Autor Tópico: Qual a diferença entre Nikon F e Nikon FM?  (Lida 20012 vezes)

Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 26 de Julho de 2015, 20:59:19
Fazendo ressurgir este tópico (maravilhoso) das profundezas......o que é aquele "cucuruto" no pentaprisma da Nikon F e F2? E parece que ele sai, pra que? Estranho que tem versões que não tem, no e-bay eles classificam como "ao nível dos olhos".

 :assobi:
Alguém?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 03 de Agosto de 2015, 10:39:37
:assobi:
Alguém?
Sim , havia diferentes tipos de pentaprisma , desde o " normal " como todosconhecem , um com ampliação , que era usado em esportes , outro com um visor onde não era necessario levar a camera ao olho .... era excepcional para esportes com pouca luz , e outro para moda estilo TLRs , onde se olhava por cima .

Faltou falarmos da F , uma verdadeira joia da engenharia , fazer uma câmera mecânica disparar à     1/500 eh infinitamente mais complexo do que faze-lo eletronicamente .
Eu tenho F , duas F2 , duas F3 , FM , FE2 , FA , todas foram excepcionais no seu tempo .

Atualmente , me divirto com uma Df , uma versão new age das F , e que espero dure como suas antecessoras , afinal de contas minha F tem apenas 45 anos . Todas continuam funcionando com absoluta precisão .
Não sei como a Nikon não faliu , porque vc comprava uma câmera e ela nunca quebrava , acredito que tenha sobrevivido pela lealdade dos seus clientes com produtos simplesmente excepcionais .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 03 de Agosto de 2015, 10:44:47
Araujo , de uma lida no topico acima , eh sobre os visores
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 03 de Agosto de 2015, 16:44:24
Bjorn, sensacional......creio que nem de longe temos um sistema com este hoje. Eu sabia que os visores a partir da F2 eram diferenciados mas nem imaginava a complexidade que o sistema tinha.

Pelo que entendi o visor "ao nível dos olhos" não tinha fotômetro, é isso? Tanto na Nikon F como na F2, estranho um modelo sem fotômetro embutido, levando em conta que se tratava de uma câmera profissional.

Bjorn, tens alguma dessas câmeras a venda?

Obrigado, grato.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 03 de Agosto de 2015, 17:26:44
A enorme diferença entre Nikon e Canon e antigamente também a Pentax , acredito tenha sido não intrinsecamente a qualidade em si , mas a oferta de produtos e serviços em nivel mundial , ganha de lavada pela Nikon .

Conseguir um motor drive ou mesmo um simples flash dedicado , no RJ ou em SP já era meio complexo , agora imagine em Belem ou Curitiba por exemplo , falo de 30 / 40 anos atras . Nesse quesito a Nikon era superior numa escala 50 a zero a seu favor . Com o passar dos anos a Pentax deixou de tentar a segunda ou terceira posição e foi praticamente para o fim da fila .

Nenhuma delas teve o bom senso e honestidade com seus usuários como a Nikon .
Tenho lentes de 40 anos , que hoje uso na Df ou na D7000 , acredito que tenha sido essa descomunal consideração , que tenha gerado essa fidelidade à marca .
E antes que digam , Rolleyflex e Leica são corridas a parte , assim como a magistral Hasselblad .

Muitos teceram seus comentários a respeito da Df , gosto e opiniões não se discute mas desafio a quem quer que seja , a NÃO admirar uma Df , uma câmera concebida nos dias de hoje , com uma tecnologia de primeira embarcada , um sensor sensacional , com motor drive " embutido " e que usa sem a menor parcimônia ( considerem um adjetivo para adaptação ) lentes de 30 , 40 , 50 anos atrás e se isso não eh consideração ( aceito perspicácia comercial ) da marca , então não conheço ninguém que o tenha feito .

Esse " discurso " poderia ter sido feito para a Leica por exemplo , mas eu jamais cheguei sequer a segurar uma Leica nas mãos , quanto mais ter uma , sempre esteve muito acima das minhas posses e portanto desconheço praticamente tudo a respeito da marca em si .

Muita coisa mudou a nivel mundial , e novos fabricantes porem , por melhores que possam vir a serem , Nikon será sempre a marca por excelência .... :wub:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 03 de Agosto de 2015, 17:33:45
Lembrem-se Srs respeitaveis Canonzeiros , Pentaxzeiros , Minolteiros , Fujikeiros e outros queiros mais que , em nenhum momento falei , sujeri , insinuei ou fui subjetivo com Vossas marcas , mas que tão somente falei da minha marca .... um abraço à todos .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 03 de Agosto de 2015, 17:37:33
Citar
Bjorn, tens alguma dessas câmeras a venda?
Obrigado, grato.

Disponha meu amigo , estou fora de casa , me mande um email na sexta por favor ....
bjorn_atg@hotmail.com

Um abraço ......  :snack:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !