Autor Tópico: fotometro  (Lida 4890 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 18:11:42
Cara, eu tb tenho uma D90, e sempre deixo ela com EV em +0.7 ou +0.3, é incrivel como ela sempre subexpões a imagem. Parece um tendência dessa camera, não sei porque.

[]'s Randal

PS.: Só use o +0.7 se fotografar em RAW, pois vc vai ter de compensar p/ baixo no PC, mas mesmo assim a relação sinal ruido vale a pena.

Sim, é verdade, algumas nikon são assim. Tenho uma D70s que se comporta da mesma maneira.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 18:18:49
tá, mas estou por exemplo num local onde tem verde, ai fotometro no verde, to num local fechado(casa,salao de festa....) uso a mão? Tudo no modo spot?
Estou s/ saber onde fotometro,pois sempre falaram p/ mim que era no verde,grama,ai sem grama vai na mao,algo assim...
nossa,e bem confuso isto...

É, não é tão simples assim.

Você tem que ter em mente que, bem basicamente, fotometrar (em modo spot) nada mais é do que escolher qual ponto da imagem você quer que apareça com a luz mais correta. E depois observar os outros assuntos, fundos e objetos e verificar a diferença da luz refletida em cada um. Isso é treino e não é num post que vai aprender isso. Mas faça uns testes. Escolha uma única cena e faça a medição em  pontos diferentes, e vá clicando. Lembre-se sempre que fotometrar é ESCOLHA! Pode medir todos os pontos da cena de seu interesse e tirar uma média (a câmera também faz isso na mediana, mas as vezes é enganada).

Se quiser, pode dar uma lida em algo que escrevi já faz algum tempo. Talvez ajude:
http://stosfot.wordpress.com/2008/12/09/aula-2/
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, 18:20:10 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 01:54:46
legal o artigo! realmente essa  fotometria é complicada..
Nikon D90 + 18-105Vr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 07:37:26
legal o artigo! realmente essa  fotometria é complicada..
Nao e nada complicado, e so aprender a usar!
O que nao e nada instantaneo,
por ler uma materia nao vamos a aprender nada.
Tudo tem seu tempo e procedimento de aprendizado.
abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 07:44:37
Cara, eu tb tenho uma D90, e sempre deixo ela com EV em +0.7 ou +0.3, é incrivel como ela sempre subexpões a imagem. Parece um tendência dessa camera, não sei porque.

[]'s Randal

PS.: Só use o +0.7 se fotografar em RAW, pois vc vai ter de compensar p/ baixo no PC, mas mesmo assim a relação sinal ruido vale a pena.

Randal, Marcelo
Na d90
no controle de imagem ha muitas opçoes,
as minhas ja estao ajustadas de acordo com minha necesidade
e nao mexo mas em nada.
Ja na d70s as opçoes sao menos,
porem tambem pode se ajustar para ter um resultado otimo.
Certo e que de fabrica a regulagem "padrao" e ruimzona!!!!
abs.
Angelo.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 08:45:14
Randal, Marcelo
Na d90
no controle de imagem ha muitas opçoes,
as minhas ja estao ajustadas de acordo com minha necesidade
e nao mexo mas em nada.
Ja na d70s as opçoes sao menos,
porem tambem pode se ajustar para ter um resultado otimo.
Certo e que de fabrica a regulagem "padrao" e ruimzona!!!!
abs.
Angelo.

Sim Ângelo, mas me acostumei de tal maneira que já lia a fotometria descontando 2/3 para cima.
Mas acrescento que a D70s foi o equipamento com o qual mais fotografei e com o qual comecei a fotografar profissionalmente. Essa tendência de subexposição acabou influenciando meu modo de fotografar e o resultado dos meus trabalhos de forma até positiva. Quando a foto não exige fidelidade, normalmente a subexponho um tantinho. Tanto que hoje, usando mais a D300 eu estranho e muitas vezes compenso para menos para obter o que quero.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2010, 08:47:29 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 10:08:45
Então Angelo,

Acho que me falta traquejo com a D90, quando li a sugestão do Marcelo, colocar em modo de medição spot, e a do Randal, colocar em +0,3 EV ( ou + 0,7 em RAW) achei válido como tentativa. Vou testar.  :ok:

Mas uma coisa eu tenho certeza, não é meu monitor que está me enganando porque tenho editado e impresso fotos onde comprovo que o que vejo no monitor em termos de cores, brilho e contraste tem sido equivalentes à impressão. :)

Abs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 13:30:51
Então Angelo,

Acho que me falta traquejo com a D90, quando li a sugestão do Marcelo, colocar em modo de medição spot, e a do Randal, colocar em +0,3 EV ( ou + 0,7 em RAW) achei válido como tentativa. Vou testar.  :ok:

Mas uma coisa eu tenho certeza, não é meu monitor que está me enganando porque tenho editado e impresso fotos onde comprovo que o que vejo no monitor em termos de cores, brilho e contraste tem sido equivalentes à impressão. :)

Abs
e tudo questao de ajuste e teste,
o monitor das maquinas estao iguais ao meu monitor de trabalho,
e meu ajuste predeterminado, nao pede quase nada de ps depois,
mas isto requere atençao e trabalho, para chegar no ponto desejado.
depois de muito pastar chegamos a um equilibrio.
abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 13:33:52
Sim Ângelo, mas me acostumei de tal maneira que já lia a fotometria descontando 2/3 para cima.
Mas acrescento que a D70s foi o equipamento com o qual mais fotografei e com o qual comecei a fotografar profissionalmente. Essa tendência de subexposição acabou influenciando meu modo de fotografar e o resultado dos meus trabalhos de forma até positiva. Quando a foto não exige fidelidade, normalmente a subexponho um tantinho. Tanto que hoje, usando mais a D300 eu estranho e muitas vezes compenso para menos para obter o que quero.

E assim mesmo Marcelo, Eu nem te conto o que eu apanhei com a d70, 70s e ate a 200, ate achar um equilibrio.
Mas ele existe, e depois de muito teste e fazer burradas, achei um ponto legal para trabalhar, o que sai da maquina quase nao precisa nada de ps, de modo geral.
La vamos nos...
Abs.
Angelo.