Autor Tópico: Iniciando na fotografia  (Lida 1185 vezes)

Marcelo Marino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 13 de Junho de 2010, 17:31:24
Gostaria de iniciar na fotografia. Nada de profissional, só hobby mesmo. Sei muito pouco sobre fotografia. Li umas 3 apostilas que encontrei na internet.

Primeiro gostaria de uma ajuda na escolha da câmera. A Nikon é uma marca que me agrada, tenho um L11 (já um pouco antiga), porém estava vendo uma máquina com alguns recursos a mais.

Essa linha me chamou a atenção: http://www.nikonshop.com.br/default.asp?menu=1&submenu=2&produto=3

Essas são as máquinas chamadas semiprofissionais? Permintem ajustes manuais como as máquinas profissionais ou se assemelham mais com as máquinas mais simples?

Comecei a olhar pela Nikon, mas claro que aceito sugestões de outras marcas. Não gostaria de gastar mais de R$1500,00.

A idéia é fotografar corridas de ciclismo, edifícios e monumentos principalmente. Seria interessante também que fosse uma boa máquina para tirar fotos de detalhes bem próximos (5 ou 10 cm), mas isso não é um fator determinante.

Acredito que para o caso das corridas o zoom seja uma característica importante. No caso da P100 o zoom é de 26X. É um valor razoável? Dá para falar alguma distância em metros? Comparando com máquinas profissionais (sem ser nada especificamente voltado para esse fim) como seria o zoom delas?

Quais outras características devo olhar?

Onde comprar? Vale a pena comprar em outro país (pela internet)? Quais sites sugerem?

A outra ajuda seria com material para aprendizado. A idéia seria aprender de forma autodidática, sem cursos, conforme eu vá tendo tempo disponível. Existe algum livro bom para iniciantes?

Encontrei algumas apostilas na internet mas me pareceram muito superficiais. Alguém sabe de um texto mais completo para baixar?

Obrigado.


Dan_Alex

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2010, 22:38:01
Sugiro vc procurar informações inclusive aqui no forum sobre a Nikon D-3000 ou se puder gastar uns 400/500 reais a mais vai de D-5000 e seja muito feliz. A D-5000 inclusive faz vídeos, tem o mesmo sensor da D-90 e é muito melhor que a D-3000.