Autor Tópico: digitalização de slides  (Lida 1849 vezes)

Serengetiman

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Online: 20 de Maio de 2010, 22:20:24
   Para digitalizar slides é melhor escanear com um bom scanner tipo Nikon 5000 ou reproduzir com um copiador de slides com fole e usando uma camera full frame?


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2010, 20:46:26
Oi Serengetiman,

escanear. Ele foi feito especialmente para isso, posui uma lente e iluminção desenvolvidos com essa finalidade. E, no caso do Nikon, a iluminação é por LEDs, a cor e a intensidade dela não muda com o tempo, a lente tem elementos ED, garantindo maior nitidez e qualidade de cores.
Já um adaptador de slides vai depender da lente que você usar, do perfeito alinhamento entre o slide (que só fica realmente plano em molduras com vidro) e o filme, que pode não estar 100% plano.
O tamanho do arquivo gerado por um Coolscan 5000 também é maior do que o de uma DSLR.
Eu tenho um Coolscan III (LS30), que escaneia a 2700 DPI. A maioria das imagens do meu Flickr foi escaneada com ele. Dê uma olhadinha para ter uma idéia do que ele é capaz. Eu estou muito feliz com ele, que é de 2001, se não me engano. Imagino que os mais novos, que escaneiam a 4000 DPI com lentes ED produzam um resutado ainda mais fiel.

Agora, se é para copiar algumas imagens e você já tem uma DSLR, não acho que valha a pena investir num scanner, experimente o adaptador, com lente sempre em 8 ou 11 e avalie os resultados. Acho que o custo benefício compensa mais.

Abraço,

José Azevedo