Autor Tópico: Ajuda com fotos de produtos  (Lida 12602 vezes)

lucrandomais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 18 de Janeiro de 2010, 19:26:02
Olá a todos do MF,

Venho pesquisando sobre fotografia há algum tempo, neste forum já encontrei muita informação, minha pretenção é fotografia de produto e panorâmica 360 graus voltados para internet. Sou desenvolvedor web (e já fui gráfico), comprei uma D40 para aprender a fazer panoramas e o vírus da foto me pegou!
Meu objetivo é me tornar um fotográfo razoável, estou postando as primeiras fotos tiradas no modesto estúdio para fotos de objetos que comecei a montar neste fim de semana(no momento uso lâmpadas halogenas de 300 ou 500w, os softboxs em breve, falta de tempo$$$!).

Minha dificuldade é calcular a quantidade de luz necessária, estou apanhando um pouco com a profundidade de campo e nitidez.

Desçam a marreta, meu objetivo é aprender.












abs,

Fabio


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2010, 22:15:48
Olá Fábio,
Seja bem vindo ao forum!
Também sou iniciante e pretendo montar um estúdio para objetos.
Acho que o principal é entrar na internet e estudar alguns objetos parecidos com o que vc pretende fotografar e aprender com os feras do mercado.
Se vc pegar o perfume por exemplo, os fotógrafos fariam a iluminação na área interna do liquido e há uma preocupaçãoem em clarear ou escurecer todo o contorno do produto. A sobra ou a iluminação deve ser contínua e uniforme de cima a baixo.  veja:


Outra coisa seria retirar o adesivo transparente na parte traseira do perfume pq isso atrapalha a produção.
tenho a impressão que estourou um pouco no conector usb (estou no notebook)
Na moeda, vc poderia ter bincado mais com a luz e dado volume colocando-a mais de lado
veja:

Espero ter ajuda, boa sorte e poste novas fotos!


lucrandomais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2010, 22:46:47
Obrigado pelas dicas, vou tentar reproduzir seus exemplos, mas minha dificuldade é exatamente a iluminação. Para recipientes com líquidos ví alguns exemplos com iluminação por baixo, fica muito legal.
No momento estou usando dois refletores de 300w e uma tenda difusora, estou providenciando uma placa de poliestireno para uma mesa still, e placas de acrílico para fundo com reflexo. Para foto do perfume preciso de mais equipamento, mas vou tentar como que tenho, logo posto novas fotos.

Existe algum cálculo para saber a potência e quantidade de iluminadores, ou é pelo "feeling"?

abcs

Fabio
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 22:49:06 por lucrandomais »


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2010, 23:02:06
Oi fabio.
Fotografia de produto , assim como todas as outras áreas da fotografia,não tem uma fórmula perfeita. Tudo depende muito da intenção que se queira dar `a foto. Se vc vai fotografar essa lata de milho pro catálogo semanal do supermercado, a sua foto está bem próxima do que vão te encomendar. Se fôr para um cartaz de ponto de venda onde haja uma panela cozinhando, uma janela ao fundo, uma pia metálica,  etc... aí já muda tudo de figura. Vc vai precisar ambientar a luz, dar o feeling de frescura, de luz do dia, de... o que fôr que o seu layout disser.
Para fotografar líquidos em vidros translúcidos, por exemplo, fica sempre mais legal iluminar por trás. Ponha a garrafa na mesa, dois refletores , um de cada lado, apontando para a parede de fundo. Ponha um flag , algo para não deixar que a luz que vc está direcionando para o fundo vaze para a lente. Vc vai ver que o resultado é bem mais sofisticado e favorece a cor do líquido.
A intensidade da luz, ou a exposição , vai muito de que tanta nitidez vc precisa.
Fotografo comida e estou constantemente precisando de menos luz, porque gosto de usar aberturas grandes ( como f/2.8).
Vai estudando, leia bastante, observe bastante, tente copiar coisas que vc gosta prá ver se consegue " ler"  a luz. Use espelhos prá iluminar áreas pequenas e que ficam na sombra, use rebatedores grandes quando a superficie é arredondada.... enfim, há muito que falar sobre fotografia de produto.
Boa sorte!


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2010, 23:08:24
na camera tem um fotometro que ajuda a encontrar a abertura/exposição correta em 90% dos casos.
veja no manual de sua camera
http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=876&Itemid=138
abç
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 23:09:09 por ebasilio »


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:03:44
seria interessante vc adquirir um fotômetro.. pq aí vai poder medir as luzes individualmente..  vai anotando qto dá a luz de trás, da frente... fazendo testes..
muitas vezes o que o fotômetro da câm aponta, não leva vc pro resultado esperado. o bacana é vc decidir o quanto quer de exposição e ir atrás pra conseguir o qto quer. :)
Banzai


DIEGOD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:47:12
hehe o negocio é mandar bem no photoshop


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2010, 16:18:50
hehe o negocio é mandar bem no photoshop

Errado.
O PS pode fazer muito pouco sobre uma foto mal iluminada, mal composta e mal exposta.
O negócio é primeiro saber fotografar para não precisar de nenhum PS corretivo.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2010, 16:29:49
Pois é, pensar que o Photoshop é resolução do problema é maluquice, ainda mais em fotografias de condição controlada.

Abraço.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2010, 17:18:19
Nas condições controladas, o PS pode ser usado somente para retoques, melhoria de um brilho aqui ou um reflexo ali, mas concordo que PS não resolverá. A foto precisa estar boa.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2010, 17:55:25
Errado.
O PS pode fazer muito pouco sobre uma foto mal iluminada, mal composta e mal exposta.
O negócio é primeiro saber fotografar para não precisar de nenhum PS corretivo.

Fotografia
e fotografia bem nascida.
Ps, e um acesorio!
Se for mal feito,nao ha micro que resucite o cadaver, :hysterical:
abs.
Angelo.


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2010, 18:53:43
Citar
hehe o negocio é mandar bem no photoshop

é... vai pensando assim que vc vai loooonge...  >:D
Banzai


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2010, 18:59:30
Além de ser uma questão de qualidade, creio ser uma questão de praticidade também. Tudo que a gente puder resolver "no clique" economiza tempo na edição em frente ao PC, otimiza o tempo.

Imagina se você fotografa uma linha de 50 produtos e todas precisarem de ajustes mais pesados em Photoshop, se você gastar 10 minutos em cada foto, considerando 3 fotos de cada produto, são 1500 minutos em frente ao PC, um tempo que você poderia reduzir e aproveitar fazendo outras fotos para outros clientes.

Abraços.


lucrandomais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2010, 21:05:20
Obrigado a todos pelas dicas.
Hoje arrumei uns frascos de perfume para fotografar, logo posto.
Minha meta é não usar Photoshop, as fotos que postei e postarei não terão nenhum retoque (muito trabalho), só auto ajuste do software nx2 e olha lá!
Quando tinha gráfica e hoje no desenvolvimento de sites, os clientes chegam com fotos "meia boca" tiradas pelo "primo" e falam...
"capricha, confio em você!"
Eles não entendem que pagar um fotógrafo e ter seu banco de imagens é melhor e pode ficar mais barato. O custo/hora do photoshop para muitos casos fica mais caro do que contratar um bom fotógrafo, sem contar a diferença do resultado. Para web muitos tem a "grande" idéia de copiar fotos de outros sites, que pode trazer grandes problemas.

Estou gostando de fotografar, como a Ana disse, a foto para catálogo e anúncios de internet (80% da minha demanda) é mais simples, temos que mostrar o produto, e não conceito.

Tenho a lente do kit 18-55mm (e uma 10.5mm para as fotos panorâmicas), preciso urgente comprar uma lente para facilitar meu trabalho com produtos, qual seria a melhor lente? 55-200mm seria uma opção?




« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 21:06:45 por lucrandomais »


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2010, 21:21:22


Estou gostando de fotografar, como a Ana disse, a foto para catálogo e anúncios de internet (80% da minha demanda) é mais simples, temos que mostrar o produto, e não conceito.

Tenho a lente do kit 18-55mm (e uma 10.5mm para as fotos panorâmicas), preciso urgente comprar uma lente para facilitar meu trabalho com produtos, qual seria a melhor lente? 55-200mm seria uma opção?



Prá produtos, pelo menos uma dessas :

Macro 100mm

e/ou

90mm T/S - vai te ajudar a corrigir distorções em embalagens, entre outras coisas
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 21:21:46 por Ana Adams »