Autor Tópico: Nikon D5000 ou uma Ultra-Zoom?  (Lida 4025 vezes)

Boba do Bill

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Online: 20 de Janeiro de 2010, 19:27:44
Ola sou novo no fórum e por enquanto amador. Tenho a seguinte dúvida:
Meu objetivo é tirar fotos de paisagens em viagens a serviço (fotografia é um hobby). Necessito trabalhar com o formato RAW, que a câmera tenha um bom zoom e que faça filmagens (amadoras, só pra registrar alguns momentos). Meu orçamento da para comprar uma Nikon D5000 ou Canon T1i Eos 500d com o kit básico (lente 18-55mm). Estas lentes oferecem um bom zoom? Por exemplo, vale a pena comprar uma dessas no lugar de uma compacta com zoom de 20x (Canon SX1 IS, por exemplo)? Fico preocupado em comprar uma câmera com muitos recursos mas não ter os acessórios adequados para ótimas fotos e um zoom razoável, tipo a D5000, em contrapartida posso ficar insatisfeito com poucos recusos de uma câmera Ultra-Zoom e as fotos não sairem com tanta qualidade.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2010, 07:01:22
Boba do Bill, a reflex vai lhe entregar uma qualidade de imagem muito superior, porém a lente do kit tem um range bem curtinho zoom de 3x, então caso queira ter o mesmo zoom da SX1 terá que gastar uma grana numa lente UZ ou completar a lente do kit com uma tele.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2010, 11:57:03
A SX1, tem todos os recursos que uma DSLR (AP, SP, M).

O que muda basicamente é a qualidade da imagem (ou seja, a foto em si,  :aua:)

Com a SX1 você conseguirá fazer excelentes fotos a qq momento, sem a necessidade de ficar trocando de lente.

Esse comparativo é muito difícil fazer, porque você está comparando categorias de câmeras diferentes. É como comparar um carro popular e um utiliário. Ambos te levarão a todos aos lugares, mas o utilitário passará com mais facilidade por alguns lugares, em compensação o popular será mais econômico...

Enfim a D5000 sem dúvida é melhor, mas você precisará de lentes complementares, o que deixará ela mais cara. Mas ela te possibilitará imagens melhores, principalmente em ISOS mais altos.

Você tem que pesar suas reais possibilidades e vê se a grana compensa.


Boba do Bill

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2010, 19:29:36
Valeu pelas colaborações, mas como sou novo no assunto o que significa "UZ ou completar a lente do kit com uma tele"?
Poderiam sugerir uma lente para que possa pesquisar o valor?


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2010, 01:01:13
Valeu pelas colaborações, mas como sou novo no assunto o que significa "UZ ou completar a lente do kit com uma tele"?
Poderiam sugerir uma lente para que possa pesquisar o valor?

UZ = Ultra Zoom, casos da SX1, HX1, FZ35...

A D5000 não é uma UZ é uma Reflex Digital. Ou seja, ela não possui uma lente fixa como as outras câmeras (compactas ou UZ), por isso é necessário um jogo de lentes.

Tele, são aquelas lentes grandes que usa-se para aproximar os assuntos (quando você deseja aproximar o objeto).

Essa foi a explicação mais básica que consegui dar.

Antes de optarmos por lentes seria interessante você pesquisar um pouco mais sobre o tema, porque se não a câmera vai ser um monstro para você.


Boba do Bill

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2010, 19:51:43
É o que estou fazendo em paralelo Dr. Obrigado pela resposta.


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2010, 14:09:25
Eu acho que se nao vai ficar investindo na camera, devera comprar uma UZ!
pegue uma que tenha lente clara.

ou entao gaste um pouco a mais e pegue uma dslr com uma lente vessatil, por exemplo uma 18-135 da canon, ou a 18-200 da nikon

outra cosia, como eh pra hobby, eu acho que tamanho influencia, entao eu pegaria uma UZ mesmo, pois a lente fica acoplada e guardada na propria camera!


perde um pouco em qualidade de imagem, mas a lente dessas UZ sao mais claras e geralmente tem uma construção melhor..



Boba do Bill

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2010, 18:43:33
OK Doutores, clareou bastante! Estava justamente pesquisando lentes com um zoom mais "potente" para a Nikon e cheguei na 18-200mm. Preciso só entender um pouco mais sobre as especificações e recursos das lentes para chegar a minha decisão (entender por exemplo, o que esses números 70-300MM F/4.5-5.6 G significam e influenciam na escolha da lente). Baixei também alguns manuais (Fz35, D5000, D90, Coolpix P90) e vou ler antes de comprar.
Obrigado.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2010, 08:45:30
Apenas reforçando e colocando com outras palavras o que outros já citaram:
D5000 ou qualquer outra reflex moderna tem qualidade superior a qualquer UZ. A D5000 e a Pentax K-x são as melhores em custo X benefício em minha humilde opinião - usei muito a D5000.

Em ótimas condições de luz, entretanto, essa diferença é menor e perceptivel apenas em ampliações (30X45 para cima) ou em recortes (crops, ou pegar um pedaço da imagem e criar uma foto a partir dela).
Assim vale mais a pena a UZ para fins descompromissados.
Outra perda em qualquer situação é na velocidade do AF, que nas reflex modernas são sempre melhores.

Em ambientes indoor relativamente bem iluminados, entretanto, a diferença começa a aparecer mais. Basta você avançar o ISO para 400 ou 800 que você terá ótimas imagens indoor com boa luz, enquanto na UZ você perderá qualidade nesta ação.
A perda é na flexibilidade da lente que é "só" 3x (27-78mm equivalentes), contra dezenas de vezes das UZ (gosto da TZ6 que vai de 25mm até 300mm equivalentes).

Em ambientes com luz precária, entretanto a diferença é imensa (abaixo a imagem feita em um teatro sem flash ISO 3200 - clique para ampliá-la e vê-la em 100%). Para ter 27 a 300mm, use a lente 18-200 VR II, que sozinha custa mais que qualquer UZ que conheço.