Autor Tópico: Tilt Shift  (Lida 4694 vezes)

Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 31 de Janeiro de 2010, 11:58:23
Tilt Shift,
O resultado e muito bacana, mas nao descobri muita coisa pesquisando...
Quem tiver conhecimento desta tecnica e desejar dividir o conhecimento sera bem vindo!!
Abraco a todos!


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2010, 13:24:23
oi Rinaldo,
não sei muito, não... só sei que antes de existir photoshop, a nikon fez uma obj que causava o efeito de deslocamento na imagem.. depois a canon tbm fez.. o que hoje são as lentes TS (?)(se eu estiver errada, alguém me corrija..). Elas permitem trabalhar com a perspectiva e profundidade de campo, devido ao movimento de rotação da lente.

Esta técnica que hoje é feita no ph, basicamente tem esse fundamento de rotação e mudança da perspectiva.. claro, com adições de contrastes, nitidez, bibibi..
Eu não sei fazer. rsrsrs  mas o resultado é, sem dúvida muito legal!

Keith Loutit fez este vídeo, todo com tilt shift.

http://www.youtube.com/watch?v=cKll6EXjqd8



Banzai


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2010, 14:50:59
Pra quem não pode comprar uma TS, tem esse site que dá pra fazer umas brincadeiras

http://tiltshiftmaker.com/

e esse tutorial

http://www.tiltshiftphotography.net/photoshop-tutorial.php


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2010, 15:24:35
Tilt/Shift são os nomes dos dois movimentos que determinadas lentes podem fazer, e são baseadas nas câmeras de grande formato, que usam o fole entre a lente e o filme. A lente fica independente do plano fixo do filme, ou do sensor, e se move no eixo vertical ( Tilt) e horizontal ( Shift).
Existem as lentes Tilt/Shift, que simulam o mesmo movimento dos elementos na camera grande formato, com maior limitação. Este movimento independente é o que causa o DOF que se vê em fotos que usam Tilt/Shift.
Photoshop e outros softwares simulam o mesmo efeito. :ok:


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2010, 17:01:08
Pessoal, não vamos colocar a carroça na frente dos cavalos. O efeito de desfoque seletivo nas lentes tiltShift é como se fosse um efeito colateral ou uso desviado da lente.

Essas lentes inicialmente foram lançadas p/ serem usada em 2 grandes situações:
1- fotografia de arquitetura onde se tinha de tirar foto de grandes edifícios mantendo a perspectiva controlada, eu seja fotos de baixo p/ cima e manter as laterais do edifício paralelas.

2- fotos de produto em macro, mas com foco em toda profundidade, ex fotos de placas-mãe de computador, onde mesmo elas estando em perspectiva o foco deveria se manter constante em todo comprimento.

Essa capacidade de foco em plano não paralelo e a capacidade de se alterar a perspectiva é que gerou o uso artístico de simular miniaturas. Esse não é a utilização principal das lentes.
 
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2010, 17:16:17
Pessoal, não vamos colocar a carroça na frente dos cavalos. O efeito de desfoque seletivo nas lentes tiltShift é como se fosse um efeito colateral ou uso desviado da lente.

Essas lentes inicialmente foram lançadas p/ serem usada em 2 grandes situações:
1- fotografia de arquitetura onde se tinha de tirar foto de grandes edifícios mantendo a perspectiva controlada, eu seja fotos de baixo p/ cima e manter as laterais do edifício paralelas.

2- fotos de produto em macro, mas com foco em toda profundidade, ex fotos de placas-mãe de computador, onde mesmo elas estando em perspectiva o foco deveria se manter constante em todo comprimento.

Essa capacidade de foco em plano não paralelo e a capacidade de se alterar a perspectiva é que gerou o uso artístico de simular miniaturas. Esse não é a utilização principal das lentes.
 

É verdade, Randal, obrigada pelo esclarecimento.  :ok:


Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2010, 19:02:26
Ola Martha!
Valeu a informacao!
vou tentar no Photoshop,ja que nao tenho uma lente TS!!!
Abraco


oi Rinaldo,
não sei muito, não... só sei que antes de existir photoshop, a nikon fez uma obj que causava o efeito de deslocamento na imagem.. depois a canon tbm fez.. o que hoje são as lentes TS (?)(se eu estiver errada, alguém me corrija..). Elas permitem trabalhar com a perspectiva e profundidade de campo, devido ao movimento de rotação da lente.

Esta técnica que hoje é feita no ph, basicamente tem esse fundamento de rotação e mudança da perspectiva.. claro, com adições de contrastes, nitidez, bibibi..
Eu não sei fazer. rsrsrs  mas o resultado é, sem dúvida muito legal!

Keith Loutit fez este vídeo, todo com tilt shift.

http://www.youtube.com/watch?v=cKll6EXjqd8






Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2010, 19:05:14
Valeu a aula Randal!!
eu ja tinha ouvido falar que no Photoshop conseguia fazer o efeito...mas eu tambem nao consigo fazer uma coisa sem saber a real!!!
Abracao

É verdade, Randal, obrigada pelo esclarecimento.  :ok:


Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2010, 19:08:21
Obrigado Ana!!
vou fazer uma pesquisa sobre as cameras Grande Formato e uso de fole!
Abraco


Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2010, 19:11:15
Ola Rafael,
obrigado pela dica do site...ja fui la fazer um teste e gostei do primeiro resultado!
Nao sei se e possivel, mas vou tentar postar a foto aqui no forum!
Abraco