Autor Tópico: Flash + Longa Exposição + Ansiedade = Muitas Duvidas  (Lida 1668 vezes)

jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Online: 11 de Fevereiro de 2010, 04:02:23
Olá a todos,
bom, enquanto minhas aulas não começam, não consigo parar de pensar em fotos novas, invensões de moda, e hoje me veio na cabeça umas muito legais que vi uma vez no Flick do Fotoclube BH, e coloquei na cabeça que quero fazer algo do genero.

Making Off
http://www.flickr.com/photos/carloshauck/4179156188/

e as fotos
http://www.flickr.com/photos/carloshauck/4016975636/in/photostream/

dessa vez venho à vocês novamente, já que não achei nada de concreto no Google, ou que pelo menos não solucionasse por completo minhas duvidas, mas que muitas já foram resolvidas aqui no fórum mesmo (viva o campo 'Pesquisas'), algumas se mantem de pé.

então,
minha ideia basica é, fazer fotos com tempo de exposição grande, algo em torno de 5 ou 10 segundos, e tipo "congelar" a pessoa com um flash pelo que li.
Mas ai começam as duvidas,
quero fazer essas fotos com filme (ou pelo menos tentar), uma Pentax K1000, ou então uma Canon 500n, boa vontade e disposição eu tenho, o que preciso é de um flash, mas o que acontece, não tenho nenhum pra colocar na 500n.
Ai o que que acontece, o pai de um amigo, tem um flash um tanto quanto antigo, nem sei falar a marca, de quando ele comprou a K1000, que deve ter lá seus 30 anos, ou mais, não sei se funciona e nem como funciona, se é pelo contato de flash que tem emcima da camera, ou por cabo, sei lá.
Mas em relação ao disparo do flash, minha duvida é se ele pode ser Manual, do tipo, apertar um botão, e ele disparar, ou tem que ser sincronizado com a camera?

Desculpa se ficou complicado, ou muita informação de uma vez só, mas é que são muitas duvidas, nem o assunto do topico eu sei o que colocar, então, desculpem-me de verdade  :D

Abraços
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 05:00:54
Jefferson,

Pra isso que está querendo uso o Mirage 44. Se quiser emprestado...


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 05:16:05
Elmo,

minha duvida fica então sobre a ativação do Flash, se ela pode ser manual,
ou tem que ter algum tipo de sincronismo com a abertura, ou fechamento do obturador da camera.
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 07:57:06
Em longa exposição voce pode fazer o disparo do flash em qualquer momento, pode ser na mão, não faz diferença.

O sincronismo que tem que ter é que deve ser depois de abrir e antes de fechar  :D
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 07:57:37
Pode ser manual sim, Jefferson.

Faz o seguinte. Participe do encontro do FCBH nessa segunda que levo e mostro pra você.


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 14:15:50
Pode ser manual sim, Jefferson.

Faz o seguinte. Participe do encontro do FCBH nessa segunda que levo e mostro pra você.

Ok Elmo,
muito obrigado.

Tava pensando em fazer algumas gambiarras, do tipo, colocar a camera pra disparar, e ativar o flash de 2 compactas pra fazer esse trabalho do flash. :hysterical: :ponder:
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6