Autor Tópico: olympus pen ees-2  (Lida 6050 vezes)

vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Online: 22 de Janeiro de 2010, 01:40:04
Primeiramente gostaria de me desculpar por ficar criando tópicos adoidada, é que estou começando agora a fotografar e tenho muitas dúvidas.

Ganhei uma olympus pen ees-2, mas ainda não usei. Lembro de ter lido aqui que as olympus pen duplicam as fotos, mas queria saber se todos os modelos fazem isso. Andei pesquisando fotos dessa câmera na internet e as vezes estão duplicadas, as vezes não.
Gostaria de saber se tem que fazer alguma coisa na câmera pra duplicar, ou usar algum filme diferente.

Obrigada.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2010, 01:57:55
Olá vicbnmnn,

A Olympus Pen, utiliza um fotograma menor... metade do que o comum de 24x36mm.

Assim sendo... Um negativo padrão 35mm, cabem duas fotos da Pen.
Resultado, o dobro de fotos por filme!

Não é uma opção, é uma característica da câmera.

Vantagem: Economia no filme.

Desvantagem: Por ter um negativo menor, tem menos qualidade. Pra impressão 10x15 ou 13x18 dá tranquilo. Agora se você imprimir acima de 15x21 vai começar a notar que a qualidade não é tão grande, como uma Olympus trip (câmera irmã da Pen), que fotografa com o fotograma 35mm inteiro.


Quanto a alguns modelos serem assim e outros não, não sei lhe informar.
Daqui a pouco passa alguém que conheça mais a fundo os modelos da Pen, ou exatamente o modelo da sua.. e te fala.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2010, 02:24:38
Essas Pen devem ser legais para fotografar com cromo. Aqui em Porto Alegre, um Velvia de 36 poses com a revelação sai por uns 50-60 reais. Tirando 72 fotos, o valor total já fica bem interessante. Também, em função de ser cromo, deve ser possível conseguir uma ampliação um pouco maior ou mesmo uma 13x18 mais sharp do que usando filme negativo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2010, 02:41:28
Uma opção interessante também... é fotografar em cromo, e colocar naqueles monóculos, muito usados antigamente.

Como esses:

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2010, 03:46:48
vicbnmnn, (Não sei seu nome, desculpe-me).

Sobre algumas fotos estarem duplicadas, outras não, deve estar se referindo à mania de alguns de colocarem as fotos na Internet, provenientes da PEN, dessa forma:



Eles nada mais fizeram do que escanear dois fotogramas de meio-quadro juntos. Todas as PEN, de filme, são de meio-quadro, ou seja, é o que o Elias te respondeu.

Coloque um filme na sua e brinque a vontade, é foto que não acaba mais...


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2010, 12:46:30
Eu tenho uns negativos de infância provenientes de uma Olympus Pen e, como o meu scanner dedicado não reconhece meio quadro, ele acaba escaneando duas poses por vez. Algumas vezes, eu até deixava as duas poses juntas, pois fica interessante a narrativa.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 02 de Março de 2010, 00:48:41
finalmente testei a câmera, e aí estão os resultados:









meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2010, 01:14:28
Tadinha, gente! A menina só tem 18 anos, e ninguém comentou nada sobre as fotos dela! Assim ela pode desanimar.
Vicbnmnn, a segunda foi a melhor. A primeira e a terceira têm muita informação juntas e a última a claridade contra estragou. Não desanime não.


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2010, 09:51:32
Parabens pela sua nova máquina e fotos. Me parece que existe um certo vazamento de luz, o que pode criar este excesso de claridade nas fotos.
Depois de pagar R$ 50,00 por uma limpeza e substituição das vedações na minha Pen, descobri como substituir as vedações da tampa traseira de forma caseira e totalmente eficiente:  compre uma folha de EVA de cor escura - muito utilizado para artezanato, corte com uma faca bem afiada seguindo a forma conforme a foto em anexo e cole com cola comum. No caso das vedações que ficam dentro das canaletas, nem é necessario colar, basta ficar bem encaixado. Acho que se voce fizer isso a qualidade das fotos vai melhorar ainda mais.  Boas Fotos !

« Última modificação: 31 de Maio de 2010, 09:54:38 por NSantos »


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2010, 12:48:36
Gostei da primeira foto também. Qual filme você utilizou?

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2010, 14:21:09
Usei um fujifilm comum, iso 100.
Legal a técnica de isolar o vazamento de luz.