Autor Tópico: A fantástica arte de Mattew Albanese  (Lida 1670 vezes)

robson_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/dotibas
Online: 05 de Fevereiro de 2010, 01:31:51
Mattew albanese é um fotógrafo que ficou conhecido por obter fotos interessantes, de lugares tão impressionantes como na frente de um jorro de lava de vulcão, em uma casa em chamas, em Marte e no congelante ártico!

Vejam, bem interessante.

http://www.mundogump.com.br/a-fantastica-arte-de-mattew-albanese/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 09:28:41
Fazendo ponte com o outro tópico do "Fotojornalismo subversivo...", se M. Albanese fotografa maquetes com tamanho realismo e não dizesse a ninguém que eram maquetes, o que aconteceria?
Esse exemplo pra mim dá a exata dimensão de que a fotografia está longe de representar a realidade tal como ela é de fato e que buscá-la é mais compartilhar de uma ilusão coletiva.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 09:33:53 por Kika Salem »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 10:36:31
se M. Albanese fotografa maquetes com tamanho realismo e não dizesse a ninguém que eram maquetes, o que aconteceria?

Kika, sinceramente? Acho que iriam dizer que eram maquetes... ou no mínimo iriam desconfiar.
É um trabalho interessante, de muito esforço, determinação, conhecimento e técnica, mas é uma produção. Não estou dizendo que é bom ou ruim. Eu mesmo nem conhecia muito bem esse trabalho, tinha apenas lido algo rápido, mas só de bater o olho, sem ter o conhecimento da reportagem, senti um incomodo, e eu nem sou tão experiente assim em arte pra perceber isso. Também não estou me vangloriando com isso. Mas o homem ainda não pisou em Marte, então, a foto não seria de autoria dele e sim de um robô.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 11:02:22
Algumas são "bóvias" (como disse uma vez um prefeito), mas se não fosse? Daria pra identificar fotos de miniaturas perfeitas, algumas são, se o fotógrafo não falasse?
Mas, claro está, se fotografar lugares que não existem ou simular situações que não ocorreram, que não precisa ser um expert para identificar. A questão é menos sobre as situações criadas pelo Albanese, mais sobre o realismo na fotografia.  A fotografia é sinônimo de realidade? Ela existe enquanto registro fiel, puro de um fato?
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 11:14:47 por Kika Salem »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 13:02:16
A fotografia é sinônimo de realidade? Ela existe enquanto registro fiel, puro de um fato?

Ela é interpretativa, né Kika? Quem conta um conto...
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Pollo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • click!
Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 13:36:10
Haja paciência paciência e imaginação.
Apesar de nao gostar dessas coisas montadas admiro o trabalho que teve.
Os resultados foram bons também.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 13:39:00
O trabalho do cara é bem interessante e acho que não fere em nenhum momento a "registro da realidade da fotografia" ou qualquer coisa assim. Ele assume e mostra a produção, é justo com que vê e com ele mesmo. Aliás, o trabalho é muito mais de produção artesanal e de "efeitos especiais" do que de fotografia.

Abraço.