Autor Tópico: Ajuda para iniciante  (Lida 10163 vezes)

Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 16:57:51
Um modelo mais em conta e com otimos resultado haja visto varios comentários aqui no forum e a Kx da Pentax, é a mais em conta de todas. Vale a pena dar uma olhada tbem...mas gosto é gosto se vc colocar na cabeça que é determinada marca que vc gostou não tem jeito vc pode ate pesquisar mas vai acabar comprando a que vc se identificou mais, claro levando em consideração as qualidades para seu uso.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 17:21:47
Leandro,

É por isso que preciso da ajuda de vcoÊs, experientes no assunto, acho que a maioria das fotos seria obtida de dentro de um veículo ou, dependendo do caso, deitado (parecido com a posição prone de tiro de fuzil) e ai acho que não seri visavel o uso do tripe ...

É realmente o assunto é muito mais complicado do que pensei no começo, mas vocÊs estão ajudando muito.

Obrigado.


Para fazer fotos de dentro de um veículo, o ideal é que o equipamento não seja muito volumoso, uma vez que não terá muito espaço disponível, nem chame a atenção de terceiros nas ruas.  Para fotografar de dentro de veículos ou deitado, ao estilo prone, o uso de tripé é inviável.  Isso acaba fazendo com que um sistema de estabilização de imagem na lente se torne necessário em algumas situações.

Para começar, recomendaria uma Nikon D90 (ou Canon 550D) combinada com uma 70-300mm com estabilização de imagem.  Atenderá boa parte das situações e, nos poucos casos onde é preciso uma ficar a uma distância maior do assunto a ser fotografado, seria o caso de avaliar o uso de uma lente mais "longa", mas as 70-300mm com estabilização de imagem, tanto da Nikon quanto da Canon, atenderão boa parte de suas necessidades. São lentes leves, tem ótima ótica, não são tão caras quanto outras "teles" e são relativamente discretas, não chamando tanto a atenção de terceiros (tenho a Nikon 70-300mm VR e é a lente que mais uso para fotografar aeronaves em vôo e nos aeroportos).  Nas câmeras como a Nikon D90 e a Canon 550D, com sensores no formato "APS-C", essas lentes comportam-se como uma 450 / 460mm (em 35mm) no "zoom" máximo!   Existe uma opção da Sigma, a 150-500mm. Existem versões tanto para a baioneta (mount) Nikon quanto Canon.  Já tive oportunidade de "brincar" com uma dessas. O problema é que ela não tem estabilização de imagem. Neste caso, recomendaria o uso de um monopé, muito mais versátil que um tripé para o tipo de fotografia que vc. vai fazer...

Uma outra dica é, no caso da Canon 550D, com 18MP, dá p/ fazer grandes ampliações das imagens, uma vez que um sensor desses vai captar uma grande quantidade de detalhes ;)  Isso compensa, de uma certa forma, a falta de uma "zoom" ou "tele"  muito longa...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, 17:24:47 por F.Kruschewsky »


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #17 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 17:22:35
...Um modelo mais em conta e com otimos resultado haja visto varios comentários aqui no forum e a Kx da Pentax, é a mais em conta de todas. Vale a pena dar uma olhada tbem...mas gosto é gosto se vc colocar na cabeça que é determinada marca que vc gostou não tem jeito vc pode ate pesquisar mas vai acabar comprando a que vc se identificou mais, claro levando em consideração as qualidades para seu uso...

Estas são as opções de lentes p/ Pentax:

SMC PENTAX DA 55-300MM F4-5.8 ED: http://www.pentaximaging.com/camera-lenses/smc_PENTAX_DA_55-300mm_F4-5.8_ED/

SMC PENTAX DA STAR 60-250MM F4 ED (IF) SDM: http://www.pentaximaging.com/camera-lenses/smc_PENTAX_DA_Star_60-250mm_F4_ED_%28IF%29_SDM/

SMC PENTAX DA STAR 300MM F4 ED(IF) SDM:  http://www.pentaximaging.com/camera-lenses/smc_PENTAX_DA_Star_300mm_F4_ED%28IF%29_SDM/   


« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, 17:46:10 por F.Kruschewsky »


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #18 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 22:35:58
Amigos, nem sei como agradecer a ajuda e a atenção de vocês, ainda mais com um iniciante do meu nivel ...

Seus conselhos foram muito interessantes e importantes. Realmente em alguns casos devemos adotar comportamentos um tanto quanto diferentes para se fazer uma vigilancia, me lembro de uma vez que tive que ficar em um matagal por mais de 20 horas para poder acompanhar alguns suspeitos.

Acredito que nestas situações caso seja necessario eu poderia fazer o apoio da camera em um sandbag que poderia funcionar como um monopé.

Assim e baseado no que li pelo forum e nos conselhos de vocês estou muito inclinado a adquirir a D90 com um kit básico com lente 18-105, com ela vou conseguir aprender um pouco e depois poderei ir fazer upgrades aos poucos.

F.Kruschewsky,

Mandei MP.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 22:42:01
Só um detalhe importantíssimo que reafirmo o que tantos ja falaram: o final em 105 é pouco para seu interesse. O mais interessante seria um final em 400 a 600, e de preferência com um TC 1,4 (sei que tudo isso é caro e sairá do seu orçamento).


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 22:51:02
dkfuji,

Obrigado pela tenção. Como disse eu sou completamente nulo em fotografia com máquinas reflex, vai ser um aprendizado totalmente novo para mim, estou acostumado a fazer fotos somente com máquinas compactas.

Acho que uma lente 18-105 poderia servir como porta de entrada no mundo da fotografia, tenho muito a aprender ainda (tempo de exposição, abertura de obturador, ISO, etc) assim faria séries de fotos de testes e depois poderia partir para passos maiores.

Dou aula de tiro e normalmente ao ensinar um iniciante começo por um calibre pequeno (tipo .22) para depois poder chegar aos calibres mais robustos, evitando assim que o iniciante no tiro esportivo se assuste e deixe o esporte. Por analogia estou tentando aplicar o mesmo principio aqui, mas quero adquirir um equipamento que me permita chegar onde quero.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 09:22:31
Léo,

Pelas situações que você diz que irá utilizar a câmera eu te desaconselho a utilizar uma DSLR.Porque? Tenho a mesma profissão que você no Paraná e utilizo muito a fotografia no serviço.

Amigo, eu tenho a Nikon D50 com o kit 18-70 e 70-300 e na grande maioria das vezes para fotografar é necessário um grande aparato para não chamar atenção pois as DSLR´s são muito volumosas e o trocar de lente não é nada sutil.

Ainda que você fotografe em tele e camuflado o silêncio é fundamental e o barulho do espelho das DSLR´s não tem como silenciar, experiência própria, às 03:00 da manhã no meio do mato é um barulho que chama atenção sim... :assobi: :assobi:

Eu te indicaria fortemente uma superzoom, as Olympus,salvo engano,tem boas câmeras neste segmento. São câmeras que não emitem ruídos, tem uma tele poderosa e acima de tudo são discretas o que para a fotografia policial é de grande utilidade.Não sei se elas alguma superzoom tem o corpo selado, mas muitas vezes é fundamental ou então tenha um estoque de sacos transparentes à mão para proteger a câmera na chuva.

Dê uma pesquisada no google em "law enforcement cameras" e achará alguns links interessantes.

http://www.policeone.com/columnists/lom/articles/120330-What-do-you-need-in-a-digital-camera-for-law-enforcement-work/

Procurei aqui mas não encontrei, se não me engano a Fuji tem alguma câmera mais específica para o serviço policial, não me recordo se para a rua ou para o trabalho forense.

Qualquer dúvida MP.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 09:58:07
Muito bom artigo, valeu pela dica, Sandro.

Já fiz um add tb.

Abraços.


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 11:44:20
Olá Leo!
Apenas para por uma opção "+ barata" que pode ser interessante para quem, assim como eu, está começando e aprendendo e $ não dá para ficar fazendo testes e compras equivocadas e desnecessárias.
A Fuji S200 tem um bom range (30,5 ~ 436), macro a 1 cm, estabilizador de imagem, e querendo, não faz o "click". Tem um custo bem baixo, comparada à D90 + lentes, o que é realmente muito caro, lógico e óbvio não se aproxima em qualidade de uma DSLR devidamente equipada com suas lentes, mas fotografa bem e se aprende um bocado.
Antes de adquirir uma DSLR sofisticada eu optei ($$$) por uma Fuji S9100, bem anterior em tecnologia e recursos a S200, mas não me arrependí. Segue o link da Fuji do no Brasil, se vc comprar fora dá para baixar o manual em português: http://www.fujifilm.com.br/produtos/mundo_digital/cameras_semi_profissionais/finepix_s200/index.html

Boa decisão :ok:.

Gustavo


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 12:32:31
Gustavo,

Olhei o link que você indicou e achei muito interessante a foto com baixa luminosidade, fiz uma busca rápida pelo ML e vi que os preços são bastante razoaveis, mas minha dúvida: ela possibilita a troca da lente por outra de maior potencia ?

Como disse acho que o investimento em um corpo mais "duravel" seria melhor do que a troca do equipamento em algum tempo.

Obrigado.

PS: agora parece que achei uma dúvida ...


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 12:35:15
Léo,

Pelas situações que você diz que irá utilizar a câmera eu te desaconselho a utilizar uma DSLR.Porque? Tenho a mesma profissão que você no Paraná e utilizo muito a fotografia no serviço.

Amigo, eu tenho a Nikon D50 com o kit 18-70 e 70-300 e na grande maioria das vezes para fotografar é necessário um grande aparato para não chamar atenção pois as DSLR´s são muito volumosas e o trocar de lente não é nada sutil.

Ainda que você fotografe em tele e camuflado o silêncio é fundamental e o barulho do espelho das DSLR´s não tem como silenciar, experiência própria, às 03:00 da manhã no meio do mato é um barulho que chama atenção sim... :assobi: :assobi:

Eu te indicaria fortemente uma superzoom, as Olympus,salvo engano,tem boas câmeras neste segmento. São câmeras que não emitem ruídos, tem uma tele poderosa e acima de tudo são discretas o que para a fotografia policial é de grande utilidade.Não sei se elas alguma superzoom tem o corpo selado, mas muitas vezes é fundamental ou então tenha um estoque de sacos transparentes à mão para proteger a câmera na chuva.

Dê uma pesquisada no google em "law enforcement cameras" e achará alguns links interessantes.

http://www.policeone.com/columnists/lom/articles/120330-What-do-you-need-in-a-digital-camera-for-law-enforcement-work/

Procurei aqui mas não encontrei, se não me engano a Fuji tem alguma câmera mais específica para o serviço policial, não me recordo se para a rua ou para o trabalho forense.

Qualquer dúvida MP.

Abraço.


Aproveitando as dicas do Sandro, a recém lançada Nikon Coolpix P100 atenderia praticamente todos os requisitos que ele considera importantes.  Destaco aqui que a distância focal, no "zoom" máximo equivaleria a uma teleobjetiva de 678mm! Ela também filma (em alta resolução - 1920 x 1080 pixels (FullHD) e seria uma câmera bastante discreta para o uso em campanas, pois além de ser pequena, pode fotografar em absoluto silêncio. Como a D90, ela também utiliza cartões SD ou SD-HC, o que te permite descarregar as fotos em um laptop, em campo, se for necessário.  É uma opção a considerar.

Teríamos apenas que aguardar os primeiros testes para ter idéia do desempenho pois a câmera acabou de ser lançada... :snack:

O Gustavo está certo. A Fuji, de fato, produziu uma câmera específica para o trabalho forense, mas foi há alguns anos. Era uma versão da S9000, se não me engano... Não sei se eles produzem algo assim hoje em dia  :ponder:


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 12:42:18
Andei procurando e só achei a P90, ela seria muito ruim ? Novamente a pergunata há possibilidade da troca de lente ?


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 12:51:51
Nem a P90, nem a P100 permitem a troca de lentes! Entretanto, a nova P100 tem um "range" equivalente a uma 26mm - 678mm (em 35mm) o que, na prática, tornaria desnecessária a troca de lentes em, digamos, 95% das situações fotográficas.   

A P100 foi anunciada há alguns dias apenas, devendo chegar às lojas (na Europa) em meados de Março.  Nos EUA deverá chegar logo depois, o que permitirá importá-la rapidamente para cá.

Pelas características técnicas da nova P100, eu apostaria no modelo novo, principalmente pela distância focal, bem maior que a da P90

Embora eu use somente DSLR, vou começar a acompanhar os testes dessa câmera com mais atenção, pois a distância focal realmente me interessou.   Não tenhao nada equivalente a isso hoje em meu atual sistema e uma lente equivalente para minha DSLR custaria uma pequena fortuna (literalmente), sem falar no tamanho e peso extra...


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 12:55:55
Achei interessante a idéia dessa P100, mas como ainda não foi lançada ainda não tem como verificar o preço, não que eu tenha muita pressa.

Kruschewsky o que você me diz da Fuji S200 ?


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 13:29:43
O preço da P100 deverá ficar ente 400 e 430 dólares nos EUA. Era essa a faixa de preço da P90, que já foi anunciada como descontinuada na B&H, por exemplo. Sinal de que a P100 deverá estar disponível em breve por lá!

Em relação a Fuji S200 EXR, não tenho muitas informações, pois conheço pouco a atual linha Fuji. O pessoal aqui do MF gosta muito das Fuji e da qualidade de imagem que elas proporcionam.  Pelas caractrísticas técnicas, ela poderia servir p/ seu trabalho mas o modo de vídeo dela são seria adequado às suas necessidades, na minha opinião. A P100 pode filmar em full HD, é a primeira Nikon com essa capacidade e penso que, para seu trabalho, o modo Full HD poderá ser bastante útil, sem falar no alcance do zoom que é maior que o da S200 EXR!