Autor Tópico: Flash em cara de recém nascido  (Lida 14371 vezes)

danich

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
Online: 03 de Fevereiro de 2010, 14:56:08
oi pessoal!

No Mês passado o nenêm de uma amiga nasceu e eu fui ao hospital visita la, aproveitei para levar minha camera e fazer umas fotos do recem nascido.
Me deparo com as seguintes situações, a luz dentro do quarto é limitadas, um pouco de luz natural..e ligando teria a luz amarela do quarto.. o que me pareceu de início um problema já que eu não queria usar Flash na carinha de um ser tão fragil e fofinho.
Eis que entra no quarto um fotografo interno, É uma equipe que ja trabalha dentro do hospital, com uniforme e tudo mais, tirando fotos dos bebês no berçario (longe dos pais) e oferendo aos pais depois. As fotos ficam legais, claro! eles usam Flashes enormes (rs)

Uma vez li em algum lugar que isso não fazia  bem ao nenem. O que para mim é meio obvio pois ele passa 9 meses no total escuro e horas depois de ver a  primeira luzinha ...PLAAA! um FLASH na CARA!!!
Será que alguma coisa mudou? será que estou exagerando?

Beijo
Dani Chagas

ps: fiz fotos lindas só com a luz natural, uma boa abertura e mãos firmes.





jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 15:52:27
Não sei se tem base científica.
Mas eu não gosto da idéia e penso em N modos em que o flash prejudicaria a criança, mas é minha intuição apenas, precisa realizar um estudo, tai uma boa tese para mestrado rs.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 16:20:22
Vi uma palestra com um oftalmo na faculdade uma vez e ele afirmou não haver nenhum prejuízo ao bebê. Claro, pode ofuscar e incomodar como incomoda um adulto, mas nada que prejudique ou afete o bebê direta ou permanentemente.

PS: Eu até acreditei nele mas continuo morrendo de dó de "flashar" bebês. rs

Abraço.


danich

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 16:40:28
Ai, gostei de saber meninos !!! vammos poupar os bebes..
rss

Dai tem outra coisa que me lembrei sobre flashes.. tenho observado o Flash como modo de auto promoção... impor respeito.. já vi muitos trabalhos onde os fotografos ficam com os flashes conectados sem usar o trabalho todo.. e um monte de gente curiosa em volta.. rss Não é verdade??


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 17:11:29
Ahhh, Danich. Já vi cenas assim também rs Mas prefiro acreditar que o cara deixa o flash alí para se precisar usar, para ser ágil e não por autopromoção ou para fazer "volume" hehehe

Abraço.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 17:48:39
Dani, minha filha tem menos de 3 meses e a primeira vez que utilizei flash com ela foi com cerca 50 dias. Mesmo assim deu muita dó e minha mulher quase me mata... pior é quando está no AF e vira uma balada pra focar... :D Flash em RN não rola, independente de qualquer estudo. Não sei se faz mal, é apenas um cuidado. No momento do parto eu usei uma 50mm f/1.8 e foi ótimo. A luz cirúrgica já é super forte e dá um efeito legal.

Também me ofereceram uma foto no hospital. Eu não vi quando fizeram, mas utilizaram flash. Ela tinha apenas 2 dias e estava com o olhão aberto, fiquei muito bravo. A foto ficou horrível, longe de ter sido feita por um profissional e custava R$40,00 por 3 cópias impressas da mesma foto e sem tratamento.

Quanto a luz amarelada, se você fotografar em RAW é possível ajustar o WB depois, sem problemas e fica ótimo.

Abraços,


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 20:45:40
Bom,

Cientificamente eu nao sei dizer se faz mal ou não, mas...

 :wub: A Valentina é a minha "personal modelo" desde os 1ºs segundos de vida dela...  :wub:

Fotografei o parto, fotografei ela nascendo (cesariana), então tudo tranquilo. Depois que nasceu, deixei a dona patroa tomando os pontinhos, enquanto isso saí com a pediatra para a sala anexa para fotografar os procedimentos de praxe, limpar, pesar, medir, registrar o pezinho naquela folha de papel, etc... Eu tinha fotometrado o ambiente antes e usei o flash rebatido no teto. Os medicos nao falaram nada a respeito, entao mandei brasa.

Por outro lado, teve horas que a emoção foi forte! Primeira filha nascendo! Na hora que ela deu aquele choro dentro da sala, foi a sensação mais louca que eu ja tive até hoje!!!  :wub:



Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 00:32:36
Não sei, mas tenho uma sobrinha de 2 meses até ela completar 1 mês eu so fazia fotos sem flash com ela, a partir dos 2 meses (agora) estou começando a usar flash rebatido no teto. E brigo com quem taca flash na cara da menina. Convidando carinhosamente a experimentar ficar com a cara coloca na minha tocha de 400W a 1m pra eles sentirem proporcionalmente o que o bebê sente. :) hehehe
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 00:33:42 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


danich

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 16:38:53
Ai, das fotos que tirei 3 sairam lindissimas... A mãe do garotão ja enquadrou todas e foi meu presente!! rs
Valeu gente !!
bjs


Pollo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • click!
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 15:13:43
hahahahaha
morri de rir, eu qnd acordo e vejo o sol minha vista ja doi,imagina de um recém nascido.
Sem noção


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 15:37:18
po,mas tem aquela velha história que a criança não enxerga quando nasce... sei la... dizem q vai umas 2 ou 3 semanas pra ela começar a enxergar melhor... quando nasce ela só ve vultos... isso é o q disse o médico do meu filho... mas se fizesse mal, ja teria feito no meu filho e nos meus sobrinhos. rs

abçs.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 15:47:17
Fotografei o parto da minha menina, e quando fui fazer as primeiras fotos sem flash.. usando a luz ambiente, o Ginecologista (que é amigo nosso) já me falou: Elias, pode usar flash viu.. fica a vontade.
Então fiz com flash rebatido no teto.

E todas as fotos depois do nascimento, usei na maioria das vezes o flash rebatido no teto.
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 15:53:39

Dai tem outra coisa que me lembrei sobre flashes.. tenho observado o Flash como modo de auto promoção... impor respeito.. já vi muitos trabalhos onde os fotografos ficam com os flashes conectados sem usar o trabalho todo.. e um monte de gente curiosa em volta.. rss Não é verdade??

danich,

Fotografo eventos sociais, e isso é uma realidade. O tamanho do equipamento tem que chamar atenção, pro cliente leigo achar que é boa.

Quando migrei pro digital, em 2004... comecei a fotografar com uma KODAK, compacta, com controles manuais e saída pra flash: 




Mas olha ela na mão, como era pequena:





O jeito era usar um flash Metz de punho, pra dar a presença que faltava na câmera..rs
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com