Autor Tópico: Noiva Indenizada  (Lida 12514 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 01:33:32
 Tem muita gente que pega esse tipo de serviço. Na verdade é até uma parte "normal" do mercado.
 Casamentos mais simples completamente sem "verba" para foto/vídeo... Enfim, sempre tem alguém pra aceitar o serviço que nesse caso não dificilmente deva passar muito de R$300,00.
 Esse tipo de fotógrafo nem chega a tirar o serviço dos verdadeiros profissionais, pois pegam trabalhos muito pequenos por pouco dinheiro, coisa que qualquer profissional com um portfólio básico e algum conhecimento já recusa.

 Para ter uma idéia do tamanho e custo do evento do link por exemplo basta reparar que tem convidado com camiseta regata, padrinho de jeans e camisa aberta... Sem contar no Pastor com os botões do paletó abertos também.


 Enfim, acredito que quem está contratando por um preço muito abaixo do mercado está assumindo o risco, assim como quem compra um carro pagando R$1000,00 provavelmente estará entrando numa fria de receptação dolosa.
São Paulo - SP


Washington Pinheiro

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 02:06:31
Essa eu recebi de uma amiga por email.

"Eu contratei um fotógrafo para meu casamento, mas no dia ele não compareceu e enviou outro em seu lugar. Estou me sentindo lesada, o que pode ser feito, do ponto de vista jurídico?

Resposta do Advogado: Este fotógrafo assumiu com você uma obrigação de fazer, ou seja, uma obrigação de prestar a atividade de fotografar este dia tão especial para você com as  peculiaridades que lhe são próprias.
 
Por se tratar de uma obrigação de natureza infungível, intuitu personae, uma vez que você o contratou pela especialidade com que ele executa o trabalho de fotografar, cabe a você pedir indenização por perdas e danos."




SONY α700 + Grip
Carl Zeiss 24-70 2.8
Minolta 70-210mm f4 "Beercan"
Minolta 50mm 1.7
SAL 18-70mm f/3.5-5.6
NEX-5
Flash HVL F58-AM
Flash HVL F42-AM


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 16:28:08
Essa eu recebi de uma amiga por email.

"Eu contratei um fotógrafo para meu casamento, mas no dia ele não compareceu e enviou outro em seu lugar. Estou me sentindo lesada, o que pode ser feito, do ponto de vista jurídico?

Resposta do Advogado: Este fotógrafo assumiu com você uma obrigação de fazer, ou seja, uma obrigação de prestar a atividade de fotografar este dia tão especial para você com as  peculiaridades que lhe são próprias.
 
Por se tratar de uma obrigação de natureza infungível, intuitu personae, uma vez que você o contratou pela especialidade com que ele executa o trabalho de fotografar, cabe a você pedir indenização por perdas e danos."



Nos meus contratos havia uma cláusula que me reservava o direito de mandar outro profissional de qualificação equivalente para me substituir em caso de "notória e comprovada força maior". Bom que nunca precisei usar de tal expediente, mas uma crise de cálculo renal não vai te permitir fazer um bom trabalho, rs,rs.

Leandro Fabricio tem toda razão. Esse mercado existe e esse "profissional" é até necessário para atendê-lo, já que nós (a maioria) não o faríamos. Agora, já não basta ser ruim, tem que atrasar também??? Aí não, né?

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 20:31:09
Nos meus contratos havia uma cláusula que me reservava o direito de mandar outro profissional de qualificação equivalente para me substituir em caso de "notória e comprovada força maior". Bom que nunca precisei usar de tal expediente, mas uma crise de cálculo renal não vai te permitir fazer um bom trabalho, rs,rs.

Leandro Fabricio tem toda razão. Esse mercado existe e esse "profissional" é até necessário para atendê-lo, já que nós (a maioria) não o faríamos. Agora, já não basta ser ruim, tem que atrasar também??? Aí não, né?

Abraços
Leandro e Marcelo
Algumas vezes, quando tenho uma data livre e estou animado pego
"esses serviços " que ninguem pega
faço o mesmo que faço numa festa de elite, so que em uma favela ou similar,
considero isto meu aporte como doaçao de inclusao social,
porque pessoas humildes nao vao ter direito a um produto Top?????
Porque nao pode pagar bem,  tem que consumir lixo?????
Me faz muito bem ajudar desta forma a traves do meu oficio.
Voces tem que ver as caras de alegria e ate de assombro
quando vem o resultado.
E acreditem, se matam para fazer o album, nao te dao calote, e ficam muito gratos, e te indicam muitooooo.
O problem vem ai, poder atender .
Mais em fim,eu indico colegas para fazer um frila e pronto e isso ai.
Abs.
Angelo. 


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #19 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 20:50:32
Leandro e Marcelo
Algumas vezes, quando tenho uma data livre e estou animado pego
"esses serviços " que ninguem pega
faço o mesmo que faço numa festa de elite, so que em uma favela ou similar,
considero isto meu aporte como doaçao de inclusao social,
porque pessoas humildes nao vao ter direito a um produto Top?????
Porque nao pode pagar bem,  tem que consumir lixo?????
Me faz muito bem ajudar desta forma a traves do meu oficio.
Voces tem que ver as caras de alegria e ate de assombro
quando vem o resultado.
E acreditem, se matam para fazer o album, nao te dao calote, e ficam muito gratos, e te indicam muitooooo.
O problem vem ai, poder atender .
Mais em fim,eu indico colegas para fazer um frila e pronto e isso ai.
Abs.
Angelo. 

Boa iniciativa!  :ok:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:24:37
O cliente leva o que paga... A indenização que a "fotógrafa" vai pagar deve ser 10x maior do que ela cobrou.

O Jeisel tem razão... Já vi gente chegando desesperada na loja em que trabalho querendo fazer um álbum para ver se conseguia salvar algo. As fotos eram de uma compacta da Sony que estava em 1MP (sim, UM MEGAPIXEL) e COM DATA:eek:
O que ela estava procurando quando contratou? Custo ou custo x benefício? Apenas custo... Por R$400 ela não podia esperar muita coisa...

Mas o que fico mais chocado é a coragem (ou cara-de-pau ou falta de caráter) de se intitular fotógrafo e pegar eventos sem ter o mínimo de técnica, compromisso e responsabilidade.
O casamento é um momento único e o tanto o contratado quanto o contratante deveriam se lembrar que o álbum e as fotos são as únicas coisas que ficam. Não adianta gastar muito com o restante e querer economizar nesse quesito.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 07:14:14
Totalmente certo Pedro.
Lamentavel, mas real.
Esta cheio de espertos, que se "dao bem",
na hora da pechincha, e depois choram, porque compraram lixo da melhor qualidade!!!!.
Qual e o problema, case de novo seu banana esperto, :hysterical: :hysterical:
Abs.
Angelo.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 15:50:27
Pai da minha namorada é um profissional de pintura, veja vem, bem diferente de alguem que é pintor...

Manda muito bem no que faz, resultado... chega a perder clientes... sim perder... mas não por que o cliente cancela e sim por que sua agenda esta lotada... sai de uma casa já pega outra na sequencia... tem gente que espera 3.. 5.. meses para pintar a casa com ele.

Certo dia ele estava pintando uma grande casa de uns 350m², em um condomíneo famoso aqui em Campinas.
Quando viu um pedreiro que estava trabalhando na cozinha, estava fazendo algum corte na parede.
Mas o "infeliz" não colocou nada para proteger o chão, de porcelanato,... caia todo o intulho tiretamente sobre o piso... ele foi lá então e chamou a atenção do maluco...
O pedreiro respondeu de forma arrogânte e continuo a detonar a parede... e consequentimente o piso...
No final, o cara ainda pegou uma pá de metal, olhou para um lado, olhou para outro e meteu a pá no porcelanato para pegar os entrulhos, no meio da cozinha.

Resultado, preju de uns 8 porcelanado e o desgosto da dona da mansão que estava finalizando a construção da casa... teve que quebrar o chão da cozinha para trocar o piso.

Pergunta se esse pedreiro conseguiu trabalhar em outra casa do condomíneo...

O mercado esta infestado de gente que não quer saber de trabalhar.

Eu já tive funcionários, aliás, vários... e é osso achar alguem bom para trabalhar.

A maioria só quer ganhar um trocados e se puder, ainda arruma umas 2 testemunhas e colocam voce no pau.

Não aconteceu com um colega meu do trabalho, que possui um terreno no interior de são paulo.
Terreno estava cheio de mato e tal, certo dia, apareceu um maluco se oferecendo para carpi todo o terreno em troco de um certo valor.
Meu colega ingenuo gostou do idéia, fechou o preço com o cara e ficou até feliz, além de ter seu terreno limpo, estava ajudando a pessoa a conseguir dinheiro.
Mas não é que o maluco que iria carpi o terreno foi no lugar, tirou várias fotos, arrumou 2 testemunhas e meteu meu colega no pau, alegando que trabalhava a mais de 1 ano para meu colega, carpindo o terreno... alegando que nunca recebeu o pagamento e tal.

Ae meteu na justiça... pedindo indenização, ferias, decimo terceiro e tudo mais o que vcs podem imaginar.

Triste realidade.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 15:56:45 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 17:08:40
Pai da minha namorada é um profissional de pintura, veja vem, bem diferente de alguem que é pintor...

Manda muito bem no que faz, resultado... chega a perder clientes... sim perder... mas não por que o cliente cancela e sim por que sua agenda esta lotada... sai de uma casa já pega outra na sequencia... tem gente que espera 3.. 5.. meses para pintar a casa com ele.

Certo dia ele estava pintando uma grande casa de uns 350m², em um condomíneo famoso aqui em Campinas.
Quando viu um pedreiro que estava trabalhando na cozinha, estava fazendo algum corte na parede.
Mas o "infeliz" não colocou nada para proteger o chão, de porcelanato,... caia todo o intulho tiretamente sobre o piso... ele foi lá então e chamou a atenção do maluco...
O pedreiro respondeu de forma arrogânte e continuo a detonar a parede... e consequentimente o piso...
No final, o cara ainda pegou uma pá de metal, olhou para um lado, olhou para outro e meteu a pá no porcelanato para pegar os entrulhos, no meio da cozinha.

Resultado, preju de uns 8 porcelanado e o desgosto da dona da mansão que estava finalizando a construção da casa... teve que quebrar o chão da cozinha para trocar o piso.

Pergunta se esse pedreiro conseguiu trabalhar em outra casa do condomíneo...

O mercado esta infestado de gente que não quer saber de trabalhar.

Eu já tive funcionários, aliás, vários... e é osso achar alguem bom para trabalhar.

A maioria só quer ganhar um trocados e se puder, ainda arruma umas 2 testemunhas e colocam voce no pau.

Não aconteceu com um colega meu do trabalho, que possui um terreno no interior de são paulo.
Terreno estava cheio de mato e tal, certo dia, apareceu um maluco se oferecendo para carpi todo o terreno em troco de um certo valor.
Meu colega ingenuo gostou do idéia, fechou o preço com o cara e ficou até feliz, além de ter seu terreno limpo, estava ajudando a pessoa a conseguir dinheiro.
Mas não é que o maluco que iria carpi o terreno foi no lugar, tirou várias fotos, arrumou 2 testemunhas e meteu meu colega no pau, alegando que trabalhava a mais de 1 ano para meu colega, carpindo o terreno... alegando que nunca recebeu o pagamento e tal.

Ae meteu na justiça... pedindo indenização, ferias, decimo terceiro e tudo mais o que vcs podem imaginar.

Triste realidade.
Ja aconteceu isto com um colega gerente de um buffet,
eles sempre contratam "garçons" como temporario,
por evento.
Certa vez foi um para pedir informaçoes e serviço.
Arrumou testemunhas falsas(obviamente)
procesou a firma, e....
GANHOUUUU!!!!!,
patria amada brasiu!!!!.
abs.
Angelo.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 19:31:27
Por isso eu sou 100% a favor da regulamentação da profissão de fotógrafo

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 19:36:02
Pai da minha namorada é um profissional de pintura, veja vem, bem diferente de alguem que é pintor...

Manda muito bem no que faz, resultado... chega a perder clientes... sim perder... mas não por que o cliente cancela e sim por que sua agenda esta lotada... sai de uma casa já pega outra na sequencia... tem gente que espera 3.. 5.. meses para pintar a casa com ele.

Certo dia ele estava pintando uma grande casa de uns 350m², em um condomíneo famoso aqui em Campinas.
Quando viu um pedreiro que estava trabalhando na cozinha, estava fazendo algum corte na parede.
Mas o "infeliz" não colocou nada para proteger o chão, de porcelanato,... caia todo o intulho tiretamente sobre o piso... ele foi lá então e chamou a atenção do maluco...
O pedreiro respondeu de forma arrogânte e continuo a detonar a parede... e consequentimente o piso...
No final, o cara ainda pegou uma pá de metal, olhou para um lado, olhou para outro e meteu a pá no porcelanato para pegar os entrulhos, no meio da cozinha.

Resultado, preju de uns 8 porcelanado e o desgosto da dona da mansão que estava finalizando a construção da casa... teve que quebrar o chão da cozinha para trocar o piso.

Pergunta se esse pedreiro conseguiu trabalhar em outra casa do condomíneo...

O mercado esta infestado de gente que não quer saber de trabalhar.

Eu já tive funcionários, aliás, vários... e é osso achar alguem bom para trabalhar.

A maioria só quer ganhar um trocados e se puder, ainda arruma umas 2 testemunhas e colocam voce no pau.

Não aconteceu com um colega meu do trabalho, que possui um terreno no interior de são paulo.
Terreno estava cheio de mato e tal, certo dia, apareceu um maluco se oferecendo para carpi todo o terreno em troco de um certo valor.
Meu colega ingenuo gostou do idéia, fechou o preço com o cara e ficou até feliz, além de ter seu terreno limpo, estava ajudando a pessoa a conseguir dinheiro.
Mas não é que o maluco que iria carpi o terreno foi no lugar, tirou várias fotos, arrumou 2 testemunhas e meteu meu colega no pau, alegando que trabalhava a mais de 1 ano para meu colega, carpindo o terreno... alegando que nunca recebeu o pagamento e tal.

Ae meteu na justiça... pedindo indenização, ferias, decimo terceiro e tudo mais o que vcs podem imaginar.

Triste realidade.

Só por motivo de curiosidade, quanto ele cobra pra pintar um apartamento?

Lembro que tinha feito varios orçamentos com alguns pintores e eu achei UM ABSURDO me cobrarem 1500 reais pra pintar a metade de um apartamento minúsculo que é o meu! não deve ter nem 70m2 aqui... acabei fechando com um que me cobrou a metade, o resultado não foi la grandes coisas...rs

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 19:30:55
Nesse caso o barato saiu caro,para a fotógrafa :D :D.A noiva quis poupar com fotógrafo mas saiu com uma grana no bolso :hysterical: :hysterical:e ficou com fotos e má qualidade,acho que eu faria melhor,mesmo sendo novato :hysterical: :hysterical:


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 10:10:08
Citar
Nos meus contratos havia uma cláusula que me reservava o direito de mandar outro profissional de qualificação equivalente para me substituir em caso de "notória e comprovada força maior".

Também coloco isso em meus contratos para me salvar num caso muito extremo. Recentemente contraí dengue, 4 dias de cama, mas no 3o dia me levantei e como diz meu pai : "força na peruca", tomei uma dose extra de analgésicos e anti-térmicos (vantagem de ter esposa farmacêutica) e fui trabalhar; mas confesso : faltou pouco pra pedir socorro a algum BOM colega.

Ter uma cláusula assim garante em situações extremas a que todos estamos sujeitos.



Pati Duart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 10:50:08
E quando o fotógrafo é professor de fotografia numa universidade, cobra "bem",tem portifólio na internet com belas fotos, mas no dia do casamento chega atrasado,depois do casamento começado, com uma única canon eos 300 e um flash, e ainda por cima quebrada...aconteceu comigo! A ação está rolandoo...descobri depois que as fotos que ele apresenta não são realmente suas...e ele ainda desapareceu do mapa! Não aparece nas audiências!! :(


broering

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 279
    • www.eduardobroering.com
Resposta #29 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 11:28:48
Também coloco isso em meus contratos para me salvar num caso muito extremo. Recentemente contraí dengue, 4 dias de cama, mas no 3o dia me levantei e como diz meu pai : "força na peruca", tomei uma dose extra de analgésicos e anti-térmicos (vantagem de ter esposa farmacêutica) e fui trabalhar; mas confesso : faltou pouco pra pedir socorro a algum BOM colega.

Ter uma cláusula assim garante em situações extremas a que todos estamos sujeitos.



Guto, poderias me enviar por MP essa cláusula? Quero colocar nos meus contratos tb. Nunca se sabe o que pode acontecer.