Autor Tópico: Abuso de photoshop  (Lida 5620 vezes)

Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 15:10:54
Concordo com vocês. Photoshop faz parte de processo de criação da imagem final. Eu tenho usado MUITO mais o Lightroom atualmente, só indo para o PS quando preciso fazer algum ajuste (manipulação) onde o Lightroom não é adequado.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 15:17:18
"Photoshop" é coisa do demo!   >:D

Demo nada, trial" :D :hysterical:


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 15:28:33
Vou deixar aqui embaixo um exemplo do que eu vejo como um bom processamento das fotografias, retirado do site do fotógrafo Ed Pingol ( http://edpingol.blogspot.com/search/label/faq )

Fotos feitas em RAW e devidamente processadas.







« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2010, 15:29:14 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 18:26:29
Concordo com vocês. Photoshop faz parte de processo de criação da imagem final. Eu tenho usado MUITO mais o Lightroom atualmente, só indo para o PS quando preciso fazer algum ajuste (manipulação) onde o Lightroom não é adequado.

Me too. PS só para ultimo caso.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 19:09:04
Vou deixar aqui embaixo um exemplo do que eu vejo como um bom processamento das fotografias, retirado do site do fotógrafo Ed Pingol ( http://edpingol.blogspot.com/search/label/faq )

:o
Caramba Alexis!!!! :shock:
Claro que ali tem um belo equipamento por trás, mas mesmo assim, RAW para amadores, como eu, é um horror trabalhar. O cara domina bem o tratamento RAW.
Show!  :clap:
Vlw a dica.  :ok:


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 21:30:17
Eu não tenho esse problema com photoshop por que eu uso o Lightroom ;)


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 22:16:21
Como já dito e repetido, o uso moderado do Photoshop ou algum soft similar, faz parte do processo de produção de uma imagem. Cabe ao manipulador ter o bom senso de não "estragar" imagem com exageros.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 22:27:19
Como já dito e repetido, o uso moderado do Photoshop ou algum soft similar, faz parte do processo de produção de uma imagem. Cabe ao manipulador ter o bom senso de não "estragar" imagem com exageros.
Exatamente
usando os programas acesorios como o que eles sao
"acesorios", sem exageros nao se estraga a imagem.
Mas cada um faz o que sabe fazer!!!!!!
abs.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 23:08:26
:o
Caramba Alexis!!!! :shock:
Claro que ali tem um belo equipamento por trás, mas mesmo assim, RAW para amadores, como eu, é um horror trabalhar. O cara domina bem o tratamento RAW.
Show!  :clap:
Vlw a dica.  :ok:


Dorneles,

Eu também achava o raw muito esquisito no começo, depois, acostumei com o Lightroom, e acho extremamente prático e mais fácil e rápido de mexer que o jpg. Fora que a margem de correção e do que é possível mexer é bem maior que o jpg.

Então, RAW + Photoshop é fundamental. Mas, também gosto de parar no ponto das fotos acima de exemplo, talvez em algumas até uma pitadinha a menos.
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #24 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 23:22:26
Dorneles,

Eu também achava o raw muito esquisito no começo, depois, acostumei com o Lightroom, e acho extremamente prático e mais fácil e rápido de mexer que o jpg. Fora que a margem de correção e do que é possível mexer é bem maior que o jpg.

Então, RAW + Photoshop é fundamental. Mas, também gosto de parar no ponto das fotos acima de exemplo, talvez em algumas até uma pitadinha a menos.

Davi, não sabia que o Lightroom tratava RAW. Essa vlw! :ok:
Testei e meus arquivos NEF foram trabalhados normalmente. Mas mesmo assim eu sinto uma certa dificuldade de achar as cores com maior precisão e qualidade e confesso que isso tem me desanimado trabalhar o RAW. :doh:

Abs


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 00:19:06
Dorneles,

Eu uso o LR de um jeito bem preguiçoso:

Eu tenho no meu pc apenas 3 álbuns no LR. Particular 2010, Trabalho 2010 e Serviços fotográficos 2010. Dependendo do que for o assunto das fotos, eu abro um dos 3, depois importo as fotos para este álbum.

No LR, depois de importar as fotos, clico em develop, entao as barras a direita deixam de ser botões de clicar e se tornam aquelas barras de arrastar. Acho bem mais fácil e rápido assim.

Geralmente deixo a cam setado com o WB em auto, entao primeiro tenho que arrumar o WB no LR. Experimento clicar no auto WB, se eu gostar eu deixo, caso contrário, dou um tapinha a mais pra deixar a cena mais quente.

Depois vou no Auto mesmo, geralmente o LR acerta mais ou menos o que eu quero, entao termino de fazer ajustes arrastando as barras para a esquerda e direita.

Acho interessante o "fill light", que é luz de preenchimento, parece que mexe mais nas luzes médias. É diferente de vc aumentar o "exposure" que parece aumentar tudo. Vc vai ver que fotos muito subespoxtas ou meio estouradas no jpg, em raw ainda tem conserto, dependendo se nao tiver errado demais a exposição. Isso eu acho muito interessante no raw!

A ferramenta de crop tambem é bem legal! qdo vc clica nela sobre a foto, aparece aquela grade que ajuda a deixar elementos na foto nivelados antes de cropar. acho mto pratico!

Depois de tudo pronto, é so exportar para outra pasta no tamanho e resolução que vc precisa.

 :ok:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #26 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 09:17:46
Davi, obrigado pela direção! :ok:

Vou continuar os testes seguindo suas dicas! ;)

Abs


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #27 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 10:05:35
Davi, não sabia que o Lightroom tratava RAW. Essa vlw! :ok:
Testei e meus arquivos NEF foram trabalhados normalmente. Mas mesmo assim eu sinto uma certa dificuldade de achar as cores com maior precisão e qualidade e confesso que isso tem me desanimado trabalhar o RAW. :doh:

Abs

Já pensou que o problema pode ser o software que você usa para abrir o teu Raw? Particularmente não consigo obter bons resultados com o ACR (acho que ele é usado no Lightroom, não?). Para acertar os tons, prefiro o Nikon Capture ou o RawTerapee.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #28 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 10:12:15
Marcelo (xará), eu uso o Nikon Capture mas não tenho tido muito sucesso em ajustar o RAW conforme eu gostaria que ficasse. Penso que são limitações minhas mesmo, seja no aspecto fotográfico, seja na manipulação. Então o jeito é 'camelar'. :D

Algumas dicas tem me sido muito útil, estou aproveitando-as, mas pelo que já vi o Lightroom independe do ACR.  :)


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #29 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 16:22:38
Tenho alguns amigos que usou o "Estou com sorte" do Google Picasa e ficam felizes com os resultados



Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ