Autor Tópico: Pentax K-x ou Nikon D5000? Mais alguma sugestão?  (Lida 4611 vezes)

lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Online: 19 de Janeiro de 2010, 23:13:05
Pessoal,

Possuo uma Fuji S6000fd tenho pensado em me desfazer dessa excelente SZ para ingressar no mundo DSLR.

Como não poderia deixar de ser, venho recorrer a quem mais me ajuda no crescimento fotográfico, que são vocês: usuários do MF.

Andei pesquisando sobre as Nikon, particularmente a D5000 e a D90 (essa, fora do orçamento) e recetemente tomei conhecimento da Pentax K-x, que me pareceu uma ótima opção.

Na web (nacional, pelo menos), falta bastante material sobre as Pentax de forma geral, o que muito se vê é o antigo dilema Canon x Nikon.

Pesquisei sobre a K-x em reviews e fucei o pentaxphotogallery e gostei muito do resultado que vi, principalmente pela qualidade das fotos em ISOS mais altos.

O meu maior dilema é no custo x benefício, pois a K-x me pareceu melhor que a D5000 e, segundo o dpreview, a qualidade da imagem é superior em 0.5 pt à D90 (só nisso, rsrs).

Realmente, para entrada ela vale realmente a pena? O que significa para o mercado de equipamentos fotográficos sair do eixo Canikon?

Encontro boas lentes para a K-x? e a revenda?

Não farei uso profissional, somente hobby, dos mais variados: paisagem, macros, portraits...

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 06:30:27 por Leandro Federsoni »


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2010, 23:46:27
Cara,
eu to no mesmo dilema que você, a diferença é que você vai comprar sua DSLR, eu só sonho.

E assim, hoje, sem duvida, pegaria a K-x, entre as de entrada.
A qualidade é bacana, se você ve testas ai, acho que do Dpreview, é algo massacrante, a qualidade em ISO alto da K-x, comparada a D5000, XSi.
O contra dela é que ela é à pilha, algo que muitas pessoas não gostam..

E o que mais me leva a comprar ela, são as lentes Pentax antigas, que funcionam, que alem de serem bem mais em conta.
Ainda mais que vi uma 135mm/F2.8 por 250 reais. Fiquei doido  :hysterical: :hysterical:

Essa eu indico  :clap:

Abraços
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2010, 09:32:53
A Pentax me pareceu melhor mesmo mas aí entram outros fatores: velocidade do AF, acessórios, assistência e pessoas conhecidas que usam e podem emprestar acessórios.
Esse último fator foi preponderante sobre os demais na escolha pela D5000 (já vendida para comprar a D90) ante as rebeldes canônicas (provavelmente a XSi).

Essa pentax pareceu muito boa mas já ouvi relatos indicando que a velocidade do AF não é tão bom quanto o das concorrentes.

Sou fã da pentax e já usei muito uma de filme do final da década de 70. É muito boa MESMO.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2010, 10:21:05
A K-X é o bicho! Puta câmera boa e baratinha. Das de entrada é sem discussão a melhor.

O negócio é o sistema. Pentax não tem fullframe(FF) digital, então se no futuro vc quuiser FF, vai ter que trocar de marca a amargar o prejuízo das lentes.

Eu começei com uma D80, e depois mudei pra D90. Comecei em Nikon porque quando eu não entendia nada eu achava que em algum momento eu ía comprar uma FF. Agora eu já tenho uma cacetada de lentes, filtros no tamanho dessas lentes, controle remoto, grip, tudo nikon, pra mim fica difícil trocar.

Acabou que ao invés do FF eu decidi investir em outras coisas: luz de estúdio e tb um sistema de médio formato analógico (que inclusive é Pentax, rs).

Se eu fosse começar um sistema digital novo hj, já sabendo que eu não preciso de FF, eu tb pensaria na K-X.


EDIT: Com relação a assistência técnica, no caso de Nikon a T.Tanka é somente para amadores, profissionais não podem esperar três/quatro meses pra ter o equipamento consertado. Como lá eles limpam lente com alcool (rs), tb não dá pra fazer manutenção preventiva. Então nesse quesito, morando no Brasil e sendo profissional, vc reza pra não quebrar porque se der zebra vai ser mais barato comprar outra, se for considerar o tempo que perde e o dinheiro que deixa de ganhar nesse tempo. Como é hobby, talvez vc tope esperar. Eu não me preocuparia com isso, com o tempo vc vai acabar achando a sua oficina de confiança e pode ter certeza: não vai ser a autorizada. Todas, de todas as marcas, são uma bosta. Elas se garantem no mercado por serem autorizadas, não pelo serviço.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 10:31:39 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2010, 11:36:41
A Pentax me pareceu melhor mesmo mas aí entram outros fatores: velocidade do AF, acessórios, assistência e pessoas conhecidas que usam e podem emprestar acessórios.


Essa pentax pareceu muito boa mas já ouvi relatos indicando que a velocidade do AF não é tão bom quanto o das concorrentes.

dkfuji, sinceramente, para mim o que pesa é a velocidade do AF, porque os acessórios que existem são suficientes para o meu uso, assistência, acredito que no final das contas não contarei comn nenhuma delas :hysterical:, e realmente pessoas conhecidas eu não tenho, mas nãopara pentax, para qq DSRL  :hysterical:

então voltando, a velocidade do foco muda muito mesmo? Para o uso que eu vou ter, acho que resolve tranquilamente não? Digo isso porque estou feliz da vida com a minha S6000.

A K-X é o bicho! Puta câmera boa e baratinha. Das de entrada é sem discussão a melhor.

O negócio é o sistema. Pentax não tem fullframe(FF) digital, então se no futuro vc quuiser FF, vai ter que trocar de marca a amargar o prejuízo das lentes.

Eu começei com uma D80, e depois mudei pra D90. Comecei em Nikon porque quando eu não entendia nada eu achava que em algum momento eu ía comprar uma FF. Agora eu já tenho uma cacetada de lentes, filtros no tamanho dessas lentes, controle remoto, grip, tudo nikon, pra mim fica difícil trocar.

Acabou que ao invés do FF eu decidi investir em outras coisas: luz de estúdio e tb um sistema de médio formato analógico (que inclusive é Pentax, rs).


Thiago, é bastante relevante esse aspecto da FF, mas pensando friamente, se eu mudar para FF acredito que isso acontecerá somente daqui há uns 10 anos, porque em um futuro próximo, nem pensar.

Uma APS dessas resolve bem meu problema.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 11:37:19 por lipe_machado »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2010, 12:23:17
As FF para mim são irrelevantes no curto prazo. As DSLR com APS-C de ponta são tão boas que as FF podem aguardar (bastante).

Procure alguns reviews. Há inclusive aqui no MF (mas não lembro onde) quem já avaliou o AF dela.

Essa questão do AF somente é crítica com pouca luz. Em boas condições (até o final do ocaso, por exemplo) o foco das DSLR são muito precisos e rápidos (creio que a Pentax não deve decepcionar).


dkfuji, sinceramente, para mim o que pesa é a velocidade do AF, porque os acessórios que existem são suficientes para o meu uso, assistência, acredito que no final das contas não contarei comn nenhuma delas :hysterical:, e realmente pessoas conhecidas eu não tenho, mas não para pentax, para qq DSRL  :hysterical:

então voltando, a velocidade do foco muda muito mesmo? Para o uso que eu vou ter, acho que resolve tranquilamente não? Digo isso porque estou feliz da vida com a minha S6000.

Thiago, é bastante relevante esse aspecto da FF, mas pensando friamente, se eu mudar para FF acredito que isso acontecerá somente daqui há uns 10 anos, porque em um futuro próximo, nem pensar.

Uma APS dessas resolve bem meu problema.


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2010, 16:13:09
Eu acho que as pessoas quando escrevem exageram demais, tanto nos pontos fortes quanto nos pontos fracos.

Por exemplo, a diferença de ruído em ISO alto entre a D5000 e a KX é irrelevante. Fotografando em RAW o que uma faz a outra tb faz.

O mesmo ocorre na diferença de velocidade de foco. Alguém que usou a KX já reclamou de foco lento???

Eu ainda não vi ninguém.

Qualquer uma das duas é suficiente para fotógrafo amador, sendo o fotógrafo o fator limitante na maioria dos casos.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2010, 11:10:31
Eu acho que as pessoas quando escrevem exageram demais, tanto nos pontos fortes quanto nos pontos fracos.

Por exemplo, a diferença de ruído em ISO alto entre a D5000 e a KX é irrelevante. Fotografando em RAW o que uma faz a outra tb faz.

O mesmo ocorre na diferença de velocidade de foco. Alguém que usou a KX já reclamou de foco lento???

Eu ainda não vi ninguém.

Qualquer uma das duas é suficiente para fotógrafo amador, sendo o fotógrafo o fator limitante na maioria dos casos.

Eu não tive essa percepção não.

Olhando o dpreview, a impressão que eu tive é que Pentax K-x é bem superior a D5000, tanto em Jpeg quanto em Raw. A K-x, apresenta mais contraste, enquanto que na D5000 a imagem fica mais lavada, meu comparativo foi em ISO 1600.

Com relação a velocidade do foco não sei se existe alguma unidade para medição (fps ?).

O sistema realmente é igual ao da D90? Há alguma confirmação quanto a isso?



dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2010, 14:15:08
Milticam 1000 para as duas. (D90 e D5000) Aliás para todas as não-profissionais ou semi: D3000, D5000, D80 (saiu de linha há tempo), D90.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2010, 15:23:19
Milticam 1000 para as duas. (D90 e D5000) Aliás para todas as não-profissionais ou semi: D3000, D5000, D80 (saiu de linha há tempo), D90.

Não entendi não.

O sistema da K-x é igual a dessas outras não profissionais? é isso?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2010, 15:46:33
Não.
O sistema da K-x é igual a dessas outras não profissionais? é isso?

Multi-CAM1000 é o sistema de todas as Câmeras Nikon (exceto D300 para cima). A D5000 tem o mesmo que a D90.
A Pentax tem outro sistema de AF.
O sistema realmente é igual ao da D90? Há alguma confirmação quanto a isso?

SAFOX VIII é o sistema da K-x e da K-7 (da K-7 é o sistema supostamente melhorado).


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2010, 16:05:21
Agora entendi dkfuji.

valeu pela explicação.


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2010, 18:56:30
Em momento nenhum eu disse que os sistemas são iguais.

O que eu disse foi que a diferença na prática é imperceptível.