Autor Tópico: Qual a melhor forma de fotometria contra céu claro?  (Lida 5484 vezes)

Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Janeiro de 2010, 19:22:02
        Apesar de já ter estudado o assunto, sempre encontro dificuldade em fotografar pássaros contra um céu claro, principalmente naqueles dias claros e nublados, com nuvens claras tomando todo o fundo.
        Neste caso geralmente uso fotometria em modo spot sobre a ave, garantindo a exposição no pássaro, todavia o céu quase sempre estoura. Quando uso fotometria pela média o céu melhora mas o pássaro fica subexposto. Dá muito trabalho na edição.
        Sei que preciso fazer escolhas, sendo a fotometria nestes caso bem difícil mesmo, mas agradeceria todas as sujestões dos profissionais no sentido de melhorar minhas fotos.
        Já tentei usar flash, e confesso que até consegui certo equilíbrio na exposição do pássaro contra o céu; contudo a luz artificial gera um brilho estranho nas penas das aves, fato que me desistimula a usá-lo.
        Estou postando um exemplo que ilustra bem a  minha dúvida, e muito obrigado.

« Última modificação: 22 de Janeiro de 2010, 19:50:52 por Ricardo Leite »


Malino

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2010, 19:26:37
Nessa situação em especial, acho que o melhor é cuidar da fotometria no pássaro, pois a única saída que conheço é fotometrar no céu e expor o pássaro com o flash....Como vc não vai ficar espantando o pássaro e muitas vezes este está fora do alcance do flash, não há mto oq fazer.
Nikon D50 | Nikkor 135mm 2.8 Ai-S | Sigma 18-50 2.8 Macro|
A6000 | SEL1650 | Nex F3| SEL1855| SEL1628 | VCL-ECF1 | VCL-ECU1 | SIGMA 30 F/2.8 EX DN | Mamiya/Sekor 2/50| Minolta Rokkor 1.4/50 | Super Takumar 1.4/50 egg | Super Takumar 4/50 Macro | Vivitar 2.8/28 | Jupiter 8 2/50 | HELIOS 44M-6 2/58


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2010, 19:29:53
     Sei que preciso fazer escolhas, sendo a fotometria nestes caso bem difícil mesmo, mas agradeceria todas as sujestões dos profissionais no sentido de melhorar minhas fotos.

Ola Ricardo,

Nao acho que a fotometria nesse caso seja dificil, isto esta longe do problema. Como vc mesmo ja afirmou, as opcoes de fotometria sao bem simples: ou vc vai pelo ceu, ou vai pelo passaro.

O problema todo eh a diferenca de luz e ter que fazer a escolha. Uma resposta para o teu problema eh exatamente escolher a hora mais apropriada para fazer fotografias com o ceu no fundo.

Ou, como vc tb ja mencionou, 'aumentar' a luz no passaro (um jeito eh o flash).



Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2010, 20:07:17
Malino, o flash na verdade não costuma espantar o pássaro, eles raramente percebem o seu disparo. Agora, a distância de alcance é mesmo fator decisivo, eu vendi meu 430 a talvez compre um 580 para usar com aqueles flash extender, mas o que atrapalha mesmo é aquele brilho chato nas penas. Quem sabe um dia consiga passar uma base antibrilho na ave :hysterical:

obrigado pela ajuda.

abraço


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2010, 22:48:51
Oi Ricardo,
o assunto da foto é o pássaro, não o céu. Portanto, se a sua máquina possuir modo spot, use-o e trave a exposição no pássaro, então recomponha a foto e pronto.
O céu vai estourar, mas o assunto da foto estará bem na foto. Se você fotometrar pelo céu, vai ficar com uma silhueta. Pode até ficar uma foto interessante, dependendo da silhueta, se foi isso que você visualizou. É uma opção.
Já se o pássaro for gente boa, camarada, você sempre pode usar um rebatedor. Fica mais natural que o flash.  :D
Abraço,

José Azevedo


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:15:41
Eu desisti totalmente de fotografar pássaros em dias nublados. Fotometrar no pássaro e estourar o céu é a única saída, e nesse caso a minha tele barata gera uma CA absurda que torna a foto insuportável.

Só fotografo os bichinhos voadores em dias de sol, céu azul e nos horários mais equilibrados.

Abraço.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2010, 11:39:17
joseazevedo,
 sua dica é muito interessante, mas creio que perderei muito tempo fazendo tudo isto, travar exposição e recompor demora poucos segundos que nem sempre tenho. Geralmente quando localizo o pássaro, já mudo o ponto de foco para não ter que ficar recompondo, dessa forma a fotometria em spot já vai no ponto de foco sobre a ave.

valeu

dondon,
 dias nublados são realmente complicados. Sempre tento outros ângulos, mas nem sempre é possível. Dias de céu azul? só ocorre quando estou no trabalho, rsrsrs, lei de Murfy. Rebatedor? achei legal, talvez eu tente, mas seria mais uma tralha para carregar nas trilhas.

obrigado
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 11:40:16 por Ricardo Leite »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2010, 18:51:49
...mas creio que perderei muito tempo fazendo tudo isto, travar exposição e recompor demora poucos segundos que nem sempre tenho. Geralmente quando localizo o pássaro, já mudo o ponto de foco para não ter que ficar recompondo, dessa forma a fotometria em spot já vai no ponto de foco sobre a ave.

Oi Ricardo,
não leve a mal a dica antiquada... Minhas câmeras são todas manuais, nem me toquei na hora que as atuais já têm esse recurso do spot no ponto de foco.

Abraço,

José Azevedo




Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:34:13
obrigado a todos
Pictus, obrigado pela dica, já havia visto um destes, mas não tinha idéia da seu real efeito. Pelos comentários parece ser bem eficaz.

abraço
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 12:34:29 por Ricardo Leite »