Autor Tópico: [ARTIGO] Ave Holga  (Lida 9967 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Fevereiro de 2010, 09:25:26
A onda das Toy Cameras persiste, com cada vez mais adeptos de um tipo de fotografia que vai contra e tendência tecnológica da fotografia digital e sem defeitos que os fabricantes de câmeras convencionais oferecem atualmente. O uso das "câmeras de brinquedo" geralmente está associada a uma fotografia compromissada com aspectos distintos, e por isso faz uso das características comuns a esses equipamentos: baixa nitidez e aberrações cromáticas por conta das lentes de plástico, vazamentos de luz, duplas exposições etc.

Entre os modelos mais cultuados está a Holga 120, uma médio formato  que produz quadros de 56mm x 56mm, tem foco manual baseado em 4 posições fixas e seleções limitadas de abertura e tempo de exposição, variando de acordo com o modelo da câmera. O mais comum é que a lente tenha o diafragma fixo em f/8 e o obturador funciona em torno do 1/100 de segundo.

As principais críticas que vejo em relação às Holgas e similares feita pelos fotógrafos mais conservadores é que o seu uso não passa de um modismo é que o emprego dessas câmeras é a busca por um efeito fácil, pronto e vazio. Se é um modismo ou uma prática que veio para ficar, nas proporções em que está disseminada hoje, só o tempo dirá. E, de fato, as Holgas produzem imagens com um característica específica. Mas até aí, quando procuramos uma lente que seja extremamente nítida, também estamos procurando uma caraterística específica. Ou quando escolhemos um tipo específico de filme, de filtro ou aplicamos um recurso num programa de edição de imagens. Não é o efeito em si que é vazio ou significativo: é a coerência entre a característica técnica e o "discurso" fotográfico que dará sentido à escolha do equipamento. Procurar uma câmera que vaza luz ou uma lente com ótica perfeita é a mesma coisa quando não se sabe o que se fazer com uma ou outra.

As Holgas e suas  similares têm, no entanto, uma vantagem. A fotografia como um todo é apenas um efeito, uma ilusão. É possível produzir fotografias cujos aspectos técnicos criam uma ilusão mais bem feita (lentes com alta qualidade ótica, nitidez, sensores com cores fidedignas etc.) ou pode-se deixar de lado essa preocupação e ter uma produção que mostra claramente que a fotografia é apenas um processo de interpretação. Ao propiciar isso, a Holga liberta o fotógrafo das amarras com a "realidade" e permite que ele dialogue com o processo, com o aparelho e com as suas próprias intenções. Cada vez mais as imagens dominam o mundo, e a escolha é entre apenas deixar-se hipnotizar por elas ou olhar para a forma como são feitas, coisa que é mais fácil com as toy cameras. Vejamos, então, alguns diálogos imagéticos com as Holgas (clique para ver maior).


Holly Northrop


Holly Northrop


Holly Northrop


santacroce


Reinis Traidas


Stephanie Carter


Scout Seventeen


Laura Burlton

Todas as imagens que ilustram esse texto foram utilizadas sob licença Creative Commons.

Publicado originalmente no Câmara Obscura.


wiggert

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 05:46:26
Tem um documentário muito legal feito pela BBC, falando sobre a Lomografia, ja vi aqui no forum um link pro documentário no youtube...

Na minha opinião, lomografia é exatamente deixar de lado o aspecto técnico (tipos de lente, efeitos específicos e etc.) para focar unica e exclusivamente na composição da imagem.



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 00:48:02
eu achei as fotos muito bacanas
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 15:32:19
Tem um documentário muito legal feito pela BBC, falando sobre a Lomografia, ja vi aqui no forum um link pro documentário no youtube...

Na minha opinião, lomografia é exatamente deixar de lado o aspecto técnico (tipos de lente, efeitos específicos e etc.) para focar unica e exclusivamente na composição da imagem.



Vejo de outra forma, pois a lomografia é uma técnica também. A ausência de técnica (ou deixá-la de lado), é se entregar ao acaso.
Acho um recurso belíssimo de pura poesia, e tanto pode se determinar uma "técnica" quanto se pode prever minimamente seu resultado e suas variáveis possíveis.

Belo artigo! :ok:

Abraço

Marcelo dos Santos

Associado Fototech


wiggert

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 23:02:54
Vejo de outra forma, pois a lomografia é uma técnica também. A ausência de técnica (ou deixá-la de lado), é se entregar ao acaso.
Acho um recurso belíssimo de pura poesia, e tanto pode se determinar uma "técnica" quanto se pode prever minimamente seu resultado e suas variáveis possíveis.

Ah sim, concordo integralmente com você, na verdade eu me expressei mal, o aspecto "técnico" a que me referi foi com relação ao equipamento em si, não quis dizer o aspecto criativo por trás da lomografia ...  ;)


wollinger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2010, 00:06:12
Muito legal esse assunto.
Já tinha visto fotos neste estilo, mas não sabia que estavam atreladas a este tipo de equipamento...
Mas não entendi muito bem: ela não usa o filme de 35mm??


chenrique

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2010, 23:29:31
Legal sim.
Qualquer dia compro uma Holga ou Diana.
Olha, pelo que sei tem modelos de máquinas Holga e Diana de 35mm, mas originalmente o que elas usam são filmes de médio formato.

carlos henrique

Muito legal esse assunto.
Já tinha visto fotos neste estilo, mas não sabia que estavam atreladas a este tipo de equipamento...
Mas não entendi muito bem: ela não usa o filme de 35mm??

« Última modificação: 30 de Junho de 2010, 23:30:09 por chenrique »


chenrique

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2010, 01:47:09
Eu conheço gente que usa das duas formas. De uma maneira, usam técnica para obter determinados resultados, como a dupla exposição, por exemplo. De outro, tem gente que usa por pura diversão. A questão é que os controles dessa máquina são tão precários (daí seu charme) que o resultado esperado surpreende pelo imprevisto da mecânica (as vezes tem vazamento de luz, por exemplo) e da ótica, tanto quanto se ela não fosse planejada.


Ah sim, concordo integralmente com você, na verdade eu me expressei mal, o aspecto "técnico" a que me referi foi com relação ao equipamento em si, não quis dizer o aspecto criativo por trás da lomografia ...  ;)


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2010, 10:01:51
Muito legal esse assunto.
Já tinha visto fotos neste estilo, mas não sabia que estavam atreladas a este tipo de equipamento...
Mas não entendi muito bem: ela não usa o filme de 35mm??


Isso, amigo! Não usa filme 35 mm.

É uma câmera de médio formato, usa filmes 120, assim como as TLRs como a Rolleiflex.

Tem quem faça adaptações, para usar filmes 35 mm. Inclusive fica interessante... com a possibilidade de expor os sprockets, conforme a imagem de exemplo, retirada do Google Imagens:

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2010, 10:04:16
Na página que peguei essa imagem postada acima, inclusive mostra como fazer a adaptação pra usar filme 35mm em uma Holga...




http://sarapandingin.wordpress.com/2009/03/19/the-holga/
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


chenrique

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2010, 12:35:16
Há algum tempo já existem câmeras com adaptador de fábrica de 35mm, como pode ver nesse link.

http://microsites.lomography.com/diana/products/35mm-back


Komodora

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2010, 22:10:49
Olha.. possuo uma Holga 120cfn e assim..
a holga não oferece uma imagem fiel, mas quando bem feita uma foto,
oferece um alto padrão artistico ( pelo menos é essa a visão a qual eu tenho)

mas posso estar enganado..
Nikon D40 - 18-55 AF-S (Kit) + 50mm 1.8
Yashica 635 (TLR)
Holga 120 CFN
e uma porrada de pinholes =D


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2010, 10:13:15
Eu particularmente sou adepto das Toy Cameras. Tenho uma Diana (que usa filme 120) e uma Holga 35mm.
A imprevisibilidade é uma das coisas que mais me atraem nelas. Se preocupe com a composição, que o resultado sempre vai ser interessante!
Dá uma cara de Super 8, retrô que é sensacional!