Autor Tópico: Qual livro comprar ?  (Lida 5579 vezes)

dalton_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Online: 28 de Janeiro de 2010, 00:11:25
Olá pessoal, alguem me indicaria algum livro para iniciantes ??? livros baratos com exercicios praticos, algo que seja pequeno e ate mesmo de bolso para fazer consultas caso precise ??

alguem me recomenda algo ??grato


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2010, 16:09:51
Eu recomendo o Fotografia digital na prática, volumes 1 e 2, de Scott Kelby.
Aprendi muito com eles!
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


dalton_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2010, 20:39:22
opa vlw mais agluem recomenda algo ?


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2010, 21:19:28
Guia Completo de Fotografia da National Geographic.


.GiGiO.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprender Sempre
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2010, 10:29:10
De bolso não conheço, mas um que ta me ajudando muito é o

Novo Manual da Fotografia do John Hedgecoe.

Também sou novato e comprei esse livro. Muito bom para mim pelo fato de unir texto com fotos e ilustrações, o que facilita o entendimento!!!


Sanchesbmx

  • Trade Count: (38)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 438
  • Sexo: Masculino
  • Luz, Câmera e ação.......
    • http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 18:31:33
Novo Manual da Fotografia do John Hedgecoe. editora senac
Aprendi muito com esse livro nunca fiz curso
Sanchesbmx
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx
Canon  5D-MKIII /Canon 1DMK-IV /flashes 580exII-I 
Canon 24-70mmF2.8 L USM / canon 17-40MM f4 L USM
Canon.70-200mmF2.8-L-USM  /Sigma15mmf/2.8


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 09:51:36
Guia Completo de Fotografia da National Geographic.

Excelente este guia. Além de dicas, tem um pouco da vida de profissionais da National e um capítulo sobre a história da fotografia. Recomendo muito!


_NaNDO

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 321
Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 21:52:24
Estava conversando sobre Flash com um amigo que é fotógrafo e ele me recomendou o livro Os Diários da Luz Sublime - Usando Pequenos Flashes para Conseguir Grandes Fotos de Joe Macnally. Ele disse que é muito bom para conhecer mais sobre o assunto. Agora o da Guia Completo de Fotografia da National Geographic é leitura obrigatória, muito bom mesmo.


dalton_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 23:50:02
agradeço a ajuda de todos, mais ... quais destes livros possue exemplos/ exercicios praticos, com o passo a passo  ???


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 04:16:25
FOTOGRAFIA DIGITAL - O MANUAL QUE FALTAVA (AUTOR -DAVID POGUE).
Pra quem está começando e quer aprender inúmeras dicas e técnicas, vale a pena ler!
Nikon D90 + 18-105Vr


Rodrigo krol

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • Rodrigo Krol
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:52:31
Alguém tem esses livros?

é da editora Photos, gostaria de saber se compensa se tem bom conteudo.

Book - Direção de Modelos para Fotógrafos 
Adobe Photoshop para Fotógrafos Volume 2 2ª Edição

Abraço.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 11:03:56
O pessoal já citou vários livros bons aí.

Para quem não sabe NADA ou quase nada e vai começar praticamente do zero, recomendo essa sequência:

1º- Ler o manual de instruções da câmera com bastante atenção.

2º- Ler livros técnicos (didáticos) de fotografia que abordam temas generalizados (livros do John Hedgecoe e do Scott Kelby são ótimas referências). Recomendo a leitura do livro da NatGeo posterior a estes. Com a fotografia digital é necessário também entender de tratamento de imagem. É necessário aprender usar programas de edição de imagens.

3º- Ler livros que tratam de assuntos específicos que você tem interesse (Ex: fotografia de Natureza, de crianças, de casamentos, de moda e etc...).

4º- Ler livros e artigos relacionados à composição e construção de imagem (regra dos terços, proporção áurea, Gestalt, equilíbrio de cores, enquadramentos e geometrias, cortes, perspectivas e etc...).

5º- Converse e troque experiências com outros fotógrafos (fóruns, passeios fotográficos, etc...).

6º- Se tiver interesse, curiosidade ou necessário for, faça um curso de fotografia. É preciso, nesse caso, que você saiba exatamente o que pretende para escolher um curso que irá atender sua expectativas. Há cursos presenciais, online e cursos em mídia (DVDs/CDs). A NATGEO tem um que é bem bacana. O Leo Terra (administrador do fórum) também administra um curso online interessante. Tem várias opções.

7º- Visite exposições de arte, adquira o hábito de folhear livros de fotos e de visitar sites de fotógrafos.

Para melhorar suas fotos é necessário uma evolução constante. Não há uma fórmula, uma receita fácil e eficaz. Pela minha experiência, não conheço um MANUAL DE BOLSO que ajuda o fotógrafo em tudo. Aquele guia de sobrevivência do fotógrafo não existe. Fotografar bem requer um processo mais demorado, infelizmente.

Todo bom fotógrafo (profissional ou amador), na minha opinião, deve ter três requisitos básicos pelo menos:

1) Conhecimento do equipamento (da ferramenta que vai usar);
2) Conhecimento da técnica que vai empregar para realizar uma foto;
3) Sensibilidade e conhecimento para montar uma boa composição de imagem no quadro.

O ítem 1 você só adquire lendo o manual da máquina e praticando.
O ítem 2 você só adquire com leitura (estudo) de técnicas, cursos e praticando.
O ítem 3 você adquire com leitura, uma bagagem cultural e praticando.

Espero que tenha ajudado numa orientação.



« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2010, 11:21:04 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 00:50:37
Olá pessoal, alguem me indicaria algum livro para iniciantes ??? livros baratos com exercicios praticos, algo que seja pequeno e ate mesmo de bolso para fazer consultas caso precise ??

alguem me recomenda algo ??grato

Oi Dalton,

Guia Completo de Fotografia da National Geographic. Vende em bancas, é uns 50 reais, é BEM completo passando tanto por aspectos técnocos como subjetivos/artísticos. É compacto, fácil de levar pra ler no Metrô, na hora do almoço. E, depois de ler você está com um boa noção de fotografia.

Abraço,

José Azevedo


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 01:11:18
pra quem esta começando, ou quer começar na área, dou o seguinte conselho:

fazer um curso de fotografia ( sem um curso nem adianta, ai vc sera amador o resto da vida)
depois ir buscando na net e em livros informaçoes sobre fotografia

A pessoa so vai ler o manual da maquina ,apos fazer o curso, gostando do curso e da area, compre um maquina boa,ai sim tente ler o manual pra aprnder mais.

Mas de inicio, FAÇA UM CURSO...
Nikon D90 + 18-105Vr


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 11:32:55
pra quem esta começando, ou quer começar na área, dou o seguinte conselho:

fazer um curso de fotografia ( sem um curso nem adianta, ai vc sera amador o resto da vida)
depois ir buscando na net e em livros informaçoes sobre fotografia

A pessoa so vai ler o manual da maquina ,apos fazer o curso, gostando do curso e da area, compre um maquina boa,ai sim tente ler o manual pra aprnder mais.

Mas de inicio, FAÇA UM CURSO...

Respeito sua posição mas não concordo muito com isso. Acho também que um BOM curso é o caminho mais rápido para aprender técnicas em qualquer atividade entretanto, NA FOTOGRAFIA, pode-se aprender muito bem com leitura de livros especializados e praticando. O que se aprende nos cursos é o mesmo que está escrito nos livros. Quem não tem dificuldade de ler sozinho e praticar, pode fazê-lo tranquilamente.
Curso também não é garantia de profissionalismo até pq a profissão de fotógrafo não requer cursos e diplomas. Veja bem, não estou dizendo que para ser profissional basta comprar uma câmera, ler um livro e sair fotografando para ganhar dinheiro. Estou dizendo que para ser profissional TEM QUE SABER FOTOGRAFAR ou pelo menos deveria. Para saber fotografar há vários caminhos que já citei no meu comentário acima.
Quanto à leitura do  manual de instruções, deveria ser a primeira coisa a fazer quando se compra um equipamento (fotográfico ou outro qualquer). Todo mundo tem preguiça de ler o manual e vai aprendendo na marra fuçando na câmera sendo que TODAS as funções do equipamento são detalhadas no manual.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 11:39:02 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!