Autor Tópico: Ajuda: desmontei a Canon 18-55 pifada...  (Lida 7558 vezes)

Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Online: 02 de Fevereiro de 2010, 09:41:45
Olá pessoal! Desmontei a minha 18-55 que havia parado de funcionar quando foi para "assistência" em Balneário Camboriú... (vejam o outro tópico) Eu tinha reparado que quando olhava no viewfinder estava muito escuro (mais do que o normal), então reparei que a objetiva estava com a abertura mínima (ou próximo da mínima). Mesmo colocando a abertua em f/3.5 (18mm - abertura máxima), ela não respondia, dava o Err99. Resolvi desmontar ela...
Após retirar o elemento (conjunto) frontal, cheguei na parte que controla a abertura. Coloquei a abertua em máxima manualmente. Montei ele novamente e testei. Resultado, ela faz AF e bate a foto normalmente, porém só em máxima abertua. Quando seleciono uma abertura menor que 5.6 a objetiva trava na abertura menor e dá o mesmo Err99. Porém basta eu selecionar a máxima abertura novamente e ela funciona novamente (só na máxima abertura).

Alguém sabe como resolver esse problema?

Abraço, Blasius.  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 09:35:32
Pessoal, ela só está funcionando na máxima abertura... Além disso, ontem testei apertar aquele botão do DOF e parece que está doido! Quando aperto o botão, mesmo na abertura máxima o diafragma fecha, fecha mais, abre, e sempre para na mesma posição (aberto ou fechado), nunca volta. Por exemplo, se seleciono uma abertura f/22 e aperto o botão, o diafragma se fecha (nem sempre na mesma posição - às vezes mais, às vezes menos) e fica fechado mesmo após ter largado o botão! E agora? Será que alguém sabe como posso resolver?

Abraço!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


MREZENDE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • O MUNDO É O LIMITE...
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 19:36:17
GOSTARIA DE AJUDAR, MAS ESTOU SOMENTE ACOMPANHANDO COM INTERESSE O DESFECHO DESTE POST.

BOA SORTE... TOMARA QUE APAREÇA ALGUEM DISPOSTO A COLABORAR...
MREZENDE


Jairo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 11:15:41
ola; verifique se os contatos que deslizam no slide. estao integros, estas lentes quando são montadas tem uma posição correta de encaixe na rosca sem fim do zzum, e uns furos pra encaixar umas ferramentas pra calço dos contatos, se isto não foi feito fatalmente na montagem estes contatos irão entortar, fazendo com que, o slide. informe um valor de resistencia stop p/ a maquina, esta vai entender que sua lente está toda aberta , ou toda fechada, conforme este valor.
Outra , tome cuidado pra não ficar colocando a lente p/ testar na maquina ; dependendo do problema , pode estragar a maquina (contatos em curto); um abraço Jairo.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 12:39:46
cabo flexivel partido, vi esses dias na net um tuto ensinando a substituir por um pedaço de cabo flat de impresora
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 16:20:41
Vou tentar novamente...  :)
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


lifestudiofotografico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2010, 14:25:39
Olá Estou precisando desmontar uma lente desta também, ela nao esta focando no automatico só no manual, a parte traseira foi tranquila desmontar, a frontal esta me dando umas dores de cabeça, pode dar um auxilio?

attt


bernardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2010, 21:17:52
ola pessoal ,
desculpe por dar uma de coveiro nesse topico ,
mas estou com problemas.


desmontei a minha 18-55 para limpar ( fungos )
e durante a desmontagem eu sai para comprar luvas ( para nao sujar as oticas na hora de montar )
ai meu pai continuou desmontando a objetiva.....
na hora de montar, quem disse que ele lembrava o que tinha feito enquanto eu estava longe ! :(

algum de voces teria o manual de serviço da objetiva , ou um how to para remontar ?

ah ... o meu cabo flat esta inteiro , e a objetiva insiste no err99


Get yours at bighugelabs.com/flickr


allanabreu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2011, 00:54:09
Tbm estou com problema parecido e estou pensando em desmontar, na menor abertura o obturador para e é avisado com erro99.
Alguém sabe se a limpeza pode resolver? Assim posso evitar de danificar ainda mais a lente.
Alguém conhece algum lugar de confiança para fazer a limpeza aqui em sampa?
Obrigado


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2011, 00:57:19
Tbm estou com problema parecido e estou pensando em desmontar, na menor abertura o obturador para e é avisado com erro99.
Alguém sabe se a limpeza pode resolver? Assim posso evitar de danificar ainda mais a lente.
Alguém conhece algum lugar de confiança para fazer a limpeza aqui em sampa?
Obrigado
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lemora

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2011, 09:40:33
No mercado livre, tem vendedores disponibilizando cabo flexivel para essas lentes, e vem ate com manual de como desmontar e trocar o cabo flexivel, investimento baixo, coisa de 20 a 25 reais..  quem sabe vale a pena investir na aventura..