Autor Tópico: Filme 120mm em máquina 35mm?  (Lida 4981 vezes)

wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Janeiro de 2010, 14:11:00
Fala, rapaziada!

É o seguinte, "erdei" uma EOS 66 com lente do kit, na verdade tomei posse pelo descaso como era tratada aqui em casa. E de tanto ler alguns tópicos sobre fotografia analógica resolvi fazer alguns testes com o velho e sempre novo filme. Andei pesquisando alguns filmes profissionais para usar (Velvia, Fuji Pro 160S etc) e me deparei com os filmes 120mm. Eles são uns dos mais vendidos em alguns sites de fotografia, tipo consigo, capovilladigital, etc. Daí a pergunta: os filmes 120mm têm tipo de máquina específica para eles ou podem ser usados na comum 135mm? E se isso puder ser feito, a diferença de qualidade vale a pena, falando-se em custo-benefício?
E esses pequeninos são bem salgados no preço, alguém conhece local mais acessível?


Agradeço aos amigos que puderem ajudar.
Abraço! :ok:
William Alves
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 14:16:27 por wirian »
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2010, 14:25:56
William,

Como é uma pergunta básica, permita-me responder pela base. Visto que pode ser uma dúvida, também, de muitos.

Em primeiro lugar sempre ocorre uma confusão. Não existe filme 120 mm nem 135 mm. Os números 120 e 135 se referem ao padrão do formato do filme. O filme 135 é o filme de 35 mm.

O formato 135 (35 mm) é conhecido como Pequeno Formato, o 120 (e ainda o 220, que é um rolo mais extenso, com o dobro do tamanho) como Médio Formato e ainda existem folhas de filme de Grande Formato.

Câmeras de Pequeno Formato usam filme 135. Algumas de Médio Formato aceitam somente 120, outras 120 ou 220 e umas (por meio de um kit de adaptação) aceitam também o 35 mm. As de Grande Formato, através de um adaptador (Roll Film) podem funcionar com 120 ou 220.

A câmera que mencionou aceita somente filme formato 135, ou seja, de 35 mm.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 14:26:22 por Elmo »


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2010, 14:32:19
William,

Como é uma pergunta básica, permita-me responder pela base. Visto que pode ser uma dúvida, também, de muitos.

Em primeiro lugar sempre ocorre uma confusão. Não existe filme 120 mm nem 135 mm. Os números 120 e 135 se referem ao padrão do formato do filme. O filme 135 é o filme de 35 mm.

O formato 135 (35 mm) é conhecido como Pequeno Formato, o 120 (e ainda o 220, que é um rolo mais extenso, com o dobro do tamanho) como Médio Formato e ainda existem folhas de filme de Grande Formato.

Câmeras de Pequeno Formato usam filme 135. Algumas de Médio Formato aceitam somente 120, outras 120 ou 220 e umas (por meio de um kit de adaptação) aceitam também o 35 mm. As de Grande Formato, através de um adaptador (Roll Film) podem funcionar com 120 ou 220.

A câmera que mencionou aceita somente filme formato 135, ou seja, de 35 mm.

Espero ter ajudado.

Rsrs... claro que ajudou! A propósito, vejo que tem fotos de uma TLR, elas valem a pena? Produzem fotos boas? Achei o valor interessante e bem estilosa.

Abraço!
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2010, 14:35:01
Willian,

Não há, pra mim, nada melhor que uma TLR. Mas ela não faz a foto sozinha. Tem uma coisa chamada fotógrafo que ajuda.  ;)


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2010, 14:41:18
Willian,

Não há, pra mim, nada melhor que uma TLR. Mas ela não faz a foto sozinha. Tem uma coisa chamada fotógrafo que ajuda.  ;)

Com certeza!
Estava namorando uma faz uns dias, mas sem coragem de comprar a pequena.
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar