Autor Tópico: Qual a diferença entre Nikon F e Nikon FM?  (Lida 20081 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2010, 00:26:07
José Azevedo,

Nesse histórico de Câmeras Nikon.. como encaixaria a Nikon FG??

Oi Elias,

oficialmente ela é uma câmera amadora. Agora, tem coisas que ficam enraizadas, no DNA de uma empresa mesmo. A qualidade final dos produtos é uma dessas coisas na Nikon. Ou, pelo menos, era até a década de 80. Depois, ficou muito mais clara a divisão emntre os produtos populares e os profissionais.

A linha popular deles na época - FG, EM e lentes série E - tinha corpo de metal, baioneta em metal, a mecânica interna das lentes era em metal, as lentes em cristal sendo que uma ou outra tinha um elemento interno em plásico fotográfico. Outros fabricantes já abusavam do plástico para baratear os custos. A Nikon procurou baixar o custo sem baixar a qualidade. Para isso, manteve os chassis em metal e usou plástico no revestimento das câmeras e em peças não fundamentais. Além disso, focou na eletrônica para baixar custos, eliminando muitas partes mecânicas.

A eletrônica é a grande descoberta do final do século 20. Ela reduz IMENSAMENTE os custos de produção, os investimentos em pesquisa e, em compensação, os fabricantes cobram cada vez mais por seus produtos que são extremamente avançados tecnologicamente. Ou eletronicamente. Cada um com mais funções que você nunca vai usar que o outro. A margem de lucros, ó, vai às alturas...

Produzir uma máquina - ou qualquer outro produto - onde você só encaixa peças é BEM mais em conta do que uma em que são necessários mecanismos, ajustes entre peças, etc. Essa é uma das razões de muitos fabricantes já terem parado de produzir câmeras de filme e insistirem, cada vez mais, que digital é o que há de melhor no mundo. Para algumas coisas, é, mas para outras não. E do ponto de vista do fabricante, quanto mais lucro, melhor.

Bom, voltando aos anos 80, o resultado foram câmeras e lentes quase tão robustas quanto as FM, por exemplo, a um preço mais acessível. A FG é uma câmera adorável, tem o seu mini-sistema com motor, flash dedicado, você pode carregar no dia-a-dia, pequena, leve, com opções de programas além de manual. Pode ser tudo o que alguém precisa. E, por causa da sua construção, é fácil encontrar uma em bom estado mesmo hoje em dia.

Essa foi a última série de câmeras populares feita com verdadeiro respeito pelo seu dinheiro. E não só da Nikon, mas de qualquer fabricante. Depois vieram as tampas traseiras em plástico, os circuitos que se queimam sem explicação, as baionetas em plástico, as peças em plástico que se quebram, os encaixes que já foram melhores, os plásticos que trincam, arranham só de segurar mais firme, os acabamentos que se acabam com o tempo e não com o uso e por aí vai.

Eu gosto bastante dessa série. Um dia acabo comprando uma.

Abraços,

José Azevedo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2010, 00:33:43
A F5 também grava esses dados. Mas para isso precisa de um acessório específico: Nikon MF-28 Multi-Control Back.

Isso fica gravado na própria película entre os frames.
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/NikonF5/MF28Manual/index.htm



________________________________________
(editando...)

Ah! Esqueci de dizer, apesar de estar fugindo do assunto deste tópico. A Pentax 645N (médio formato) também grava dados de exposição entre os fotogramas. A diferença é que é um formato maior: 4,5 x 6.

Oi Braga!

Então, o problema desse sistema de gravação entre os frames é que você sempre acaba cortando o filme. Se montar os cromos, então, vai cortar tudo pela metade. Pelo menos você pode anotar am algum lugar antes de cortar. Outra característica que limita isso é que a quantidade de informação é pequena.

Não tenho certeza, mas acho que a F5 e até mesmo a F90 e F100 guardem data de alguma forma pois elas são conectáveis a computadores. Mas não sei exatamente o que é gravado na forma de arquivo.

Existem muitas outras câmeras que gravam entre os frames com o uso de backs específicos, mas tem esse probleminha de se cortar o negativo.

Abraços,

José Azevedo


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2010, 00:43:23
Olá, Braga!

Interessante esse recurso da F5 também!
Nem imaginava que fosse possível uma coisa dessa...




José Azevedo,

Eu achando que você ia vir com um descurso dizendo que a FG era Amadora.. e me desanimando...rs
Agora que deu mais vontade de pegar uma!

Obrigado pela detalhada explicação!


To indeciso se mando arrumar minhas K1000 (preciso comprar uma lente 50 pra ela),
se pego uma Nikon FG pra poder compartilhas as lentes nas minhas Nikons Digitais,
ou se pego uma Olympus OM1 que o pessoal fala tão bem!

Queria ter dinheiro pra comprar uma de cada..rs


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2010, 00:46:22
Oi Braga!

ENão tenho certeza, mas acho que a F5 e até mesmo a F90 e F100 guardem data de alguma forma pois elas são conectáveis a computadores. Mas não sei exatamente o que é gravado na forma de arquivo.


Opa.. essa informação me interessou!rs

Tenho uma F90X e não sabia que dava pra conectar ela ao computador.

Sabe dizer quais recursos a F90X disponibiliza dessa conexão, ou em que link posso pesquisar sobre o assunto?

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2010, 16:03:22
Oi Braga!

Então, o problema desse sistema de gravação entre os frames é que você sempre acaba cortando o filme. Se montar os cromos, então, vai cortar tudo pela metade. Pelo menos você pode anotar am algum lugar antes de cortar. Outra característica que limita isso é que a quantidade de informação é pequena.

Não tenho certeza, mas acho que a F5 e até mesmo a F90 e F100 guardem data de alguma forma pois elas são conectáveis a computadores. Mas não sei exatamente o que é gravado na forma de arquivo.

Existem muitas outras câmeras que gravam entre os frames com o uso de backs específicos, mas tem esse probleminha de se cortar o negativo.

Abraços,

José Azevedo

José Azevedo,

E aí Zé, como vai? Muita correria com o trampo? Rapaz, nós não somos de ferro, dá uma manerada nesse rítmo senão a coisa se complica, hein!

É mesmo! Eu nem tinha me dado conta do fato de cortar as informações. Você toda razão.

Agora há pouco, dando uma fuçada na web, veja o que eu encontrei (e não conhecia isso): Nikon MV-1 Data Reader - for F6, F5 & F100 Cameras



Mas é caro pra burro! Ô lôco!!!

Elias,

Veja lá no site da B&H, em Reviews do produto:

Can work with F90/F90S/F90X
By Daniel Ernest from Hong Kong & Japan on 6/25/2009
Pros: Lightweight
Best Uses: Traveling
Describe Yourself: Pro Photographer
Bottom Line: Yes, I would recommend this to a friend

Comments about Nikon MV-1 Data Reader:

But need use the old software (Photo Secretary (AC-1WE/AC-2WE)to start the camera boby to record data once.
-22.352971,-48.775582


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2010, 16:12:43
Valeu Braga!

Então pelo que diz o Review, esse mesmo acessório serve na F90x.

Mas eu ainda não entendi, qual seria as funcções que a F90X ofereceria! :doh:

Sem querer abusar, sabe me responder.. ou indicar um link?

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Alencar_Ju

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #21 Online: 22 de Janeiro de 2010, 00:35:53
Oi também sou nova aqui e ainda não me informei de tudo mas... Eu não havia conseguido abrir os links do Guto e só hoje eu vi o primeiro(navegador imcompleto) sobre as FM's, tem TUDO!!! Perfeito, suuuper muito obrigada!!!  É bem resumido e ao mesmo tempo bem explicado, puxa nunca imaginei ganhar tanta informação de uma vez só da mesma pessoa.
GUTO MUITO OBRIGADA!!!!!!
Vou ler com calma, minha dúvida  foi esclarecida por completo!
Thank's!!!
O violão e o Jack Daniels chamaram atenção, meu tio tocava e meu pai bebia(com moderação)! Valeu!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #22 Online: 22 de Janeiro de 2010, 04:14:21
- Se você quer uma máquina mecânica (bateria só para fotômetro) para fotografar, sentir que é um objeto que faz parte da história (em Apocalipse Now, por exemplo, o fotojornalista vivido por Dennis Hopper, aparece com várias no pescoço, o que era muito normal pois cada uma tinha um tipo de filme), que já foi para o espaço, guerras e esteve em todos os grandes eventos do último século, vá de F2, de preferência uma F2A ou AS.

Azevedo,

nessa cenas do Hopper com o penduricalho de câmeras, eu, quando menino e vi esse filme, já queria ficar no lugar dele. Até mesmo na guerra. Boa lembrança! :ok:







Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2010, 04:28:27
Aproveitando!!

E como era normal:

Philip Jones Griffiths





James Nachtwey



D. Stone



Henri Huet



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2010, 10:02:11
Oi também sou nova aqui e ainda não me informei de tudo mas... Eu não havia conseguido abrir os links do Guto e só hoje eu vi o primeiro(navegador imcompleto) sobre as FM's, tem TUDO!!! Perfeito, suuuper muito obrigada!!!  É bem resumido e ao mesmo tempo bem explicado, puxa nunca imaginei ganhar tanta informação de uma vez só da mesma pessoa.
GUTO MUITO OBRIGADA!!!!!!
Vou ler com calma, minha dúvida  foi esclarecida por completo!
Thank's!!!
O violão e o Jack Daniels chamaram atenção, meu tio tocava e meu pai bebia(com moderação)! Valeu!!
Que bom que gostou dos site. Procurando no google você encontra muita coisa sobre essas e outras câmeras analógicas. A explicação do José Azevedo foi perfeita. Parabéns, José!

Quanto ao avatar, não sou chegado a whisky mas acho bacana esse estilo vintage da marca Jack Daniels. Já o violão, é uma paixão (até rimou..rs).

Abs  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #25 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:02:41
Azevedo,

nessa cenas do Hopper com o penduricalho de câmeras, eu, quando menino e vi esse filme, já queria ficar no lugar dele. Até mesmo na guerra. Boa lembrança! :ok:


Elmo,

demais, demais, demais! Eu também vi na época que foi lançado e aquilo só aumentou o meu desejo por essas câmeras. O filme também é demais, um dos meus preferidos e, na minha opinião, o definitivo sobre a guerra do Vietnam.

Eu sempre tive paixão por objetos de precisão e essas câmeras são verdadeiros tanques de guerra. Elas fizeram a fama da Nikon e quem já teve a oportunidade de segurar uma sabe que é uma experiência inesquecível. Quem ainda não teve, peça para manusear quando vir uma. Outra que vale muito pelo que faz e pela sua história é a Rolleiflex.

Valeu pelas referências, simplesmente fantásticas. Nelas dá pra sentir para que essas Nikons e Leicas foram construídas. E, sem sombra de dúvida, valorizar o que é fotografar manualmente.

Abraços,

José Azevedo
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2010, 23:14:25 por joseazevedo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2010, 06:30:50
Azevedo, como falou da Rollei e tocou-se em guerra, lembrei de outra, a II e ninguém menos que Robert Capa:



E essa imagem abaixo (dos negativos de Capa, que obviamente não foram feitos com a Rollei) me faz namorá-la por me fazer imaginar como pensa um "excelente" fotógrafo de guerra ao fotografar uma:

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 06:52:43 por Elmo »


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #27 Online: 24 de Janeiro de 2010, 10:24:33
E a FM10? A quantidade de gente que já ouvi falando mal dela é enorme. Porque ninguém gosta dela (ou quase ninguém)?
http://www.nikonusa.com/Find-Your-Nikon/Product/Film-Camera/1689/FM10.html
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 24 de Janeiro de 2010, 10:47:23
E a FM10? A quantidade de gente que já ouvi falando mal dela é enorme. Porque ninguém gosta dela (ou quase ninguém)?
http://www.nikonusa.com/Find-Your-Nikon/Product/Film-Camera/1689/FM10.html
O problema da FM10 é que ela foi originalmente fabricada para o mercado asiático para atender uma demanda que queria uma câmera SLR de entrada que fosse mais barata. Sua estrutura só lembra as antigas analógicas mas o mecanismo e o corpo é muito mais frágil. Para reduzir o custo na produção e consequentemente no valor final, a Cosina (fabricante) utilizou de materiais mais baratos e sistema mais simplificado. Devido a isso é mais propensa à problemas.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #29 Online: 24 de Janeiro de 2010, 10:58:19
Quanto à FM10 sou defensor porque tenho uma, uso e adoro. E tenho outras também, de calibre e fama, as quais posso comparar.

Em primeiro lugar é frágil sim, corpo de plástico. Mas é bem construída, e produz ótimos resultados. Acho ela linda e "futilmente" possui o conjunto obturador e espelho mais gostoso de ouvir que tenho aqui na coleção.