Autor Tópico: Recuperação de uma Mamiya 6 - Com fotos por ela produzidas.  (Lida 7701 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 30 de Janeiro de 2010, 09:58:22
Caros amigos,

Eu havia ganhado da Bruna esse lindo presente:



Trata-se de uma Mamiya 6. Maquininha surpreendente, com um incrível telêmetro acoplado a um sistema que move o filme, não a objetiva.

Porém estava com vários problemas: O fole estava já horrível, o obturador travava e os tempos de exposição mais elevados não funcionavam.

Vejam fotos abaixo:





Bom, ela ficou no estaleiro aqui durante muito tempo, até que um dia encontrei na net o Sr. Jurgen:

http://www.certo6.com/index.html

Dele encomendei - já que todas minhas tentativas de confecção de fole haviam sido monstruosas - um lindo fole... vermelho. Paguei pelo mesmo, incluso a postagem, 80 dólares pelo Paypal.

Durante os 43 dias de espera, fui desmontando a câmera para reparar o que eu conseguia. O Obturador foi o mais complicado, tive que desmontar as lâminas e limpar com benzina, secar tudo e montar novamente. Os tempos de exposição se arranjaram com a limpeza. Retirei o fole:



O fole parecia um pedaço de folha seca, extremamente fedorento. O odor, entretanto, não contaminou o restante da câmera, que mesmo assim foi toda limpa.

Fui até uma gráfica e comprei deles um material de encadernamento, R$ 5,00 o metro, isso substituiria o revestimento precário da traseira da câmera, que já estava um caos. Retirei o revestimento danificado, que saiu como papel, bem fino mesmo. Isso foi possível esquentando o lugar com um secador de cabelo.



O material de encadernação se mostrou perfeito, bem maleável e de fácil trabalho. Usei um adesivo de contato chamado FORTIK. Adorei ele. Aplica-se uma camada em cada superfície, espera-se alguns minutos e junta-se as duas. Ficou ótimo. Trabalho foi corresponder os orifícios de verificação do número de exposição.



Enfim, depois de muita espera, chegou o fole:



Colocar o fole no local foi facílimo, na boca maior um conjunto de duas peças em forma de L, o seguram por pressão no local. O Sr. Jurgen havia me dito pra colá-lo. Não o fiz devido ao fole original não ter se apresentado dessa forma. Preferi confiar na pressão do mesmo, ainda mais por ser mais grosso que o fole original. Na boca menor existem dois pinos e duas travas, disponibilizadas diagonalmente invertidas. Foi estudar o desmonte e repetir na montagem. Sem segredo.

No fim, acho que ficou tudo bem lindo:













Bruna, espero que tenha gostado!



« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 07:33:06 por Elmo »


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2010, 11:35:26
Elmo, a câmera ficou linda. Eu estou com um projeto parecido para restaurar uma Voigtlander Bessa I, mas a minha tem pontos de ferrugem que vou precisar resolver, porém o fole está inteiro.

Terei também que trocar o revestimento dela e gostei dessa opção de revestimento que você usou, vou dar uma olhada nisso.

Agora é só aproveitar e fotografar.

Outro dia procurei um possível lubrificante para usar em partes delicadas, acabei achando um que não atrai poeira e não é oleoso, chama-se Quimatic 10 - http://www.quimatic.com.br/produto/quimatic-10/aplicacao/lubrificantes-especiais/.

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2010, 13:18:02
Parabens.Mais umas poucas decadas e ira completar um seculo,estando nova ainda.


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2010, 13:40:10
Trabalho de artesão!

Ficou linda, parabéns! :clap:


nereujr

  • Trade Count: (5)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • flikr
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2010, 16:45:39
Elmo,
Por culpa e influência sua estou tendo problemas em casa... eu não sei porquê as esposas implicam tanto com uns filminhos na porta da geladeira, afinal eu nem gosto de ovo.

Parabéns pela dedicação e pelo incentivo aos amantes do filme.
Nereu Agnelo Cavalheiro
BH - MG





Equipamento:
Cérebro, olhos e dedos... e a camera que estiver por perto.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2010, 17:38:07
estou tendo problemas em casa... eu não sei porquê as esposas implicam tanto com uns filminhos na porta da geladeira,...

:hysterical:  :hysterical:  :hysterical:  :hysterical:  :hysterical:

Aqui também.
-22.352971,-48.775582


caranga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2010, 20:43:26
Elmo,
Por culpa e influência sua estou tendo problemas em casa... eu não sei porquê as esposas implicam tanto com uns filminhos na porta da geladeira, afinal eu nem gosto de ovo.

Parabéns pela dedicação e pelo incentivo aos amantes do filme.
Não sofro deste problema, pois aqui em casa Ela até reservou este espaço pra por meus filmes.
ElmoA Mamiya veio pra mão certa, Excelente trabalho,teve muita paciência e foi muito cuidadoso com a restauração,Parabéns!
Fuji xe3+ 16_50
Leica d-lux 5  sony rx100 iii sony a77


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2010, 09:10:28
Elmo, sou seu fã.
Se tivesse 1/10 da sua disposição ficava satisfeito.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2010, 18:01:27 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 09:50:03
Elmo;
A câmera ficou lindona. Parabéns pela restauração. Ficou 10!
Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 15:32:01
Valeu pessoal.  :ok:

Hoje acabo com o resto do filme e vou revelar. Espero que saia algo apresentável.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 07:14:26
Pois é, taí. Acho que ficou boa.

Como estou enferrujado na "fotometria de ouvido", somente essas do rolo são passíveis de demonstração. As demais revelariam meu fracasso como fotógrafo.

O filme usado foi o único, indescritível meu preferido, Fuji Acros 100. A moça da foto se encantou com o fole vermelho, pediu informações e as dei, não antes de eu cobrar por elas pedindo que a fotografasse. Dessa forma:









« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 07:29:33 por Elmo »


Bruna Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 07:48:00
Elminho, que presentinho mais trabalhoso que eu te dei, ne! Ela ficou lindona! To apaixonada nela!! :wub:
Se quiser devolver eu aceito! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

As fotos ficaram bacanas. Mas cade o filme colorido? :D

Fico feliz por contribuir para a sua colecao.

Beijo!




hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 10:57:48
É, trabalho sensacional na restauração, Elmo! Resultado ótimo =]
E ainda ganhou uma fã de brinde ao passear com a câmera, hahaha.
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 01:01:09
sensacional!

parabéns, elmo!

o seu carinho e dedicação pra fotografia são exemplares!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 18:37:48
Elmo, parabéns, a restauração ficou ótima!
Coincidentemente, acabou de cair nas minhas mãos hoje uma Voigtlander Perkeo I. Paguei R$30 nela e numa Seagull. Achei bagatela, apesar de não funcionarem.
A Seagull está detonada. Disparador não funciona, não tem a alavanca de velocidade, não tem tampa, parece que vai ficar só como objeto decorativo mesmo.
Mas a Voigtlander tá lindona... Fole em excelente estado, lente idem (me parece sem fungos, mas está um pouco suja... nada grave, acredito), interior e exterior inteiríssimo, com exceção de pequenos pontos onde o revestimento está descolando. O único porém é que não dispara.
Queria sua opinião nesse ponto. Essas câmeras são muito complicadas? Acha que alguém que nunca fez isso, mas com boas habilidades manuais conseguiria botá-la para funcionar?
Ademais, tentei colocar um filme 35mm nela. Encaixou, a tampa fechou mas com um pouco de dificuldade. Me aconselha a não fazer isso?
Pergunto do 35mm pois é o que tenho mais facilidade em conseguir.
Valeu e parabéns mais uma vez pelo trabalho!