Autor Tópico: Fotografando show de dança  (Lida 8760 vezes)

thimenon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Janeiro de 2010, 15:24:04
Olá a todos,

Esse é meu primeiro post no forum, desculpe-me se a dúvida for muito basica porém eu tenho essa dúvida e gostaria de opniões para ajudar-me.

Eu gosto de fotografrar show de dança do ventre. Porém encontro uma dificuldade tremenda de achar a regulagem correta para esse tipo de evento.
Normalmente os ambientes são em meia pouca, muitos lugares utilizam muita luz vermelha, e o que me complica mais é as dançarinas se mexe muito e rápido.
Dai vem minha duvida, muitas fotos eu baixo a velocidade do obturador para 1/15 ou 1/25 no máximo e coloca a abertura em 4.0 ou 5.0, mesmo assim as fotos ficam com movimento.
Sei se colocasse um flash conseguiria congelar a foto porém não ficaria tão bom e perderia a textura do ambiente.

Alguem tem alguma ideia do que posso fazer nesse tipo de situação?

obrigado a todos.
thimenon
EOS Rebel T1i
Lens: EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2010, 15:36:40
Cara, o problema de shows é isso. Com essa velocidade de obturador seria impossivel você congelar o movimento, e o flash pode resolver sim, ligando-o e aumentando a velocidade do obturador. Mas não é indicado, pois em uma apresentação flash pode atrapalhar e além disso estragar o clima do palco.
Talvez investindo em uma lente mais clara.

Espero ter ajudado, abraços.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2010, 16:13:22
Então, eu acho q o ideial seria uma lente mais clara e tb abusar do ISO...
Uma boa sacada é vc acompanhar os movimentos e se ligar quando no meio da coreografia tiver uns "breques" aproveitando para clicar. Mas pra congelar mesmo só com um flash ou se tiver uma boa iluminação no lugar, e depende muito do movimento da bailarina claro.

Eu costumo usar uma lente f4, bater com ISO 1600, a velocidade fica entre 50, 60... mas claro que depende da iluminação do lugar.

Essas fotos por exemplo fiz com uma canon XT, ISO 1600, uma lente 75-300 USM III em f5.6























[]´s
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


thimenon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2010, 17:32:33
Cara vc utiliza tripe?

Nos locais que eu estou fotografando não tem toda essa estrutura de palco. Normalmente é na casa de chá (aqui em SP capital) ou em barezinhos....

Se tivesse a oportunidade de fazer fotos em teatro seria legal pois tem mais luz...

Mas valeu pela dica.
thimenon
EOS Rebel T1i
Lens: EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS


quacula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
  • Dantotsu
    • Meu Site... ainda em construção.. MICTMR
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2010, 09:07:10
Vai de cinquentinha... uma 50 mm 1.8.... vc vai estar com uma lente bemmm clara, custo ótimo, só vai ter q aprender (se não estiver acostumado) a se mover para achar a melhor distância, por ser uma lente fixa.... mas vale muuuito a pena... e mesmo em casas de chá, etc, etc... ela consegue sim tirar fotos ótimas... sobe o iso e pronto, ganha na velocidade... espero que ajude... abs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2010, 09:08:45
Cara vc utiliza tripe?

Não uso não... oq você pode fazer é tentar usar um ISO alto que ache aceitável para oq você precisa, usar uma abertura minima fixa tipo f5.6 e velocidade entre 70, 80... e usar o flash como complemento para ajudar a congelar a imagem... oq acontece é que com ISO alto vai permitir q entre mais luz ambiente não deixando a luz do flash predominar, talvez tenha bons resultados, esse esquema eu uso pra fazer bares.

Já pra palco, apresentações em teatros e tal eu não recomento flash, como já disseram pode atrapalhar o espetáculo.

Ah, o IS das suas lentes vai ajudar muito reduzindo as tremidas do seu movimento para acompanhar a bailarina.

[]´s
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


thimenon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2010, 10:34:48
Nossa muito obrigado pelas dicas não vejo a hora de colocar em pratica e treinar...
A questão da lente, por enquanto ta fora de cogitação $$, vou procurar aprender a regular o flash para usar como preenchimento e não como luz principal.

Talvez seja o caso de usar um flash externo, não o q vem na maquina, mas um que coloca em cima com regulagem de angulo.

Vou treinar mais e fazer uns testes em casa  antes de ir nos eventos.

Mais uma vez muito obrigado mesmo pelas dicas.
E assim que eu tiver algumas fotos posto para vcs.

Valeu
thimenon
EOS Rebel T1i
Lens: EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS