Autor Tópico: Revelação Mini Lab  (Lida 9373 vezes)

lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 14:20:44
Eu fui lá no A3 hoje, mas achei tudo muito caro (escrevi sobre isso aqui)!!

Deixei um astia120 lá pra revelar, chorando (20 dinheiros)...

Mas ainda bem que vc ficou contente com a qualidade, eu acho o papel Royal muito bonito!

Pena que é difícil achar lugares onde usem esses papéis... tem a Espaço Visual, mas eles são um dos piores lugares pra se levar trabalho pra imprimir... ontem eu fui lá e quebrei o pau pois não imprimem mais TIFF.... é mole?


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 14:28:08
ontem eu fui lá e quebrei o pau pois não imprimem mais TIFF.... é mole?

O laboratório que mando imprimir minhas fotos.. disse que JPEG e TIFF não tem diferença de qualidade!!! :aua:

E o pior.. que não adianta mandar em Tiff, pois eles vão converter pra JPEG pra mandar imprimir! :no:



Nunca trabalhei com TIFF, nem sei na prática a diferença de qualidade... mas é de doer as afirmações acima!
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 14:43:07
TIFF e BMP são formatos de arquivo onde pode se trabalhar sem compressão, ou seja, toda a informação de cor captada pelo sensor pode ser armazenada. No caso do TIFF, com 16bits de cor por canal - isso é muita, muuuuuita cor.

Além de poder trabalhar com imagens sem compressão nenhuma, o formato TIFF permite um tipo de compressão lossless - sem perda. Outro formato um pouco menos popular mas muito bom, o PNG, também tem um método lossless de compactação (no PNG consegue-se a mesma qualidade que em TIFF, sem perda alguma de informação e PNG tbm aceita 16bits por canal). Essas "compressões" são compactações de dados e não de qualidade da imagem.

No caso de JPEG (e seu congênere pra video, MPEG) emprega-se um método de compactação de dados e também eliminação de cores, aumento de pixels... e umas gambiarras bem feitas como p/ex, se vc tem uma grande áera preta de 200x200 pixels, basta tratar como uma área enorme e dizer qual é a cor dela, ao invés de dar a informação de cada pixel.

JPEG está para fotografia como MP3 está para audio...

Acho que esses labs trabalham em função da demana né... muito fotógrafo profissa de eventos fotografa um evento todo em JPEG, idem pra "consumidores" que usam compactas... o problema é quem precisa de qualidade...
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, 14:44:38 por lsd »


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 15:07:40
Já li sobre essas diferenças.. e vantagens do TIFF.
Só não cheguei a usar, e testar na prática.

Para o meu uso, nunca cheguei a pensar em usar TIFF. Ainda mais a trabalho... fotografando eventos sociais acredito não ser nada viável.

Mas penso que não é porque EU não uso, vou falar que é a mesma coisa. Aí chega a ser ignorancia.

O laboratório poderia até cobrar um adicional para imprimir a partir de TIFF... mas não deixar de fazer.
Ou dizer que o resultado é o mesmo!


Mas então, no caso que você levou os TIFF pra imprimir... na vez anterior, eles devem ter convertido pra JPEG, pra então mandar pra impressão?! :(
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 15:18:08
Sim pelo que a mulher disse, eles converteram, isso pra mim é sacanagem. Tapeação.

Embora não tenha uma diferença visível em alguns casos, em outros existe. Coisas como paisagem, reprodução de obras de arte, ou foto de produto... simplesmente não dá pra usar esses labs.

Não acho justo cobrarem mais caro pra imprimir a partir de TIFF, pra maquina é a mesma coisa imprimir imagem de celular ou foto GF scaneada com drum scanner de 50mil dolares, TIFF, BMP... desde que ela abra esses arquivos. O meu celular abre imagem em BMP e TIFF, é bizarro que esses minilabs não abram! Devem ter comprado o modelo mais boqueta e cobram preço de máquina sofisticada...

A saída pra fine art parece ser impressão em jato de tinta, coisa que não confio muito, pelo menos por enquanto.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #20 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 16:51:31
Falei no caso de cobrarem mais caro... pra imprimir TIFF, pelo fato de eles acharem que o manipular um arquivo maior dá mais trabalho.. ao meu ver seria melhor pagar um pouco mais, do que não fazerem.

Mas é complicado mesmo.

Pior é o que aconteceu com você... você mandar fazer em Tiff.. ver a foto achando que imprimiu em Tiff, e os mané converteram pra JPEG pra mandar pra impressora. :aua:
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 17:17:45
Pois é!

Um cara do Espaço Visual me mandou uma mensagem pelo Facebook sobre isso, se explicando e me oferecendo pra fazer cadastro de profissional - dos quais eles não cobram a conversão, segundo ele - mas eu declinei, pois pra mim acaba não interessando.

De qualquer maneira fica o toque: se a pessoa fizer cadastro de profissional lá, muda tudo: preço e não tem esse inconveniente. Se interessar a alguém... a mim, infelizmente, não interessa.