Autor Tópico: Dia 11/03/2010 finalmente chega a Pentax 645D (médio formato)  (Lida 16259 vezes)

BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Abril de 2010, 20:06:42
Muito interessante este lançamento. Estou indo para os EUA em maio, espero ver de perto...

Maio de que ano??

:)


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2010, 17:37:23
Se a Pentax 645D chegar ao mercado americano com preços em torno dos 8mil dólares, vai ser uma opção perfeita para quem fotografa em estúdio. Só para lembrar, a Nikon D3x custa 7.399 dólares na B&H. Para quem fotografa em estúdio, não vai ter comparação entre uma câmera de 24Mpixel com sensor 35mm com uma médio formato de 40Mpixel. A decisão vai ser Pentax, fácil!
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2010, 01:30:31
Acabei de descobrir que o sensor dessa câmera é cropado. A não ser que o fotógrafo realmente precise de 40mp seria mais jogo pegar uma D3x ou 1Ds.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2010, 02:14:59
Na verdade para estúdio acredito que o melhor custo x benefício ainda é a A850/A900 (a não ser que precise de um corpo mais robusto)


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #19 Online: 17 de Junho de 2010, 12:41:51
bom, como o amigo Pedro disse, eu tbm acho o melhor custo beneficio no mercado atualmente é a Sony. no estudio vc controla melhor a luz ai dá pra aproveitar melhor os dotes da mesma, depois dela so Canon mesmo.
Uma medio formato por 8 mil dolares é sim uma otima opçao... eu se fosse trabalhar em estudio nao pagaria 7400 numa Nikon nem amarrado...rssrsrsr

agora uma duvida: o que significa ao certo o sensor ser cropado? nao entendi a colocaçao de nosso amigo com relaçao a esta caracteristica da camera...

grande abraço!


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Junho de 2010, 14:39:33
agora uma duvida: o que significa ao certo o sensor ser cropado? nao entendi a colocaçao de nosso amigo com relaçao a esta caracteristica da camera...

Vai entender, nao eh? Tecnicamente ele esta dizendo que a camera perde valor intrisico por ter o sensor cropado em relacao ao padrao do tamanho do filme MF analogico. Exatamente o mesmo que acontece com as DSLR APS em relacao ao filme 35mm.

A ironia disso tudo, eh que inclusive cameras mais renomeadas, com o preco de US$20K tb tem exatamente o mesmo sensor dessa Pentax de $9K, e tb sao cropadas. Entao quando alguem que nao esta por dentro do mercado e veh que a marca Pentax lancou uma camera MF por "apenas" US$9K, a primeira coisa a procurar eh algo para criticar.. ai vem as bobagens sobre o sensor ser cropado. Oras, esse sensor eh o mesmo sensor Kodak das Hassel e Mamiya, tudo bem que essas empresas tabem oferecem modelos com sensores AINDA maiores.. mas com o custo ainda mais absurdo...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2010, 21:10:20
Estava falando realmente do sensor menor em relação ao filme e lentes MF, mas de certa forma cometi um erro, pois como o BBear falou essas Phase One e Hasselblad da vida também tem sensor cropado, com exceção somente das câmeras top que tem um sensor full frame. Não sabia disso, então mea culpa. Essa 645D é muito interessante mesmo, porque as concorrentes com mesmo tamanho de sensor e resolução custam muito mais.


Um review em japonês e umas amostras:
http://dc.watch.impress.co.jp/docs/review/newproduct/20100604_371978.html


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2010, 21:26:03
 agora saquei...rsrsrs
mas por esse preço vale a pena mesmo...ahhh se eu tivesse muita grana!  :D

tava olhando as concorrentes, e pelo preça dela é quase covardia...
mas so uma pergunta, quais as especificaçoes dela?


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #23 Online: 17 de Junho de 2010, 21:29:29
Estava falando realmente do sensor menor em relação ao filme e lentes MF, mas de certa forma cometi um erro, pois como o BBear falou essas Phase One e Hasselblad da vida também tem sensor cropado, com exceção somente das câmeras top que tem um sensor full frame. Não sabia disso, então mea culpa. Essa 645D é muito interessante mesmo, porque as concorrentes com mesmo tamanho de sensor e resolução custam muito mais.


Um review em japonês e umas amostras:
http://dc.watch.impress.co.jp/docs/review/newproduct/20100604_371978.html


gostei das amostras, mas uma pergunta, a qualidade da imagem é tao boa quanto uma Mamiya ou Hassel? quais as diferenças entre elas ??? fora o preço srsrsrsrsrsr
« Última modificação: 17 de Junho de 2010, 21:29:55 por oliver.vs »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2010, 21:38:33
Em termos de qualidade de imagem o que deve mudar mais é o processador, porque o sensor é igual a algumas dessas câmeras. E muda também construção, AF, fotometria, velocidade, etc.

Compara aqui com essa Phase One P40+ que usa um sensor do mesmo tamanho e resolução que a Pentax (mesmo sensor?):
http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=en&zn=en&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http://dc.watch.impress.co.jp/docs/review/lens_review/20100527_369564.html&sl=ja&tl=en

E aqui uma comparação com a 5DII, já que essa câmera vai visar alguns usuários de DSLR FF:
http://ganref.jp/magazine/dcm/mag/10_06/645d/


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #25 Online: 17 de Junho de 2010, 23:37:53
 Becephalus, é impressao minha ou a Pentax não é lá essas coisas??
eu nao sei, pode ser que meu monitor nao esteja bom...rsrsrsr
no ultimo link gostei muito das fotos, mas percebi que as Pentax 645d sao mais escuras, e ate gostei muito as da K7, nem achei ruin como dizem ser... agora em termos de cores e definição gostei mais da 5D...  :aua: meu monitor nao deve estar bom, so pode né? :hysterical:
 me diz oque vc achou das amostras?


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #26 Online: 17 de Junho de 2010, 23:43:38
se puderem me tirem uma duvida...
os backs digitais tem desgaste como os obturadores das cameras dsrl???
tipo, depois de X disparos ele trava ou danifica, ou perde definiçao???

sei que nao é o espeço certo, mas acho que nao precisaria abrir um topico so pra isso :D


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Junho de 2010, 00:47:40
Pô cara, a 645D é ridiculamente mais nítida e consegue capturar muito mais detalhe que a 5D. As cores eu não vi diferença nenhuma. A questão da foto mais escura também é irrelevante, pois pode ser um problema de fotometria, software usado pra conversão, fotógrafo, ou os três. A 645D deve ter mais latitude que a 5D, então daria pra corrigir facilmente as luzes e sombras na pós.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #28 Online: 18 de Junho de 2010, 10:41:53
Pô cara, a 645D é ridiculamente mais nítida e consegue capturar muito mais detalhe que a 5D. As cores eu não vi diferença nenhuma. A questão da foto mais escura também é irrelevante, pois pode ser um problema de fotometria, software usado pra conversão, fotógrafo, ou os três. A 645D deve ter mais latitude que a 5D, então daria pra corrigir facilmente as luzes e sombras na pós.

é...acho que meu monitor ta uma porcaria...rsrsrsrs
em termos de latitude isso é verdade, nao tem como negar... mas neste pc que estou nao vi grande diferença. agora comparado a Phase One eu achei diferença... mas o preço no fim compensa esta diferença... :D

esse lançamento é pra quando mesmo?


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 19 de Junho de 2010, 00:00:41
Pô cara, a 645D é ridiculamente mais nítida e consegue capturar muito mais detalhe que a 5D. As cores eu não vi diferença nenhuma. A questão da foto mais escura também é irrelevante, pois pode ser um problema de fotometria, software usado pra conversão, fotógrafo, ou os três. A 645D deve ter mais latitude que a 5D, então daria pra corrigir facilmente as luzes e sombras na pós.

Eu achei esse teste meio furada. A K-7 está mais nítida que a 5D Mark II na maioria das fotos  :ponder: