disso, mas gostaria) do que ganhar R$200.000,00 como gerente/diretor/presidente de uma multinacional.

Acho que é isso que os amigos quiseram falar, tem que ter o amor pela coisa, pois é uma área sofrida sim. Muita concorrência, muitos mals profissionais concorrendo com você, ganhando pelo preço baixo, fotografando pra sobreviver. Vi muitas pessoas que não conseguiram entrar e se manter no mercado, por não amar a ponto de tentar até o último suspiro ou de baixar, baixar e baixar o valor do trabalho até ter que vender o equipamento pra pagar dívidas.

Tenho mais em equipamento do que o valor do meu carro (que é popular) e te digo que preciso de muita coisa ainda. Me privei de muitas coisas por causa da fotografia, por isso que concordo com os amigos na questão de amar a fotografia, tem que ser meio louco mesmo.

Parece que estou sendo dramático, mas é a realidade do mercado. Por isso eu digo, estude muito o mercado e a profissão entes de fazer qualquer investimento nela, pois pode acabar se arrependendo, pois o investimento (principalmente $$) é muito alto.

Com todo o respeito, espero ter te ajudado!  :ok:

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2010, 20:53:08 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2010, 20:59:03
Gente, o colega não soube se expressar bem, fato, mas em momento algum ele disse que não é apaixonado pela área.

Ele deixou claro que somente gosta da área quando disse: "Tenho o lado que gosta da fotografia mais não posso dizer o os valores que giram em torno desse mundo são altos."

Ainda acho que  talvez falte um pouco de amor pra se enfiar de cabeça, mas as vezes é coisa que se cria na prática mesmo.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2010, 21:00:04 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:25:22
Olá boa noite a todos! :ok:

Essas duvidas fazem parte do caminho de todo bom fotografo. Todos sem excessões começamos do ZERO.Uns por paixão outros por dinheiro, isso também existe para todas as profissões. Um exemplo que posso dar é que sou Técnico em informática e me considero um ótimo profissional, porem não sou apaixonado pela minha profissão desde o ínicio aprendi e estudei visando o mercado que tem uma boa remuneração. E nem por isso deixei de ser um bom profissional.

O mercado fotografico nos ultimos anos tem se tornado uma área bem disputada, tanto por profissionais gabaritados como por pessoas que pegam uma camera na mão e saem por ai dizendo que são fotografos. Culpa :ponder: Técnologia, era da imformação enfim um pouco de cada coisa. Compramos um Computador hoje e depois de 6 a 8 meses pelo mesmo preço já encontramos um com o dobro ou triplo de potencial do que acabamos de comprar. Isso é evolução, temos que nos adaptar a isso porque isso não vai mudar.

Porém na minha opinião se não existe espaço a opção é se diferenciar e criar o seu próprio espaço. Esta na hora dos profissionais da fotografia colocarem na cabeça que precisam buscar inovações e não são as tecnologicas e sim as de idéias. Novas maneiras de se fazer o mesmo trabalho e torna-lo mais atraente e diferencia-los cada qual com um toque especial que vc mesmo pode desenvolver.Suas idéas sua maneira de pensar sendo colocada em pratica para atender as necessidades do mercado.

O ponta pé inicial que vc pode dar Marcos é estudar primeiramente visando aprender fotografia. Noções basicas de inicio e depois que vc entender o que é essa profissão ai sim vc pode buscar aprimorar mais seus conhecimentos. Conhecimento e pratica. Compre um equipamento intermediário para não ter que fazer um alto investimento agora.

No começo também fiz isso, estudo e depois coloco tudo em pratica em treinos. Infelizmente não dá pra sair quase pronto pro mercado sem um alto investimento. Quanto mais rapido vc quiser ficar pronto mais caro vai ficar.

Mas eu digo que é uma área que vale apena trabalhar. Da retorno sim mas isso vai depender de dois fatores; o quanto bom profissional vc vai se tornar e o quanto vc esta disposto a dedicar do seu tempo. Outra coisa, vc não se torna conhecido do dia para noite e o que vai te trazer muitos trabalhos é o seu nome aliado a um ótimo trabalho e profissionalismo.

Depois que vc aprender a profissão te garanto que vai sozinho encontrar o caminho que mais lhe agrade. Ai então vai poder se especializar em um ramo da fotografia que mais lhe atraia financeiramente ou por paixão. E porque não dizer os dois juntos.

Abraços. Ufa acho que falei de mais né :hysterical:

Se precisar tenho alguns artigos em pdf que acho que podem ser interessantes pra quem esta começando. Aqui meu email: renatopicarelli@gmail.com. é só me mandar um email e eu retorno com alguns desses pdf.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2010, 23:50:03
Vc deve analisar em qual área quer trabalhar, externas e estúdio não diz nada.
Deve analisar os requisitos tecnicos e bagagem de conhecimento que deve possuir para ingressar na área escolhida.
A area escolhida, além das afinidades acima, deve ser rentável, o que varia de região para região.

Casamento é bem movimentado, tem muita procura, você tem receio em encarar esta responsabilidade?

Toda as área estão saturadas... saturadas de profissionais ruins.
Profissionais que entram no mercado despreparados, não conseguem nada além de pagar as contas.
Já se você é um cara de visão, trabalha sério em algo que goste, concerteza terá o seu reconhecimento.
Senão será apenas mais um, que escutará as pessoas pexinxarem seus valores de serviços.

Não entre no mercado apenas para pagar as contas... entre para ser referência... vc pagará as contas e conseguirá muito mais, isto eu garanto.

Abraços.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


marcos_sc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 22 de Janeiro de 2010, 09:10:51
Vamos lá....

Galera quando criei este tópico foi realmente falando a real da situação e das condições que minha cidade ou mesmo região me oferecem, moro em uma cidade de 13.000 habitantes, quando falo studio e externas realmente preciso englobar tudo, uma das pessoas que responderam o tópico é técnico em informática ele ja leu com certeza algo eem relação a especialização em uma área, ou um pouco de cada, isto se aplica em locais onde não existe a cultura de ter uma pessoa especialista em cada área, infelizmente ou mesmo felizmente moro em um local assim e pra quem conhece a região norte de Santa Catarina sabe que é assim, aqui saber um pouco de cada coisa é melhor que se especializar em algo único, claro que como citado posso depois de algumas experiencias criar gosto por uma área específica, mais se algum profissional vier pra cá com o intúito de fotografar somente algo onde ele é especialista com todo respeito morre de fome... outro detalhe importante quando a questão da paixão pela arte, realmente gosto de fotografia e começo meus estudo sobre o assunto nos fóruns e literatuas em geral, por isso estou sim indo com calma sem altos investimentos.

Quanto a ser presidente de empresa usei uma metáfora pra dizer (com sinceridade) que todos aqui gostariam de ganhar bem fazendo o que gostam entre outros benefícios que a arte pode trazer, claro que o prazer pessoal está envolvido, essa parte não entendi qual foi o mal entendido... a não ser que eu esteja errado sobre este meu ponto de vista, agradeço a quem conseguiu me entender neste tópico e a quem criticou pois tenho que ver ambos os lados da moeda.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2010, 13:46:06
Olá boa noite a todos! :ok:

Essas duvidas fazem parte do caminho de todo bom fotografo. Todos sem excessões começamos do ZERO.Uns por paixão outros por dinheiro, isso também existe para todas as profissões. Um exemplo que posso dar é que sou Técnico em informática e me considero um ótimo profissional, porem não sou apaixonado pela minha profissão desde o ínicio aprendi e estudei visando o mercado que tem uma boa remuneração. E nem por isso deixei de ser um bom profissional.

O mercado fotografico nos ultimos anos tem se tornado uma área bem disputada, tanto por profissionais gabaritados como por pessoas que pegam uma camera na mão e saem por ai dizendo que são fotografos. Culpa :ponder: Técnologia, era da imformação enfim um pouco de cada coisa. Compramos um Computador hoje e depois de 6 a 8 meses pelo mesmo preço já encontramos um com o dobro ou triplo de potencial do que acabamos de comprar. Isso é evolução, temos que nos adaptar a isso porque isso não vai mudar.

Porém na minha opinião se não existe espaço a opção é se diferenciar e criar o seu próprio espaço. Esta na hora dos profissionais da fotografia colocarem na cabeça que precisam buscar inovações e não são as tecnologicas e sim as de idéias. Novas maneiras de se fazer o mesmo trabalho e torna-lo mais atraente e diferencia-los cada qual com um toque especial que vc mesmo pode desenvolver.Suas idéas sua maneira de pensar sendo colocada em pratica para atender as necessidades do mercado.

O ponta pé inicial que vc pode dar Marcos é estudar primeiramente visando aprender fotografia. Noções basicas de inicio e depois que vc entender o que é essa profissão ai sim vc pode buscar aprimorar mais seus conhecimentos. Conhecimento e pratica. Compre um equipamento intermediário para não ter que fazer um alto investimento agora.

No começo também fiz isso, estudo e depois coloco tudo em pratica em treinos. Infelizmente não dá pra sair quase pronto pro mercado sem um alto investimento. Quanto mais rapido vc quiser ficar pronto mais caro vai ficar.

Mas eu digo que é uma área que vale apena trabalhar. Da retorno sim mas isso vai depender de dois fatores; o quanto bom profissional vc vai se tornar e o quanto vc esta disposto a dedicar do seu tempo. Outra coisa, vc não se torna conhecido do dia para noite e o que vai te trazer muitos trabalhos é o seu nome aliado a um ótimo trabalho e profissionalismo.

Depois que vc aprender a profissão te garanto que vai sozinho encontrar o caminho que mais lhe agrade. Ai então vai poder se especializar em um ramo da fotografia que mais lhe atraia financeiramente ou por paixão. E porque não dizer os dois juntos.

Abraços. Ufa acho que falei de mais né :hysterical:

Se precisar tenho alguns artigos em pdf que acho que podem ser interessantes pra quem esta começando. Aqui meu email: renatopicarelli@gmail.com. é só me mandar um email e eu retorno com alguns desses pdf.

É por ai!  :ok:


Vamos lá....

Galera quando criei este tópico foi realmente falando a real da situação e das condições que minha cidade ou mesmo região me oferecem, moro em uma cidade de 13.000 habitantes, quando falo studio e externas realmente preciso englobar tudo, uma das pessoas que responderam o tópico é técnico em informática ele ja leu com certeza algo eem relação a especialização em uma área, ou um pouco de cada, isto se aplica em locais onde não existe a cultura de ter uma pessoa especialista em cada área, infelizmente ou mesmo felizmente moro em um local assim e pra quem conhece a região norte de Santa Catarina sabe que é assim, aqui saber um pouco de cada coisa é melhor que se especializar em algo único, claro que como citado posso depois de algumas experiencias criar gosto por uma área específica, mais se algum profissional vier pra cá com o intúito de fotografar somente algo onde ele é especialista com todo respeito morre de fome... outro detalhe importante quando a questão da paixão pela arte, realmente gosto de fotografia e começo meus estudo sobre o assunto nos fóruns e literatuas em geral, por isso estou sim indo com calma sem altos investimentos.


Marcos, sua análise está correta. Fora dos grandes centros é quase impossível ser especialista. Não há uma demanda suficiente em uma área exclusiva e a expectativa de gasto das pessoas e empresas nesses lugares é bem diferente do eixo Rio-São Paulo. Você ficaria com uma estrutura e investimento muito tempo ociosos. Mas em compensação é menor a rejeição, ou preconceito, que se teria para contratar um portifólio que não seja específico. Ou seja, um fotógrafo de eventos não vai ter dificuldade no mercado publicitário, desde que tenha qualificação adequada para tal.

Tudo muda um pouco no mercado regional: Os preços, o tipo de atendimento, a expectativa do cliente. Vai ter mais dificuldade em impôr muitas regras contratuais, entre outras coisas.

Fica como minha sugestão procurar participar do máximo de atividades, sejam oficinas, feiras e etc que venham a acontecer na sua região (fora, claro, estudar muito, se equipar gradualmente e etc, etc...). Tente conhecer as pessoas que trabalham na área ai de seu entorno para entender as demandas e as formas de atendê-las. Cada região tem um mercado que normalmente é formatado pelos mais conhecidos e antigos. E, principalmente, tente fazer isso de modo melhor e diferenciado, respeitando o mercado, os outros profissionais, a qualidade, os custos bem estudados da atividade e a ética (que na verdade é tudo isso junto). Você não precisa pensar que vai ficar preso à sua vizinhança. O tempo e o bom trabalho vão te permitir expandir sua atuação.

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


marcos_sc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2010, 14:06:55
É por ai!  :ok:


Marcos, sua análise está correta. Fora dos grandes centros é quase impossível ser especialista. Não há uma demanda suficiente em uma área exclusiva e a expectativa de gasto das pessoas e empresas nesses lugares é bem diferente do eixo Rio-São Paulo. Você ficaria com uma estrutura e investimento muito tempo ociosos. Mas em compensação é menor a rejeição, ou preconceito, que se teria para contratar um portifólio que não seja específico. Ou seja, um fotógrafo de eventos não vai ter dificuldade no mercado publicitário, desde que tenha qualificação adequada para tal.

Tudo muda um pouco no mercado regional: Os preços, o tipo de atendimento, a expectativa do cliente. Vai ter mais dificuldade em impôr muitas regras contratuais, entre outras coisas.

Fica como minha sugestão procurar participar do máximo de atividades, sejam oficinas, feiras e etc que venham a acontecer na sua região (fora, claro, estudar muito, se equipar gradualmente e etc, etc...). Tente conhecer as pessoas que trabalham na área ai de seu entorno para entender as demandas e as formas de atendê-las. Cada região tem um mercado que normalmente é formatado pelos mais conhecidos e antigos. E, principalmente, tente fazer isso de modo melhor e diferenciado, respeitando o mercado, os outros profissionais, a qualidade, os custos bem estudados da atividade e a ética (que na verdade é tudo isso junto). Você não precisa pensar que vai ficar preso à sua vizinhança. O tempo e o bom trabalho vão te permitir expandir sua atuação.

abraço


É bem por ai que penso e claro com a evolução vou me adaptando a novas estruturas, projetos e até mesmo cidades, mais de momento é pé no chão dentro da realidade.

Obrigado.


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #25 Online: 22 de Janeiro de 2010, 22:27:23
Boa noite a todos :ok:

É  isso ai Marcos, vc ta começando a desenvolver seu próprio caminho pra percorrer. Parabéns. É assim mesmo que tudo funciona, pode ter certeza que aqui no forum muita gente pode te ajudar com as dúvidas que vão surgir com o passar do tempo. É só filtrar as informações que vc vai conseguindo e vai ver que tudo vai ficando mais facil de entender. :clap:

Abraços :ok:
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


marcos_sc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2010, 08:37:46
Boa noite a todos :ok:

É  isso ai Marcos, vc ta começando a desenvolver seu próprio caminho pra percorrer. Parabéns. É assim mesmo que tudo funciona, pode ter certeza que aqui no forum muita gente pode te ajudar com as dúvidas que vão surgir com o passar do tempo. É só filtrar as informações que vc vai conseguindo e vai ver que tudo vai ficando mais facil de entender. :clap:

Abraços :ok:

Valeu pelo apoio e pelas dicas... agora a dúvida ta na camera pra comprar as ai da assinatura, criei um tópico até em ousa sala sobre isto... se vc ou alguém ai puder dar uma luz.. será bem vindo la falo dos pós e contras que encontrei referente a elas..


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #27 Online: 25 de Janeiro de 2010, 11:47:50
Marcos, se agora a sua dúvida é em relação à camera, essas que você está pesquisando são cameras compactas (são as chamadas super zoom). Para trabalhar profissionalmente elas não são as mais indicadas. É lógico que para se ter um primeiro contato com a fotografia não tem muitos problemas, eu também comecei por aí, comprei primeiro uma Sony H 50, fiquei com ela exatamente 1 ano, logo que percebi que minha câmera era limitada para fotografia parti para uma refelx, com menos número de MP (que só depois percebi que não quer dizer muita coisa) mas era uma câmera de verdade. A difirença é monstruosa. Então a minha opinião é que vc compre uma câmera reflex de vez, até porque para vc se desfazer da sua super zoom vai ser muito difícil, porque daqui a 1 ano ela já vai estar defasada com o avanço da tecnologia e por conta disso vai ser um investimento que provavelmente não terá retorno. Vá para uma câmera usada mesmo, no Mercado Livre tem várias. Essa é a minha opinião, não sei se os colgas concordam.

OBS: Pelo menos em relação às marcas você já está no caminho certo. A diferença que eu vejo entre a Canon e a Nikon é a seguinte: Na Canon normalmente os equipamentos e acessórios são mais baratos que os da Nikon, porém existe uma linha de lentes que não são aceitas em todos os modelos de câmeras, principalmente se for uma câmera mais antiga que só aceite a linha EF. Já a Nikon aceita qualquer tipo de lente Nikon em qualquer modelo de câmera Nikon, desde o seu primeiro modelo até o mais avançado, porém são mais caras. E outra diferença é na facilidade do manuseio, as câmeras Canon são realmente um pouco mais complicadas para serem manusiadas porque cada modelo tem um jeito diferente de se alcançar um determinado controle. (por exemplo, na minha 350D quando estou no modo manual, o controle de exposição é no botão seletor que fica proximo ao botão de disparo e o controle de velocidade eu preciso apertar dois botões ao mesmo tempo, isso dificulta um pouco no começo, nada absurdo, mas na Nikon é mais fácil nesse sentido, pois ela tem um botão seletor para cada função.) Só essa é a diferença, pois na questão de qualidade/resultado as duas são equivalentes.

Sds.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 12:01:48 por Sermarini - RJ »
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


marcos_sc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 25 de Janeiro de 2010, 12:59:41
Entendo... o detalhe é a grana que não tenho para uma reflex, até uma usada quem sabe daria certo mais não encontrei nada de momento e aquela canon tem controles manuais o que já vai ajudar um pouco quando a diferençar ser mostruosa com certeza será sim, mais de algum ponto preciso começar rs... varemos o q consigo... valeu...


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #29 Online: 25 de Janeiro de 2010, 15:18:27
É por aí mesmo, só comentei porque depois para repassar esta camera será um pouco mais complicado, pois para realizar trabalhos profissionais com uma super zoom não dá. Faça um esforço e tente partir para um equipamento que vá ser útil logo de cara e que tenha um futuro um pouco mais duradouro, digo isso por experiência própria, pois para eu conseguir revender a minha h 50 foi um sacrifício, aqui no RJ até existem lojas quem comprariam a minha camera, mas por um valor absurdamente mais abaixo do que paguei, fiquei revoltado, ainda mais sabendo que ele revenderia com no mínimo R$400 de lucro em cima, e a camera estava zerada, sem nenhum arranhão. Por sorte consegui alguém que tinha o que eu queria e queria o que eu tinha rsrsrs. O cara tinha uma reflex que só sabia apertar o botão de ligar e o disparador, mais nada, era totalmente leigo, e uma reflex pra ele era um incômodo, ele queria algo menor... Sorte assim acho que não vou ter de novo, troquei sem ter que dar nada a mais.

Mas se não der para investir um pouquinho a mais, comece com o que der, depois vê no que vai dar.E se a Canon tem controles manuais, vá de Canon e seja bem vindo ao mundo dos "Canonzeiros" com muito orgulho. :clap:

Boa sorte aí e comece a clickar. :ok:
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm