Autor Tópico: Um sucesso chamado K-x  (Lida 21046 vezes)

BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 28 de Janeiro de 2010, 00:25:36
O grande lance é que a K-x já chegou por cima das de entrada nas outras.

Lipe,

Me parece que vc esta MUITO no muro, pescando opnioes aqui e ali. Como eu disse antes, o forte da Pentax esta longe de ser essa camerazinha Kx.. que alias, eh uma puta camera.

Com Kx ou sem Kx, que usava pentax antes vai continuar usando, por que o motivo nao era o lancamento dessa Kx no final de 2009, por que afinal de contas nos Pentaxianos nao temos bola de cristal. Essa camera eh um presente, e nao a base da empresa.


Eu te recomendo a analisar o sistema como um todo: quais lentes vc quer, e veja quais sistemas que vc estiver considerando oferece tais lentes.

O nosso amigo blofoiô disse algo interessante outro dia: ele esta comprando Pentax e vai experimentar o que tem de melhor na gama: lentes primas. Sao excelentes lentes, mas lente prima eh lente prima. Nao que a Pentax nao ofereca lentes zoom, mas o forte eh primas.


Nao sei, me parece que vc esta completamente no muro... nao adianta... soh vc colocando o peh na agua que vai poder decidir se a agua esta quente ou nao...


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #31 Online: 28 de Janeiro de 2010, 00:59:13
Lipe,

Para quem não tem certeza do que quer eu recomendo ficar com uma CaNikon. É a escolha mais segura.

Abraços,
Igor.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #32 Online: 28 de Janeiro de 2010, 01:02:54
Realmente eu to no muro sim BBear, por isso, outro dia abri um tópico pedindo opiniões sobre a D5000 e a K-x, e tenho participado mais ativamente nas discussões desses 2 sistemas.

O meu grande dilema é o seguinte.

Hoje eu não tenho DSLR nenhuma, e quando me decidir por uma não gostaria de me arrepender e ter que vender todo o meu material para mudar de sistema, não que não possa acontecer, pode, mas quero que as chances sejam mínimas (é como escolher o que você vai estudar na faculdade, você não entra pensando em mudar de curso, mas se acontecer... e comigo aconteceu justamente isso me formei em Biologia e trabalho com desenvolvimento de softwares,  :D)

Eu já tive uma K1000, por 1 ano. Foi minha 1ª câmera e gostei bastante dela, apesar de ter gasto uns 4 filmes somente. Vendi para comprar uma S6000fd, que apesar de não ser uma Reflex me daria bons resultados a ISOS altos (na categoria dela, ISO 400 é praticamente inútil, e nela consigo boas fotos até mesmo em ISO 800) e da flexibilidade do Zoom (minha lente na K1000 era uma 35-80, se não me engano).

O meu maior pé atrás com a Pentax é saber as perspectivas dela no mundo Reflex Digital, porque me parece, pelas discussões (sim, somente pelas discussões, porque não sou entendedor de nunhuma marca específica) que as máquinas produzidas pela Pentax quando chegam para competir com as Canikon, deixam a desejar, sendo o preço destas bem parecido (o que não acontece com a K-x, que tem um preço bem em conta e um resultado final bem agradável).

E sobre as lentes eu prefiro as zoom do que as fixas, e isso está pesando para mim também, saber se Pentax e Nikon são compatíveis ou Nikon é melhor em zoom e Pentax em fixas (com a série Limited)?!

Realmente eu estou em um dilema fu%@#*! e por isso "em cima do muro".

Eu praticamente estou entre esses 2 sistemas, por isso sempre cito Pentax e Nikon.

P.S. Eu cheguei a fazer um apanhado das lentes que me interessariam nos 4 sistemas (Canon, Nikon, Sony e Pentax), até chamei de "Kit de Sobrevivência", porcausa das minhas pretensões. Amanhã eu pego a lista no trabalho e posto aqui para apreciação e discussão do que eu julguei necessário para os fotógrafos que querem boas fotos sem precisar de um equipamento caríssimo.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #33 Online: 28 de Janeiro de 2010, 01:04:45
Lipe,

Para quem não tem certeza do que quer eu recomendo ficar com uma CaNikon. É a escolha mais segura.

Abraços,
Igor.

É mais ou menos por ai que estou pensando, mas querendo conhecer boas alternativas.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 28 de Janeiro de 2010, 01:20:56
Hoje eu não tenho DSLR nenhuma, e quando me decidir por uma não gostaria de me arrepender e ter que vender todo o meu material para mudar de sistema,

Lipe,

Eu nao sei a tua condicao financeira, e ate entendo o motivo de se preocupar em entrar no sistema seguro. Eu concordo plenamente com o Igor. O mais seguro para vc eh pegar essa Nikon.

O sistema Pentax eh mais complicado do que parece e sem duvida nao eh para qualquer um.

E no fim do dia, duas cameras na lista de compra nao tira fotos... entao compre logo e vai fotografar!


Abracos

BB



guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #35 Online: 28 de Janeiro de 2010, 02:57:12
Lipe,

Ironicamente, a qualidade optica SEMPRE foi o ponto mais forte da Pentax. Esse mito que Canikon tem vidro melhor, nao passa disso, mito. Nenhum Pentaxiano atual, esta no sistema por que tem a ilusao que os corpos Pentax (ate a K7 & Kx) eram necessariamente melhores! O unico motivo para manter um sistema Pentax eh/foi VIDRO de qualidade. Eh obvio que a K10D tem limitacoes (AF, ISO, Xsync), o mesmo com a K20D, etc etc. Se nao fosse pelos vidros, a Pentax nem existiria mais.
...

Pô, então não estou nesse grupo. Eu comprei a K10D pois tinha coisas que me interessavam mais do que outros modelos (não necessariamente fosse o melhor, pois sempre uma outra câmera tem alguma característica que é interessante e não tem na nossa). Como não faço fotos com ISO alto, não trocaria a K10D por uma Kx. Acho mais vantagem ter os dois 'dials'. Geralmente uso uma K 28mm 3.5, o AF não é importante para mim. Tenho flash externo então vai até 1/4000 (acho que o da câmera é apenas para quebrar galho).

Não tenho nada a reclamar das lentes. Na semana passada a minha esposa bateu na 70mm ltd e ela caiu no chão de uma altura de uns 70cm em um piso de lajotas. Picou algumas vezes e depois ficou girando no chão. Está funcionando bem (por enquanto).
Guaracy Monteiro
flickr
blog


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #36 Online: 28 de Janeiro de 2010, 03:17:05
Realmente eu to no muro sim BBear, por isso, outro dia abri um tópico pedindo opiniões sobre a D5000 e a K-x, e tenho participado mais ativamente nas discussões desses 2 sistemas.

O meu grande dilema é o seguinte.

Hoje eu não tenho DSLR nenhuma, e quando me decidir por uma não gostaria de me arrepender e ter que vender todo o meu material para mudar de sistema, não que não possa acontecer, pode, mas quero que as

...

E sobre as lentes eu prefiro as zoom do que as fixas, e isso está pesando para mim também, saber se Pentax e Nikon são compatíveis ou Nikon é melhor em zoom e Pentax em fixas (com a série Limited)?!

Realmente eu estou em um dilema fu%@#*! e por isso "em cima do muro".

Eu praticamente estou entre esses 2 sistemas, por isso sempre cito Pentax e Nikon.

P.S. Eu cheguei a fazer um apanhado das lentes que me interessariam nos 4 sistemas (Canon, Nikon, Sony e Pentax), até chamei de "Kit de Sobrevivência", porcausa das minhas pretensões. Amanhã eu pego a lista no trabalho e posto aqui para apreciação e discussão do que eu julguei necessário para os fotógrafos que querem boas fotos sem precisar de um equipamento caríssimo.

Eu te aconselho a comprar uma câmera preta. Não interessa qual a que comprares, a que não comprares sempre terá alguma coisa interessante que a tua não tem (desconsiderando os novos lançamentos).

Mas é legal colocares as lentes que te agradam para uma visão melhor do pessoal. O número de objetivas oferecidas por outras marcas pode até ser maior, mas tem que ver se estás disposto a pagar o preço. Não adianta alguém dizer para ti que a marca x tem uma lente assim e assado. Só que ela custa R$ 8.000 e tu não estás disposto a pagar o preço. É como se nao existisse.

Outro conselho é pegar um programinha e fazer uma estatística sobre as fotos feitas com a S6000. Eu tinha uma FZ5 e pensava em comprar uma K10D com a lente do kit e uma 50-200. Após rodar o programa verifiquei que 90% das minhas fotos eram abaixo dos 70mm. Em vez de comprar uma 50-200 comprei uma 70mm Ltd e foi mais negócio.
Guaracy Monteiro
flickr
blog


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 28 de Janeiro de 2010, 09:12:39
Pô, então não estou nesse grupo. Eu comprei a K10D pois tinha coisas que me interessavam mais do que outros modelos (não necessariamente fosse o melhor, pois sempre uma outra câmera tem alguma característica que é interessante e não tem na nossa).

Guaracy,

Eu estou totalmente de acordo contigo. Nao eh atoa que eu comprei a K10D uns anos atras e ate hoje eh a minha guerreira preferida. O que eu quis dizer eh que o spec dela por si tem umas falhas fortes no papel quando comparadas a outras cameras da categoria POREM sao falhas que se vc sabe "contornar" ou realmente nao precisa, entao o resto do pacote eh perfeito:

- corpo selado
- duas rodas seletoras
- viewfinder prisma com 0.95
- lentes Pentax AF
- lentes Pentax MF
- melhor custo
 

O que eu quis dizer eh que a gama de lentes (AF & MF) eh um dos pontos fortes da camera, seja esse ou nao o motivo que te trouxe a Pentax.

E para confirmar a qualidade do pacote, nao eh atoa que a K10D foi a camera do ano em 2007 (ou 2008)....

:)


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #38 Online: 28 de Janeiro de 2010, 09:30:20
Outro conselho é pegar um programinha e fazer uma estatística sobre as fotos feitas com a S6000. Eu tinha uma FZ5 e pensava em comprar uma K10D com a lente do kit e uma 50-200. Após rodar o programa verifiquei que 90% das minhas fotos eram abaixo dos 70mm. Em vez de comprar uma 50-200 comprei uma 70mm Ltd e foi mais negócio.

Boa alternativa para ajudar na minha escolha, mas que programa é esse?

_______________________________________________________________ ___________________________________

Como prometido, segue o que eu considerei o meu "Kit de Sobrevivência" para cada sistema:

Canon


EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS Lens
EF 50mm f/1.4 USM Autofocus Lens   
EF 100mm f/2.8L Macro IS USM Lens
EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM Lens



Nikon


AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR DX
AF-S 50mm f/1.4G
AF-S Micro 105mm f/2.8G ED-IF VR
AF-S 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED VR
 


Pentax


SMCP-DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL II
SMCP-FA 50mm f/1.4
SMC P-D FA 100mm f/2.8 Macro
SMCP-DA 55-300mm f/4-5.8 ED


Sony


SAL-16105 AF DT 16-105mm f/3.5-5.6(D)
SAL-50F14 50mm f/1.4
SAL-100M28 100mm f/2.8 AF Macro
SAL-70300G 70-300mm f/4.5-5.6G SSM

Considerações são muito bem vindas.
 


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 28 de Janeiro de 2010, 10:11:56
Lipe,

Eu nao sei ao certo qual programa ele te recomendou, mas existe o "ExposurePlot" e acho que ele vai te ser MUITO util para amaciar esse kit de sobrevivencia teu.... Alias.. nada de errado nele, soh acho que a 50mm possivelmente eh um equivoco... entao eu pegaria o programa, e analisaria um grupo consideravel de fotos e no fim vc vai ter exatamente quais distancia focais vc usa mais...


Pentax

SMCP-DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL II
SMCP-FA 50mm f/1.4
SMC P-D FA 100mm f/2.8 Macro
SMCP-DA 55-300mm f/4-5.8 ED


Ja tive/tenho todas essas lentes... posso afirmar por experiencia propria:

- 18-55 eh a melhor lente do kit no mercado, hands down. (ja tive a da Canon, tenho a da Sony, e ja usei a da Nikon). Mas em comparacao com as opcoes que vc escolheu para a outras marcas, essa 18-55 tem menor versatilidade (as outras lentes que vc escolheu tem uma distancia focal mais versatil). Em qualidade optica, eu nunca usei nenhum dessas outras lentes que vc postou, entao nao tenho como comparar.

- FA 50 f/1.4: tenho a versao MF, mesma optica. A unica informacao que eu tenho em relacao as outras lentes, eh que uma revista famoso colocou todas 50mm alinhadas, e no fim das contas a diferenca era mininma entre todas. Um dos pontos positivos da Pentax era o preco (U$200 na epoca) e tamanho. Se eu achar o link eu posto aqui depois para vc.

- DFA 100 macro: nao uso. tenho, achei que ia brincar com macro, e nunca usei. So posso comparar com a 100mm macro da Nikon, no qual eu usei num workshop da nikon um mes atras e achei a nitidez um pouco fraca. Fiquei bem decepcionado.

- DA 55-300: otima lente. Comprei ela duas vezes no passado e voltei a vende-la. Otimas fotos. Soh posso comparar com a famosa versao da Tamron: a da Pentax eh 3x melhor... porem eh 2x mais cara! :(   Nao conheco a versao das outras marcas.



Algumas fotos:


- Lente do kit pentax (90% dessas fotos foram tiradas com a lente do kit)
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157622436464560/

- 50mm f/1.4 (nao uso essa lente, entao tenho poucas fotos)
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157622647769033/


- DFA 100mm Macro (nao uso essa lente, soh brinquei com ela esse dia)
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157610835359225/

- Fotos tiradas com a Nikon 100mm Macro - quase no fim do album, vc tem umas fotos de morangos, sao essas e umas antes, tudo em serie:
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157608817292480/

- 55-300 (soh usei nas minhas ferias... 80% desse album foi feito com essa lente, qualquer coisa GA foi feito com a do kit)
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157611267394351/


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #40 Online: 28 de Janeiro de 2010, 10:47:45
Boa alternativa para ajudar na minha escolha, mas que programa é esse?

Ontem eu não tinha o link, mas é o programa que o BBear falou. É só baixar e rodar.
http://www.cpr.demon.nl/prog_plotf.html


Como prometido, segue o que eu considerei o meu "Kit de Sobrevivência" para cada sistema:
...

A primeira coisa que eu faria seria pegar o preço delas para ter uma idéia do total.

Mas acho uma tarefa bastante difícil analizar as imagens obtidas já que a grande
maioria já foi trabalhada digitalmente e são em tamanhos reduzidos. Se fores na
http://www.pentaxphotogallery.com/home vais achar ótimas imagens com qualquer
objetiva. Se o objetivo for apenas colocar fotos na internet em tamanhos reduzidos as
diferenças serão pouco significativas.

Alguns sites como dpreview.com, slrgear.com e outros possuem testes de laboratório e
algumas fotos em tamanho real. Os testes de laboratório são interessantes mas podem
não dizer tudo já que vais fazer as fotos em outros ambientes.

Eu colocaria um flash externo no teu kit de sobrevivência
http://fotomix.wordpress.com/2008/09/25/flash-voce-ainda-vai-ter-um/
Tem gente que fica dizendo para comprar uma lente com grande abertura para
ambientes internos, mas com um flash bonzinho, a lente do kit já faz um bom
trabalho (dependendo da exigência).

Guaracy Monteiro
flickr
blog


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #41 Online: 28 de Janeiro de 2010, 10:48:31
As fotos estão bem bacanas...

Realmente a 100mm da Nikon deixa a desejar um pouco, mas talvez deva haver alguma alternativa de repente uma 50mm macro...

Eu optei pela 18-55 (Kit Pentax) justamente pq a pentax não tem uma Zoom GA maior, como a 18-105, 18-135... Isso me deixaria com mais flexibilidade, apesar de falarem mal da 18-105.

Sobre a 50mm ser um equívoco, em APS talvez até seja, mas o que me cativa nessas lentes (qq q seja o sistema), é a claridade, se bem que a 40mm Pancake, me deixa de bobeira tb, super compacta e uma boa claridade...

Só uma curiosidade, as fotos nas fotos do morango, o fundo azul é feito pelo Flash? Porque o papel atrás é de fundo branco e ainda tem um martelo :ponder:


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #42 Online: 28 de Janeiro de 2010, 10:55:41
Ontem eu não tinha o link, mas é o programa que o BBear falou. É só baixar e rodar.
http://www.cpr.demon.nl/prog_plotf.html

Já estou baixando...

A primeira coisa que eu faria seria pegar o preço delas para ter uma idéia do total.

Já o fiz, peguei no site da BH, mas para postar aqui tirei os preços.

O mais em conta é o da Pentax que sai a $1400 e depois o da Nikon que sai a $2100.

Mas acho uma tarefa bastante difícil analizar as imagens obtidas já que a grande
maioria já foi trabalhada digitalmente e são em tamanhos reduzidos. Se fores na
http://www.pentaxphotogallery.com/home vais achar ótimas imagens com qualquer objetiva. Se o objetivo for apenas colocar fotos na internet em tamanhos reduzidos as
diferenças serão pouco significativas.

Mas as photos da galeria da pentax tb tem manipulação, não? Já fui lá e dei uma olhada nas imagens feitas pela K-x, tem muitas imagens boas...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 28 de Janeiro de 2010, 11:00:38
Só uma curiosidade, as fotos nas fotos do morango, o fundo azul é feito pelo Flash? Porque o papel atrás é de fundo branco e ainda tem um martelo :ponder:

Hey... vc ta perguntando muito!! Se eu te contar todos os segredos dessas fotos eu vou ter que te matar!! ha ha ha ha

O martelo eh para vc fazer o foco... vc poe o martelo no aquario, e pre-focaliza a camera (preso ao tripeh). Ai tira o martelo, e desliga o AF (ja esta pre-focalizado) e vc marca no aquario aonde estava o martelo (pode ver que tem umas fitas marcando as coordenadas) e ai vc solta (nao joga) o morango bem na coordenada e aperta o shutter na mesma hora. A parte mais complicada eh apertar e soltar o morando na mesma hora.

E vc precisa de papel para difundir os dois flashes (tem um atras, com um filtro azul e um do lado, sem filtro). Vc esta certo sobre a cor azul, eh do flash.

Eh bem simples.... eu quero fazer as mesmas fotos com a minha camera... soh nao tenho um aquario!!

:)


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #44 Online: 28 de Janeiro de 2010, 11:03:51
Hey... vc ta perguntando muito!! Se eu te contar todos os segredos dessas fotos eu vou ter que te matar!! ha ha ha ha

O martelo eh para vc fazer o foco... vc poe o martelo no aquario, e pre-focaliza a camera (preso ao tripeh). Ai tira o martelo, e desliga o AF (ja esta pre-focalizado) e vc marca no aquario aonde estava o martelo (pode ver que tem umas fitas marcando as coordenadas) e ai vc solta (nao joga) o morango bem na coordenada e aperta o shutter na mesma hora. A parte mais complicada eh apertar e soltar o morando na mesma hora.

E vc precisa de papel para difundir os dois flashes (tem um atras, com um filtro azul e um do lado, sem filtro). Vc esta certo sobre a cor azul, eh do flash.

Eh bem simples.... eu quero fazer as mesmas fotos com a minha camera... soh nao tenho um aquario!!

:)

Show de bola a produção, bem interessante.