Autor Tópico: [COMPOSIÇÃO] Regra dos terços e Proporção áurea  (Lida 53272 vezes)

Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #75 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:01:20
O mais interessante desta discução é a valorização da "arte da fotografia e da alma artística do fotógrafo" e não a valorização de aspectos tecnológicos.... Que lá tem a sua importância, mas não tamanha como está por aí....
Abraços




Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #76 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:40:37
Fala Rafael, caramba, eu nem imaginava todas essas linhas, é como a Kika disse mesmo, é muita informação, realmente a composição é uma arte, e pra poucos, pelo que estou vendo, é um estudo muito mais profundo do que parece. Também estou lendo o livro do Ernesto "A arte da composição", estou gostando muito dos exemplos que ele dá, e agora então, começo a pensar muito mais na hora do click, até porque sou novato nesse vício... :hysterical:
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #77 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:47:57
Uma pergunta aos participantes....
na minha antepenultima mensagem eu anexei um desenho da sobreposição da regra do terço com a proporção aurea dos retângulos.
Aqui no meu micro ela não aparece... e para vocês? como sou novo estou apanhando para fazer upload

abraços


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #78 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:12:52
Renato

Você tinha hospedado do rapidshare. Ele só serve para fazer download de arquivos.
Da próxima usa o site www.imageshack.us que vai ser certeiro.
Vou postar aqui a imagem que vc mandou



E o que vc escreveu está certíssimo. É exatamente daí que se derivou a regra dos terços.


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #79 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:18:37
Obrigado rafaelfrota...
acho que estou com problemas no meu explorer, pois mesmo na sua mensagem eu vejo apenas o quadrado com o "x"... vou lá na área de testes ver se consigo usar o imageshack....
abraços


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 29 de Abril de 2009, 10:37:22
Postei essa foto em um tópico na galeria (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31965.0) e aproveitei para montar um esquema detalhando o processo que utilizei para ordenar as idéias que pensei na composição.

Apenas para ilustrar um pouco. Aliás, esse tópico foi de grande ajuda.

A foto:



O processo:



Abs

Guto


« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 10:38:56 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #81 Online: 29 de Abril de 2009, 23:23:16
Excelente... Sabe tudo!


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 29 de Abril de 2009, 23:39:28
Excelente professor Guto !

Muito didática sua expressão.

 :clap: :clap: :clap:


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 30 de Abril de 2009, 10:19:12
Excelente... Sabe tudo!
Ivan;

Elogio é sempre bom (um incentivo) e vindo de uma pessoa que conhece bem do assunto e que costuma ser bastante enfático nas críticas, confesso que fiquei até surpreso...rs. Obrigado mas vou corrigir sua frase: Sei alguma coisa! E completo ainda dizendo que tenho que comer bastante angu (como nós mineiros costumamos dizer).

Por exemplo, não tenho conhecimento suficiente de me envolver numa clínica fotográfica como você fez. Aliás, quero lhe parabenizar. Não me manifestei no tópico em questão mas obviamente li tudo com bastante atenção. Tenho uma foto que gostaria de que fosse analisada. Por você ou por outro que entenda bem da linguagem fotográfica. Se houver uma próxima clínica, irei participar com uma ou duas fotos.
 
Como disse, esse tópico me ajudou bastante. Sem falsa modéstia, me considero um pouco verde em relação à fotografia. Apesar de já fotografar há muito tempo, de uns anos pra cá que comecei a me interessar mais e pesquisar. Gosto muito da área artística. No desenho foi onde eu encontrei uma facilidade maior. Desde muito novo já me interessava por desenhos e sempre tive uma 'predisposição' (se é que posso dizer assim) maior para essa área. Fiz alguns cursos que foram bons para meu desenvolvimento técnico  mas infelizmente não levei adiante. Na minha época de vestibular, pensei em cursar arquitetura também para aproveitar melhor esse meu gosto pelo desenho mas acabei me enveredando para outras áreas. Agora estou redescobrindo a fotografia com forma de arte e tentando entendê-la dessa forma. Estou tentando sair fora dos registros comuns (esteticamente pobres) e para isso preciso entender ainda bastante coisa. Algumas técnicas, aproveito da minha bagagem como desenhista, outras são novidades que vou 'descobrindo' aqui e ali.

Enfim...bola pra frente.

Abraços

Guto

Excelente professor Guto !

Muito didática sua expressão.

 :clap: :clap: :clap:

Faz-me rir né Guigo. Professor????  :no:

Tendo o trabalho de detalhar todo o processo ("desmembrar" minha foto) e passar para vocês, não tenhas dúvidas que o maior aprendizado foi o meu.

Abraços  :ok:
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 10:26:30 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #84 Online: 30 de Abril de 2009, 10:34:59
Guto:

Professor, em um sentido maior, é quem divide com os outros suas descobertas. Você o fez muitíssimo bem, assim como a foto está ótima e plena de rigor compositivo. Você demonstrou algo que sempre tento dizer também: que a fotografia vista sozinha terá imensa agradabilidade quando é exata na composição, que ao vermos, a composição funciona para nós, mesmo se não a analisarmos, porque "nosso olhar faz contas". Parabéns.

Aceite-se como professor, pois sua atitude foi de professor no melhor sentido da palavra.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 30 de Abril de 2009, 12:48:57
Guto:

Professor, em um sentido maior, é quem divide com os outros suas descobertas. Você o fez muitíssimo bem, assim como a foto está ótima e plena de rigor compositivo. Você demonstrou algo que sempre tento dizer também: que a fotografia vista sozinha terá imensa agradabilidade quando é exata na composição, que ao vermos, a composição funciona para nós, mesmo se não a analisarmos, porque "nosso olhar faz contas". Parabéns.

Aceite-se como professor, pois sua atitude foi de professor no melhor sentido da palavra.

Obrigado pelas palavras, Ivan.

Às vezes, pelo tópico ser mais antigo e muito extenso dá uma preguiça danada de ler com calma todo ele. Acontece muito comigo e acredito que com muita gente. Quem não conhece esse tópico vale a pena voltar na primeira página e acompanhar desde o início. O que estamos comentando aqui é apenas a ponta do iceberg...hehehe. Tem muita coisa legal daqui pra trás. É uma boa referência para quem quiser se aprofundar no assunto.

« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 12:49:53 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #86 Online: 30 de Abril de 2009, 23:03:04
Obrigado pelas palavras, Ivan.

Às vezes, pelo tópico ser mais antigo e muito extenso dá uma preguiça danada de ler com calma todo ele. Acontece muito comigo e acredito que com muita gente. Quem não conhece esse tópico vale a pena voltar na primeira página e acompanhar desde o início. O que estamos comentando aqui é apenas a ponta do iceberg...hehehe. Tem muita coisa legal daqui pra trás. É uma boa referência para quem quiser se aprofundar no assunto.

Dá pregüiça mesmo. Sei disso porque acompanho um outro fórum como leitora e cada tópico tem mais de 20 páginas, mas sempre que tomo a iniciativa de lê-lo do início ao fim, demoro pacas, eu saio satisfeita com o que li.

Esse aqui eu sou responsável pela junção dos temas afins. Mas repensei essa história de juntar tópicos de modo geral desde aquele dia que conversei contigo sobre unir o do livro da NG com o do manuais sobre fotografia e você me convenceu de que, num tópico extenso, aquela referência perderia o interesse e, de fato, você tinha razão. Então passei a levar em conta alguns fatores antes de uni-los. Esse tópico, por exemplo, só ganhou relevo depois da junção, antes a discussão era dispersa e o interesse esporádico e temporário. Com outros assuntos, no entanto, aconteceria o contrário, perderiam o interesse se fosse unido.
Bem, sei lá se acerto, mas nesse caso acho que acertei. De todo modo, se os tópicos são recentes, na dúvida, sempre consulto o seu autor.

Guto, achei o máximo seu esquema, disse isso no tópico das diagonais e no seu próprio tópico. Manda ver nas análises, afinal alguém tem que tomar a iniciativa. Se ninguém começar a idéia será abortada e tenho certeza que nem o Ivan, nem eu, nem muitos colegas gostariam disso. Eu, sinceramente, não tenho a mínima condição, mas se tivesse já tinha enfiado a cara, a menos que seja fotografia de documento histórico, aí posso ir além da foto e até fazer a hermenêutica. kkkk
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 23:50:23 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #87 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 19:45:06
Selecionando/vendo desenhos para a Alice, encontrei um que tem tudo a ver com este tópico.

Vejam o que as crianças assistiam em 1959:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Donald_no_Pa%C3%ADs_da_Matem%C3%A1gica

Tem alguma coisa no youtube fragmentada:
http://www.youtube.com/results?search_query=pato+donald+mundo+da+matemagica&search_type=&aq=f

Eu não sei como vocês podem fazer para encontrar o desenho inteiro, mas acredito que isso não será problema.

Alguém já conhecia?
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 23:09:57 por Kika Salem »