Autor Tópico: O ISO  (Lida 2460 vezes)

quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Online: 08 de Fevereiro de 2010, 11:41:20
Pessoal, tenho dúvidas qto ao uso do ISO. O ideal é iso muito alto,tipo 1600?? Pois quanto maior o iso,maior captaçao de luz. Ou iso em torno de 200 está bom?
Pois não vejo tanta diferença assim ao mudá-lo pra maior,  ou menor.

Abraços! :ok:
Nikon D90 + 18-105Vr


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 13:14:16
Ola fotografa,

Existem certos erros no que vc afirmou acima. Primeiramente, se fosse existir uma regra, seria exatamente o oposto do que vc sugeriu: usar o ISO mais baixo possivel. E nem isso eh uma regra, por que tem situacoes que vc precisa usar um ISO algo para criar ruido ou coisa do tipo.

Mas como regra basica, o ideal eh usar sempre o ISO mais baixo possivel.

O segundo equivoco eh em relacao ao ISO alto capturar "mais luz". Em termos absolutos, esta afirmacao esta certa, porem em termos de exposicao, o ISO eh apenas um dos componentes da exposicao. Sao 3 variaveis: ISO, diafragma e tempo de exposicao.

Nao sei exatamente qual a tua experiencia sobre exposicao, mas nao tem como entender a funcao do ISO sem entender como a exposicao funciona (e a relacao entre essas 3 variaveis).

Nao eh complicado, e chega ate ser intuitivo, mas requere um estudo e um pouco de dedicacao, por que esse conhecimento nao vai cair do ceu. Entao se vc quer entender um pouco sobre ISO, te recomendo estudar sobre exposicao.

Abracos


BB




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 14:24:12
Tudo é uma questão de entender os sacrifícios da fotografia.
Usar ISO alto sacrifica nitidez e alguns outros atributos da imagem. Porém se ganha com a possibilidade de usar aberturas menores, ou velocidades maiores. Ou seja, pode-se controlar melhor a DOF e as perdas de nitidez pelo movimento.
Fotografar é escolher o que sacrificar, sabendo o que será sacrificado por cada escolha. Por isso que sempre digo que não há regras na fotografia, há apenas escolhas, que podem ou não ser boas para representar seus objetivos.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2010, 14:24:28 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 01:39:58
Com relação ao que foi dito pelo nosso prezado amigo, o ISO  quanto maior for, maior sera a captação de luz do flash.
Claro que existem as tres variaveis, e não estou falando sem conhecimento de causa, pois acabei de fazer um curso excelente de fotografia, e estou iniciando na área!
Aqui é um forum pra tirar duvidas e não é nem um pouco legal criticas desconstrutivas prezado colega.
Se quiser dar criticas CONSTRUTIVAS,  ficarei agradecida.
Nikon D90 + 18-105Vr


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 03:30:04
Posso falar uma coisinha?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

É fogo! Vai ajudar ainda leva patada!

Quelzinha, tu tá mais perdida que cego em tiroteio. Pelo jeito que vc entendeu as coisas esse curso que vc fez tá longe de ser excelente. Te enganaram.

E esqueçe flash por enquanto. Primeiro aprende o básico com luz contínua, flash só depois.

Essa parte aí de ISO x Velocidade x Abertura é o básico do básico, os primeiros cinco minutos. Se não te explicaram isso, não te explicaram nada.

E google, né?! Dá uma olhadinha:

http://tinyurl.com/ygck5h2
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 03:39:03 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 03:41:28
Te enganaram.

Hahahha concordo.

fala aí o nome do curso pra eu NÃO fazer
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 04:05:22 por GuiCastro »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 10:35:37
Aqui é um forum pra tirar duvidas e não é nem um pouco legal criticas desconstrutivas prezado colega.
Se quiser dar criticas CONSTRUTIVAS,  ficarei agradecida.

Uai, cururuzes... tem 50% de chances dela estar falando comigo...

Raquel, a minha resposta foi completamente honesta e construtiva. Pode ate ser que eu equivocadamente assumi que vc nao sabia sobre exposicao, nao eh nada de mais em reafirmar isso. Eu soh quis esclarecer que o ISO sozinho nao eh quem faz a exposicao, entao de certa forma a tua pergunta eh que estava errada.

- vc esta perguntando se ao aumentar o ISO, com as outras variaveis CONSTANTES, se captura mais luz? A resposta eh SIM.
- vc esta perguntando se ao aumentar o ISO e mudar outra variavel (f/ ou Tv), se captura mais luz? A resposta eh DEPENDE.

Ta vendo, a tua pergunta eh que fundamentalmente eh errada. Nao existe uma resposta para essa pergunta incompleta.




guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 10:46:16
Ta vendo, a tua pergunta eh que fundamentalmente eh errada. Nao existe uma resposta para essa pergunta incompleta.

Na mijada que ela deu em vocês ela colocou outra variável: "...captação de luz do flash. ..."

Espera mais umas cinco mijadas e a perguta deverá estar quase completa.  :-)
Guaracy Monteiro
flickr
blog


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 11:21:18
Citar
Claro que existem as tres variaveis, e não estou falando sem conhecimento de causa, pois acabei de fazer um curso excelente de fotografia, e estou iniciando na área!

Citar
Aqui é um forum pra tirar duvidas e não é nem um pouco legal criticas desconstrutivas prezado colega.
Se quiser dar criticas CONSTRUTIVAS,  ficarei agradecida.

Acho que estou meio perdido. É sério isso que tá rolando??????????????????  :doh:


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 12:48:21
hahaha
vcs nao entenderam minha pergunta!
so quero saber se existe um iso ideal.
posso nao ter explicado direito.

e qto ao curso, e mto bom sim, e posso estar perdida pq sou iniciante na area mesmo,comecei a fotografar tem nem um mes.

 de qualquer forma, agradeço pelas respostas
Nikon D90 + 18-105Vr


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 12:59:32
E so fico pensando que vcs tbm começaram sem saber mta coisa,e  isso e normal. Deviam tentar ajudar ,o forum serve p/ isto,concordam?


Pois ficar discutindo estas coisas bobas que voces estão discutindo, nao leva a nada!

Quem é iniciante tem que ter vez no forum e é normal se confundir. [Editado - palavra de baixo calão ]
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 16:29:10 por Guto Marc »
Nikon D90 + 18-105Vr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:03:51
Com relação ao que foi dito pelo nosso prezado amigo, o ISO  quanto maior for, maior sera a captação de luz do flash.
Claro que existem as tres variaveis, e não estou falando sem conhecimento de causa, pois acabei de fazer um curso excelente de fotografia, e estou iniciando na área!
Aqui é um forum pra tirar duvidas e não é nem um pouco legal criticas desconstrutivas prezado colega.
Se quiser dar criticas CONSTRUTIVAS,  ficarei agradecida.

QUELZINHA
NAO PRECISA GASTAR DINHEIRO COM CURSINHOS FAYUTOS,
AQUI NO FORUM HA MILHOES DE TUTORIAIS, EXPLICANDO O BASICAO DA FOTOGRAFIA.
ESTUDE , FAÇA TESTES, EXPERIMENTE
ABS.
ANGELO.


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:08:14
Obrigada,por isto entrei no forum.
Só acho algumas pessoas desrespeitosas aqui, e inicinate tem que ter vez aqui tb e errar é humano.

Valeu ....tenha uma boa tarde
Nikon D90 + 18-105Vr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:11:01
E so fico pensando que vcs tbm começaram sem saber mta coisa,e  isso e normal. Deviam tentar ajudar ,o forum serve p/ isto,concordam?


Pois ficar discutindo estas coisas bobas que voces estão discutindo, nao leva a nada!

Quem é iniciante tem que ter vez no forum e é normal se confundir. Ou aqui é só para os [EDITADO] da fotografia?
Prezada senhora
isto nao e um forum de [editado] de nada!!!!.
Sua duvida se resolve, procurando informaçao basica de fotografia,
na internet ha toneladas de informaçao elemental.
Eu aprendi isto, lendo um livro simple basicao de fotografia que me emprestaram algum tempo atras.
Faça pesquisas,estude e aplique isto em testes, para criar seu proprio criterio.
abs.
Angelo
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 16:30:09 por Guto Marc »


fp2008

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:13:52
Ninguém. Eu digo NINGUEM que tenha feito um curso minimamente digno de fotografia postaria uma duvida como essa.