Autor Tópico: Nossa... 300-800mm  (Lida 4023 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2005, 00:44:58
Tales, depende a lente, e depende o TC. Um amigo agora ao invés de pegar uma 500mm direto, como além de surf ele tbm faz eventos, ele optou por uma F2.8 200mm VR + TC2X Nikon, total uns R$8000. A qualidade desse conjunto é melhor que muita tele de 450 a 600mm, e ainda deu versatilidade de duas lentes, o que não seria o caso aqui já que além de tele suficiente, esse lente Canon não é tão clara. Mas não é bem assim isso de que o TC tira a nitidez, depende da lente com que tá usando, o resultado pode ser melhor que uma tele mais poderosa se o conjunto for superior. Depende muito.
Nikon/Panasonic Gear


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2005, 00:54:48
Citar
Mas não é bem assim isso de que o TC tira a nitidez, depende da lente com que tá usando, o resultado pode ser melhor que uma tele mais poderosa se o conjunto for superior. Depende muito.
Como disse, eu não sabia se o TC trava ou não nitidez.

Mas assim como o cara pode querer usar o TC de 1,5x e chegar a 1200mm, ele pode querer pegar direto uma lente 1200mm (eu vi uma lente L da Canon que era 1200mm), tudo depende do bolso e da aplicacao. Eu mesmo particularmente sou mais a favor de uma tele maior do que um TC, mas meu bolso não cabe uma tele maior, então acho que um TC seria um melhor custo x beneficio.

Concordo com você, TC tem um grande merito em ser bastante versatil...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2005, 01:00:20
Discordo, não se costuma usar lente dessa magnitude com TC, TC é mais comum p lentes até 500mm, transforma numa 1000mm. Essa 800mm direto com TC é loucura, ainda que o cara tivesse esse desejo ficaria um lixo a imagem, ela é escura demais.

Dois requisitos para se usar um TC com qualidade:
- Lente luminosa;
- Lente boa, e boa = top de linha.
Nikon/Panasonic Gear


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2005, 01:21:42
Citar
Discordo, não se costuma usar lente dessa magnitude com TC, TC é mais comum p lentes até 500mm, transforma numa 1000mm. Essa 800mm direto com TC é loucura, ainda que o cara tivesse esse desejo ficaria um lixo a imagem, ela é escura demais.

Dois requisitos para se usar um TC com qualidade:
- Lente luminosa;
- Lente boa, e boa = top de linha.
Bem, eu não posso defender nem um nem outro. Nunca usei TC, Nunca usei lente Top e nunca usei nenhuma lente maior que 400mm.

Mas como idsse, é uma opção, como o cara dos 5400mm, que usou não um mas DOIS TC. Foi a opção que o cara fez, e se ficou bom pra ele, ótimo.

Como disse, sou meio contra o uso do TC, prefiro usar uma boa lente. Talves quando usar um TC mude de idéia.

Como disse, se não me engano o cara usava para fins astronomicos, que permitem logas exposições. Se você disse que não é bem assim em relação a perda de nitidez com o uso do TC, nao importa se no uso astronomico ele usa 2.8 ou 5.6, já que a ezposição será longa mesmo. Ele só terá que deixar mais tempo...

Mas como disse, o que seria melhor? Acho que não existe nenhuma lente 5400mm, então ou ele fazia isso, ou não fazia, ou usava um observatorio no lugar. Será que ele tinha grana pra construir um observatório? Acho que não, então provavelmente foi o melhor custo beneficio pra ele.

E volto a repetir: não estou defendendo ou repudiando o uso de TC, só estou comentando que em alguns casos (mesmo com teles maiores que 500mm) ele pode ser util e até necessario. Mas eu particularmente não usaria, já que nãoi tenho necessidade :)

O que eu quis dizer em termos de custo x beneficio foi se referindo a mim. Eu não teria dinheiro pra construir um telescopio, mas se fizesse astronomia provavelemte gostaria de ter uma tele de 5400mm, masmo que precisasse de longuissimas exposições e um nivel aceitavel de perda de nitidez...

Ps: não sei se percebeu, mas estamos os dois brigando mais ou menos pelo mesmo lado. Eu também sou meio contra o uso, ainda mais em lentes tão longas. Mas como eu também disse, eles são uteis (mas não comuns, ja que tem todos os problemas que vem sendo discutidos :) )
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2005, 01:44:43
Não vejo como 'briga' (eu sei que vc tbm não e foi força da expressão), mas me expresso com intensidade, às vezes pode ser entendido como rudeza, não é a intenção.

Eu gosto da idéia de TC, Tales.

Imagina a situação, não somos profissionais (embora muitos profissionais gostem tbm), então as opções para quem gosta de teles (meu caso): 1) comprar uma tele de uso amador, geralmente sem VR e F5.6, mesmo assim uma 600mm é bem cara; 2) comprar uma tele de uso profissional, luminosa, algumas com estabilizador, caríssima; 3) comprar uma 70-200 F2.8 VR (que numa D50 são 300mm, já é um range de respeito), cara, porém bem mais em conta que os exemplos de antes, e um TC2X da Nikon, que na qualidade final só perderia de uma 600mm top de linha, e vc ainda tem na prática, duas lentes.

A opção 2 custa mais de R$14 mil, a opção 1 custa uns R$4000, e a qualidade é duvidosa. A 3 custa R$4000+1500 do TC, vc tem luminosidade, VR, qualidade final, bom preço e versatilidade tanto para usar num evento de moda quanto num campeonato de surf. E uma coisa, não estamos falando de TC de compactas, olha o preço desse TC2X Nikon, com a lente adequada ele traz muita qualidade.

Era isso, o resto é escolha pessoal.
Abraços.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2005, 01:47:50 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2005, 02:19:20
Foi mesmo força de expressão :thmbup:

Eu até já me perdi nos meus raciocionios...nem sem mais se tava atacando ou defendendo  :laughing:

Mas...CARAMBA! R$1500 por um TC? acho que agora eu to atacando :laughing:
Não imaginava que esse "negocinho" fosse tão caro...O Da Nikon impede mesmo o uso do AF? por que se for, é só um anelzinho com uma mecanica "de precisão". Eu, como além de analista de sitemas e técnico eletrônico também sou torneiro mecânico e fresador (aí, profissão de presidente, eheheeh) faço um facim, facim...é só me arrumarem um torno  :laughing:
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2005, 03:34:17


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2005, 22:06:11
Heheheheheh!
Haja monopé e velocidade para uma lente dessas. :)
« Última modificação: 07 de Novembro de 2005, 22:06:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2005, 22:37:45
Citar
Heheheheheh!
Haja monopé e velocidade para uma lente dessas. :)
acho que elas não precisam de monopé não...precisam de um poste mesmo :risada2:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2005, 22:41:21
É por ai, se bobear 1/2000s é pouco para uma 800mm em sensor APS.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #25 Online: 07 de Novembro de 2005, 22:50:35
Se bem que com o peso da desgraçada o monopé crava legal no chão! :laughing:  :laughing:  :laughing:  


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #26 Online: 07 de Novembro de 2005, 23:04:27
Citar
Se bem que com o peso da desgraçada o monopé crava legal no chão! :laughing:  :laughing:  :laughing:
Se o terreno não for firme, já era.....rs afunda mesmo....rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Novembro de 2005, 00:10:19
Caramba, essa dos 5400mm não sabia não. E pensar que estou contente com míseros 140mm :).Mas peraí, essa lente é uma Sigma. Existiria por acaso alguma da Canon, Tokina, etc, com esse range todo e que fosse bem luminosa (que tal, F2.0 :P )??????

Abraços....


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #28 Online: 08 de Novembro de 2005, 00:20:04
Citar
Caramba, essa dos 5400mm não sabia não. E pensar que estou contente com míseros 140mm :).Mas peraí, essa lente é uma Sigma. Existiria por acaso alguma da Canon, Tokina, etc, com esse range todo e que fosse bem luminosa (que tal, F2.0 :P )??????

Abraços....
voce fala uma lente 5400mm F/2? Cara, essa ai foi usando dois TCs, e mais um monte de coisas, o que vai diminuindo a abertura.

Pra ter uma lente 5400mm F/2, acho que ao elemento frontal teria uns 5m de diametro  :risada2:

Ja vi uma 300 F/2.8, se nao me engano, e a boca dela era enooooooooooooooooorme...

Ja vi uma 1200mm F/8 L da Canon, eu tenho uma 400mm F/5.6 da Tokina.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 08 de Novembro de 2005, 00:30:46
Citar
Caramba, essa dos 5400mm não sabia não. E pensar que estou contente com míseros 140mm :).Mas peraí, essa lente é uma Sigma. Existiria por acaso alguma da Canon, Tokina, etc, com esse range todo e que fosse bem luminosa (que tal, F2.0 :P )??????

Abraços....
Hahhaah uma 800mm f/2.0 precisaria de um guindaste para carregar e um trailer para guardar hahahah!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.