Autor Tópico: tripé e cabeça estão certos p/ o que preciso?  (Lida 3644 vezes)

Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Online: 28 de Janeiro de 2010, 01:01:58
oi pessoal,

tenho trabalhado em casamentos e tenho usado um tripé da marca etumi, herdado de meu pai, que o tem há uns 40 anos. mas ele é uma peça de coleção e, por isso busco por um novo. importante dize que também o levarei para viagens que pretendo fazer e que sei que estará bastante frio.

li este tópico do marcelo (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23475.0) e inúmeros bons posts do andré sena (um deles deveria se tornar um tutorial!) e concluí que preciso do seguinte tripé:

- nem leve e nem pesado: que tal o manfrotto 055 XPROB?
- de fibra de carbono ou que tenha espuma ou outro material para segurar no frio
- uma info, tenho 1,72m.
- considero importante clicar próximo ao chão (190 chega à 8,5cm, mas e o 055?)
- o peso elevado atrapalha, mas prefiro que ele não seja leve (será que o 190 do marcelo já se encaixa ao meu perfil?) principalmente em razão de algum esbarrão em casamento e forte vento nas viagens
- pensei na cabeça 322 RC2 por ser joystick ball, ou seja, rapidez
- alguma outra sugestão de cabeça ou tripé?

agradeço a ajuda,

abs

 
daniel fismann


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2010, 01:06:12
encontrei o tópico no qual o andré sena faz ótimas considerações.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39036.0
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 01:07:45 por Daniel Fismann »
daniel fismann


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2010, 09:06:50
respondendo suas dúvidas:

O 055Xpro é o irmão maior do 190xpro.

- nem leve e nem pesado: que tal o manfrotto 055 XPROB?
190Xpro: 1,8 Kg
055Xpro: 2,4 Kg

O 055Xpro é uma excelente escolha

- de fibra de carbono ou que tenha espuma ou outro material para segurar no frio
Os modelos de fibra de carbono possuem um custo muito superior aos de alumínio.
Tanto o 190Xpro quanto o 055Xpro possuem espuma em duas pernas para permitir segurar em temperaturas baixas.

- uma info, tenho 1,72m.
Neste caso talvez o 055Xpro seja mais indicado, porque vai ficar mais confortável de fotografar.

190Xpro - altura sem a coluna central erguida: 122 cm
190Xpro - altura com a coluna central erguida: 146 cm
055Xpro - altura sem a coluna central erguida: 142 cm
055Xpro - altura com a coluna central erguida: 178,5 cm

- considero importante clicar próximo ao chão (190 chega à 8,5cm, mas e o 055?)
O 055Xpro fica a 10cm.
Mas observe que esta medida não leva em conta a cabeca de tripé utilizada, o corpo da câmera (com ou sem grip) e é com a coluna central na posição horizontal.

- o peso elevado atrapalha, mas prefiro que ele não seja leve (será que o 190 do marcelo já se encaixa ao meu perfil?) principalmente em razão de algum esbarrão em casamento e forte vento nas viagens
Esta diferença de peso creio que não ira fazer diferença se alguém esbarrar no tripé (casamento), mas com certeza que em locais com ventos fortes sim. Outro detalhe, a coluna central completamente erguida aumenta a instabilidade do tripé com ventos fortes.

- pensei na cabeça 322 RC2 por ser joystick ball, ou seja, rapidez
- alguma outra sugestão de cabeça ou tripé?

Eu não conheço a 322RC2, apenas a 222 que é uma cabeça que suporta pouco peso. Mas a 322RC2 possui o modo de operação bem diferente da 222 o que a torna mais interessante.

Sugiro olhar a 486RC2, menor, mais leve e suporta maior carga que a 322RC2, assim com a 496RC2. Se pretende fazer foto panorâmicas, recomendo a 488RC2 ou 498RC2


:ok:



André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:12:20
andré, primeiro obrigado!

você colocou dessa forma: "Esta diferença de peso creio que não ira fazer diferença se alguém esbarrar no tripé (casamento), mas com certeza que em locais com ventos fortes sim. Outro detalhe, a coluna central completamente erguida aumenta a instabilidade do tripé com ventos fortes."

para os casamentos pouco influenciará a questão do peso, mas para as viagens sim em função dos ventos fortes. gostaria de acrescentar outro dado que você colocou: "055Xpro - altura com a coluna central erguida: 178,5 cm"

no tópico criado pelo marcelo ele escreve: "Altura com a haste central levantada: 146 cm e Altura do viewfinder da câmera com a haste central levantada (+ cabeca): +/- 165cm"

concluo que usarei com a coluna central erguida à +- 1,52m, ou seja, pouco erguida. provavelmente usarei a coluna erguida completamente quando levar meu "banquinho" para fazer umas fotos panorâmicas do casamento e até retratos. na viagem é possível, mas pouco provável, penso eu, o uso da coluna central erguida completamente, mas se isso fosse um problema real e eu tivesse que optar por outro tripé qual seria o mais indicado?

"Eu não conheço a 322RC2, apenas a 222 que é uma cabeça que suporta pouco peso. Mas a 322RC2 possui o modo de operação bem diferente da 222 o que a torna mais interessante.

Sugiro olhar a 486RC2, menor, mais leve e suporta maior carga que a 322RC2, assim com a 496RC2. Se pretende fazer foto panorâmicas, recomendo a 488RC2 ou 498RC2"


o 222 suporta 2,5kg, já o 322RC2 suporta o dobro, 5kg. o 486RC2, 6kg e é menor que o 322, mas a forma de operar a cabeça também é diferente, sendo que no 322 me parece ser necessário apertar um "manete" para movimentar a cabeça e no 486 precisa girar um botão. funcionalmente o 322 aparenta ser melhor e, apesar de ser quase o dobro do valor ele tem uma alavanca que ao apertar você movimenta a cabeça (joystick) e ao soltar a cabeça trava. imagine como é mais rápido do que desrosquear num casamento? aperta, posiciona e solta. nos outros, desrosquea, posiciona, rosquea de novo. é uma decisão pessoal, eu sei, mas a alavanca deve me atender melhor.

abs 



 

 
daniel fismann


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 11:31:54
andré, primeiro obrigado!

 mas se isso fosse um problema real e eu tivesse que optar por outro tripé qual seria o mais indicado?

o 222 suporta 2,5kg, já o 322RC2 suporta o dobro, 5kg. o 486RC2, 6kg e é menor que o 322, mas a forma de operar a cabeça também é diferente, sendo que no 322 me parece ser necessário apertar um "manete" para movimentar a cabeça e no 486 precisa girar um botão. funcionalmente o 322 aparenta ser melhor e, apesar de ser quase o dobro do valor ele tem uma alavanca que ao apertar você movimenta a cabeça (joystick) e ao soltar a cabeça trava. imagine como é mais rápido do que desrosquear num casamento? aperta, posiciona e solta. nos outros, desrosquea, posiciona, rosquea de novo. é uma decisão pessoal, eu sei, mas a alavanca deve me atender melhor.

 

Por nada.  :ok:

Acho que talvez o 055Xpro seria o próximo, tem de verificar os outros modelos da linha 055, de repente pode ter algo interessante.

Sobre a questão da cabeça, é isto mesmo como você colocou, é bastante pessoal a escolha.  :ok:

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 06:32:46
Depois da aula do André, nao tenho mais nada para acrescentar. :ok:

Eu escolhi o 190 pelo meu uso amador e bem esporádico. O peso e o tamanho influenciaram bastante na decisao.

Como o uso é profissional, talvez toda semana e vc comentou que nao se importa com o peso, escolheria o 055 por ser mais estável e robusto.

Já usei a cabeca 322RC2 e gostei bastante, operacao bem prática e ainda tem a vantagem que você nao fica pegando na câmera cada vez que vai compor a foto. A alavanca quebra um galhao.
Porém mais uma vez a escolha é pessoal, considere que para transporte vc sempre terá uma alavanca lá, rs.
Deutschland

Flickr


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 23:31:53
Por nada.  :ok:

Acho que talvez o 055Xpro seria o próximo, tem de verificar os outros modelos da linha 055, de repente pode ter algo interessante.

Sobre a questão da cabeça, é isto mesmo como você colocou, é bastante pessoal a escolha.  :ok:

[ ]'s

maravilha andré, obrigado de novo.  :ok:

irei até o centro olhar e pensar com calma sobre as minhas utilizações, aí me decidirei e posto a minha escolha.

abs
daniel fismann


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 23:40:51
Depois da aula do André, nao tenho mais nada para acrescentar. :ok:

Eu escolhi o 190 pelo meu uso amador e bem esporádico. O peso e o tamanho influenciaram bastante na decisao.

Como o uso é profissional, talvez toda semana e vc comentou que nao se importa com o peso, escolheria o 055 por ser mais estável e robusto.

Já usei a cabeca 322RC2 e gostei bastante, operacao bem prática e ainda tem a vantagem que você nao fica pegando na câmera cada vez que vai compor a foto. A alavanca quebra um galhao.
Porém mais uma vez a escolha é pessoal, considere que para transporte vc sempre terá uma alavanca lá, rs.


marcelo,

eu estava muito propício a comprar o 322RC2, quando um amigo, fotógrafo de casamento e etc, me disse que esse sistema não é "confiável"(muitas fotos tortas)... pensei, pensei e cheguei à conclusão que confiável ele realmente não é, pois não possui nível e a alavanca pode não estar "tão reta" quanto eu queira, mas ele é muito rápido no manuseio. irei às lojas pra buscar me decidir.

sobre a questão da alavanca / transporte... minha resposta:  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

abs e obrigado
daniel fismann