Autor Tópico: Ajuda para iniciante  (Lida 10130 vezes)

Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 13 de Fevereiro de 2010, 11:17:20
Amigos,

Sou novo aqui no forum e estou precisando de uma orientação para aquirir uma camêra.

Sou Investigador de Polícia e estou procurando uma máquina para uso em meu trabalho, assim gostaria da opinião de vocês para adquirir o melhor equipamento. Vou colocar algumas caracteristicas que julgo necessárias que ela possua:

A máquina deve ser relativamente robusta, o uso embora não seja diário será feito em campo, então ela pode sofrer com os deslocamentos (dentro de mochila);

Deve possuir a opção de fazer as fotos sem aquele barulho de "click" que as camêras amadoras normalmente tem;

A possibilidade de fazer fotos a longa distância com qualidade (sei que aqui o importante é a lente, mas como disse estou iniciando nas camêras semi e profissionais), logo ser capaz de receber lente com muitos aumento - tipo 200, 330 ou 500 vezes;

Poder filmar;

Fazer fotos com qualidade razoavel com baixa iluminação.

Pedi conselhos para um conhecido em uma loja e ele queria me empurrar uma máquina da Sony (que por sinal era a unica que ele tinha a pronta entrega) mas estava pensando emcomprar ou uma D300 ou uma D90, será que poderiam me ajudar nesta escolha ?

Desde já agradeço a todos.


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 12:12:50
Boa dia Leo, nessas condições vc mesmo ja disse as duas possibilidades de camera, a diferença é que a D300 tem corpo em liga de magnésio e é resistente a poeira e agua e tem ISO expansivel ate 6400.
Tem a opção da Canon 7D com o corpo tambem lem liga de magnésio e ISO expansível a 12.800
A D90 fica um pouco abaixo entre essas duas citadas mesmo sendo robusta ela tem corpo em "plastico" e ISO ate 6400. POrem se ela estiver bem acomodada na mochila não creio que sofra danos.
Quanto ao barulho do click acho que não será possivel achar alguma DSLR assim por enquanto (posso estar errado).
EM questão das lentes vc teria que pensar de 400mm pra cima pela necessidade citada. Ai a brincadeira fica cara se precisar de lentes claras.
Da uma olhada no site da BH para ve ter uma ideia de valores tipos de maquinas e lentes
http://www.bhphotovideo.com


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 13:48:40
Brocatto,

Muito obrigado pela dica. Olha realmente acho que o ideal seria uma máquina com um corpo feito de material metalico ou em liga, as vezes temos que levar material extra e se ela for possivel de se colocar em uma bolsa junto com GPS, lanterna e outras coisas seria o ideal.

Acho que o barulho do click pode ser resolvido aumentando a distancia da foto com boas objetivas. Para fotos proximas acho que o recomendavel seria o uso de uma compacta com boa resolução.

Na sua opinião quantos aumentos uma lente clara e uma lente normal deveriam ter para se obter boas fotos a digamos uns 200 metros ?

Obrigado.


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 03:00:59
Caro Leo fiz a prova pra investigador mas não tive muita sorte, ainda mais que mudou a escolaridade para as provas. Mas, assim que tiver outro faço novamente. Vamos ao que interessa.
No caso da camera então tem que ser mesmo de D300, ou D300s nas nikon, nas canon a 50D se não me engano tem corpo metalico e a 7D para cima, mas, recomento que não deixe ela sem nenhuma proteção dentro da bolsa, ja que terá outro materiais nela.
Quanto as lentes, não saberei dizer quanto a distancia, tudo depende do tipo de foto. Sendo de pessoas, creio que uma nikon 80-400 F4.5/5.6 daria bom resultados em dias claros, ja nas canon uma 100-400mm F4. e uma lente mais em conta uma sigma 150-500mm F5/6.3.
Se as fotos forem de dia, vc pode escolher uma dessas agora se for mais para fim de tarde. A grana como solta. A lente mais em conta seria uma Sigma 70-200 F2.8 com TC 2x vc teria uma lente de aproximadamente 600m na nikon e de 640mm na canon.
Quanto a compacta tudo depende da distancia creio que não seja possivel ouvir o click a uns 25 30 metros


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 11:44:51
Brocatto,

Não desista comece a estudar bastante que logo teremos mais concursos, com certeza para todas as carreiras, muitos policiais estão se aposentando e havera uma necessidade de mais pessoal logo.

Andei fazendo umas pesquisas e pelo que andei observando o valor da D300 é bem mais alto do que estou podendo investir no momento. Acho que talvez a D90 poderia servir, como já carrego um monte de coisa uma bolsa pequena a mais não seria muito incomodo (poderia até mesmo adaptar uma em system molle).

Acredito que seria então melhor um investimento em um corpo bom, mas mais em conta, e lentes boas pelo menos uma para fotos durante o dia e outra para fotos com menos luminosidade, você acredita que eu poderia colocar as lentes sigma em uma camêra nikon e obter bons resultados (aqui a necessidade seria de se poder identificar as pessoas - no minimo uma foto que poderia ser identificavel em comparação com outra, por exemplo uma foto de documento) ?

Se eu comprar a máquina completa já fico comuma lente com 18 aumentos, certo ? Você acredita que com ela eu conseguiria fazer fotos identificaveis de pessoas a uns 150 metros ? Isso seria o suficiente para alguns trabalhos, mas ainda sim precisarei de uma lente para fotos de distâncias maiores, o que eu poderia fazer com investimentos futuros.

Um conhecido me falou de um modelo da sony que seria muito bom, mas infelizmente não me lembro qual, e que ele poderia receber as lentes da nikon ou da sigma. O que me diz de procurar uma máquina da Sony ?

Se tiver disponibilidade me passa seu e-mail ou msn por MP para conversarmos melhor e muito obrigado.

Abraços.


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 12:51:35
Leo;

A lente em 18mm não corresponde a um aumento de 18x e sim que ela é uma lente mais aberta pega angulos maiores, para finalidade de fotos em zoom seriam de 100mm para sim pois ela pega um angulo mais fechado, como disse no seu caso lentes acima de 300mm. Da uma lida neste topico aqui que vai deixar algumas duvidas mas vai ajudar a entender melhor com funciona o zoom nas lentes lentes
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0

Quanto as lentes sigma muita gente usa a 70-200 lente clara...e amantes de aves e animais selvagens onde a aproximação é mais dificil ultilizam a 150-500mm
Ja a camera se for utiliza-la somente para essas finalidades compre somente o corpo e as lentes que irá precisar.

MP enviado
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 13:00:15 por Brocatto »


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 18:59:13
Inicialmente a finalidade dela será o uso em campo, mas sempre tive vontade de me aventurar no mundo da fotografiia. Profissionalmente já passei por diversas situações ou locias que realmente mereciam uma boa clicada.

Acho que poderia comprar um equipamento básico, que fosse voltado para minhas necessidades básicas, e depois ir aperfeiçoando o equipamento (como acabamos fazendo no tiro - outro hobby bem caro no Brasil).

Tenho um orçamento de cerca de R$ 3.000,00 talvez um pouco mais o que acha que eu poderia adquirir com isso ?


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 21:28:38
Olha com R$3000,00 acho que fica um pouco dificil comprar um Kit D90 com lente 18/105mm vr.Procura no Mercado Livre Kit d90 com lentes 18/105mmvr e 70/300mmvr +cartão de memoria de 16gb + case R$4399,00 Maryduda Rio de janeiro.
ESpero te ajudado. Um Abraço André.'.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 01:11:17
Olha, para 200m de distância, dependendo do que você for fotografar, uma lente 500mm seria o mínimo. Quem sabe até um TC 1,4 poderia ajudar (700mm).
O problema maior é o orçamento. Quero uma D3s mas (ainda) não posso (ou não devo) pagar pela D300.

Paguei mais que seu orçamento pela D90 vinda dos EUA com a lente só 18-105. A 70-300 ajudaria no seu caso ou a 150-500, mas aí seu orçamento vai para as cucuias.


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 08:07:29
Amigos,

Obrigado pelas dicas tão importantes. O orçamento esta reduzido porque estou com um processo de importação aguardando autorização junto ao exercito e depois de autorizado terei somente seis meses para trazer o material, e não quero mexer no dinheiro que já esta direcionado a este investimento.

Andei olhando a D300 esta fora de questão, pelo menos por enquanto, mas eu preciso da opinião de vocÊs para poder escolher uma máquina que seja compativel com boas lentes e que possa receber uma "upgrade" mais pra frente.

Outra pergunta um amigo que trabalhava com fotografia, e que fechou o estudio, me deu uma lente de 200 mas ainda não fui buscar e não posso dizer sua especificação, agora vem o problema ela era destinada a máquinas analogicas, assim ele iria funcionar em uma digital ?

Pelo que andei vendo no forum estou entrando em outro hobby que exige investimentos altos se o objetivo for um bom rendimento, pelo menos o investimento é unico e não a cada vez que se vai ao stand.

Abraços.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 11:25:11
Amigos,

Outra pergunta um amigo que trabalhava com fotografia, e que fechou o estudio, me deu uma lente de 200 mas ainda não fui buscar e não posso dizer sua especificação, agora vem o problema ela era destinada a máquinas analogicas, assim ele iria funcionar em uma digital ?


Prezado Leo,

Se a lente em questão for AF Nikkor, ou AF-D Nikkor, funcionará sem maiores problemas nas Nikon digitais (leia-se: D90; D300/300s; D700; D3/3s/3x). Se for "AF-D" poderá fotografar sem restrições com as câmeras citadas!

Para quem tem orçamento restrito as opções em sistemas SLR/DSLR para se fotografar a distância são pouquíssimas.  Uma opção poderia ser uma combinação D90 c/ 70-300mm VR ou 80-400mm VR (ou 5D / 7D com 70-300mm ou 100-400mm, se optar pela Canon). Outra opção é partir p/ o mercado de lentes usadas.  Eu mesmo comprei algumas e nunca tive problemas com elas!

Em termos de compactas, a Nikon acabou de lançar a P100  :ok:   Sua lente (fixa) equivale a uma 26-678mm em 35mm (dist. focal verdadeira: 4.6-120mm c/ F2.8-F5.0 de abertura. Também faz vídeo em 1920 x 1080 pixels (FullHD) e 1280 x 720 pixels (HD).  

Como foi anunciada na Europa e EUA há alguns dias somente, não há previsão de preço ainda.  Em relação ao ruído do "click" (que realmente incomoda!!!), todas as boas compactas permitem que se "desabilite" este ruído, podendo fotografar em absoluto silêncio! Bastará verificar no manual p/ encontrar o menu correto!

Veja a P100 em: http://www.dpreview.com/news/1002/10020303nikoncoolpix.asp#specs2

Talvez seja a solução p/ suas necessidades enquanto não investe em um sistema DSLR...

Espero ter podido ajudar...  Boa sorte e Boas Fotos!
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, 11:37:05 por F.Kruschewsky »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 11:45:05
Leo, acho que para as lentes acima de 300mm você deverá considerar a compra de um tripé. Senão ficará muito difícil fotografar.


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 11:47:01
F.Kruschewsky,

Obrigado pelas dicas, vou verificar a lente que ganhei, o colega viajou no carnaval, se for nikon com as especificações mencionadas resolvo um pouco do problema.

Penso em comprar por enquanto a D90 com o kit inicial e depois ir modificando-o aos poucos, pelo que vi no site é uma máquina muito utilizada e com otimos resultados.

Com relação ao barulho, ele só influencia muito nos momentos que você tem que clicar alguém em algum local ou situação mais discreta.

Baseado nos conselhos de vocês estou me decidindo pela D90, um investimento inicial bom e com muitas possibilidades no futuro, mas gostaria de perguntar outra coisa será que existe alguma outra máquina com a mesma qualidade, mas de outra marca que eu poderia pesquisar também ?


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 12:14:03
Em relação a outras câmeras, com a mesma qualidade, temos a Canon EOS 550D / Rebel T2i, também lançada recentemente:

http://www.dpreview.com/news/1002/10020806canoneos550d.asp e

http://www.dpreview.com/previews/CanonEOS550D/

Além desta, temos as já citadas Canon EOS 50D e EOS 7D, mas a um preço maior!

Lentes p/ Canon, recomendaria as ótimas 70-300mm IS ou a 100-400mm IS (esta sendo da série "L")...


Leo_Angelucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 16:10:27
Leandro,

É por isso que preciso da ajuda de vcoÊs, experientes no assunto, acho que a maioria das fotos seria obtida de dentro de um veículo ou, dependendo do caso, deitado (parecido com a posição prone de tiro de fuzil) e ai acho que não seri visavel o uso do tripe ...

É realmente o assunto é muito mais complicado do que pensei no começo, mas vocÊs estão ajudando muito.

Obrigado.