Autor Tópico: fungo na lente  (Lida 5322 vezes)

vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:58:57
Minha Zenit tinha um fungo na lente, mandei limpar, até me custou um pouco caro levando em conta o valor da câmera, e mesmo assim ficou uma marca do fungo. É normal ficar essa marca? Afeta as fotos em alguma coisa?
Outra dúvida: queria saber qual é a maneira correta de limpar a lente e o visor da minha câmera


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2010, 00:41:21
Minha Zenit tinha um fungo na lente, mandei limpar, até me custou um pouco caro levando em conta o valor da câmera, e mesmo assim ficou uma marca do fungo. É normal ficar essa marca? Afeta as fotos em alguma coisa?
Outra dúvida: queria saber qual é a maneira correta de limpar a lente e o visor da minha câmera

Oi.
Sim, é possível que, para a retirada completa do fungo, o coating da lente seja afetado. No T. Tanaka, quando você leva uma lente para ser limpa, assina um termo com esse tipo de aviso.

Bom... Cada um tem a sua receita...

Eu limpo as lentes que eu uso com um paninho de microfibra, uma baforada e pressão sem perder a ternura.  :D
E se a mancha for MUITO resistente a esse método, dou uma leve molhadinha no pano de microfibra. Só.
o melhor mesmo é usar as tampinhas e pronto. Ou um filtro UV.

Abraço,

José Azevedo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2010, 18:28:24
A marca de fungo pode ser por algumas razões, como:

1- O técnico, durante a limpeza, deixou aparente as marcas da abrasão que o fungo provocou. O dano também pode ter sido agravado pelo atrito durante a limpeza. Pelo que eu sei, as lentes são limpas com um pedaço de algodão e limpa-vidros neutro. Assistências técnicas de grife talvez usem outros produtos, mas não sei até que ponto são mais efetivos.

2- O técnico preferiu não remover o fungo de um elemento óptico mais difícil de acessar, ou por preguiça, ou porque achou que removê-lo seria pior do que deixar como está. Neste caso, o que você vê não é a marca deixada pelo fungo, mas sim o próprio.

Sobre o impacto sobre as fotos, provavelmente essa "cicatriz" irá afetar. A questão é o quanto. Se você está satisfeito com as suas fotos, ótimo. Geralmente, é difícil notar a perda de nitidez causada por fungos, a não ser que você tenha duas objetivas idênticas para fazer a comparação.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS