Autor Tópico: FLASH OU LUZ CONTÍNUA - O QUE É MELHOR QUANDO NÃO SE TEM O CABO DE SINCRONISMO?  (Lida 9202 vezes)

VENUTO

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E aí, pessoal?

Quero montar um Studio simples voltado para books, álbuns infantis e gestantes em especial onde tentarei combinar uma razoavel iluminação com acabamento digital das mais variadas e avançadas formas possíveis. Hoje, por não ter tanto a investir _  ainda estou no começo de uma longa caminhada e ainda não deixei de ser um hobbysta apaixonado _ uso uma câmera simples com cara de profissional, mas que com seus 10 megapixels, uma lente muito boa e softwares magníficos dá um resultado muito satisfatório principalmente para quem está pagando mesmo com uma iluminação simples.
Mas não há como negar que com uma iluminação apropriada além de mais respeito com possíveis clientes ganharei creio que metade do tempo que gasto com um ótimo acabamento.
Por ser uma câmera “simples” _ não profissional, vamos dizer assim _ , ela não possui entrada para flash externo ou cabo de sincronismo, restam para mim duas opções:
- a de flashes com fotocélulas
- a de luz contínua.
Na opinião de vocês, levando-se em conta que penso utilizar um fundo branco que sempre será substituído digitalmente por uma paisagem ou um fundo criado digitalmente, o que eu deveria utilizar flash ou luz contínua?
Qual o melhor esquema neste caso?

DESDE JÁ AGRADEÇO

MARCELO VENUTO
Marcelo Venuto


Alexis Marinho

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Venuto, por que não compra uma DSLR das mais baratinhas? Mesmo que usada? E começa a montar um estúdio normal Para usar com radio flash?
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AlexandreS

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Concordo com o Alexis.. Numa DSLR baratinha vc pode usar radio-flash, que por sinal para estúdio tem chineses baratinhos que funcionam bem, e vai ter um melhor resultado.

Não tenho muita experiência em estúdio, ainda mais com luz contínua, mas até onde eu sei para um fundo branco bem destacado vc precisa no mínimo 2 pontos de luz a mais do que a fotometria do primeiro plano, senão o máximo que vai conseguir é um fundo cinza, bem mais difícil de isolar digitalmente. Conseguir um diferencial de 2 pontos com luz contínua acho que deve ser complicado. Ou vc vai ter que usar luzes "quentes" e daí corre o risco de literalmente assar todo mundo, ou vai ter que usar set´s de floruescentes que podem acabar saindo tanto ou mais caro que o conjunto DSLR + radio-flash e flash´s simples. E com a desvantagem que por melhor que seja a tua compacta, ela continua uma compacta e não vai entregar uma qualidade igual a uma DSLR.

É meio que um chute de minha parte, vamos ver se mais alguém se manifesta.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


VENUTO

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Agradeço  as observações interessantes.
É uma pena. :( Minha câmera tem todos os controles básicos que uma DSLR teria: controle de abertura de diafragma, velocidade do obturador, controle do ISO ou ASA (como alguns preferem). Consigo facilmente congelar uma imagem em alta velocidade, criar molduras desfocadas para um motivo qualquer... O truque mais interessante que obtive foi a uma grande distância a noite deixar uma BR em foco e os faróis dos carros desenhando em cima dela. Contudo, não possui entrada para um cabo de sincronismo ou um flash externo. Frustrante. Se entendesse melhor a parte técnica da fotografia na época, não a teria adquirido, mesmo ainda achando que consigo um resultado bem satisfatório com ela.
Mas como não dei sorte de ver na net uma DSLR digital que esteja dentro do que esteja disposto pagar (é claro que sugestões são bem vindas, afinal quero é aprender mais) deixe-me aprofundar essa questão. Acho que é uma dúvidas muitos iniciantes ou mesmo que fotografam a muito tempo têm.
Se tenho uma fotocélula universal. Acima dela, conectado a ela estaria um flash externo. Ao lado interligado por uma braket braço minha câmera que não possui entrada para cabo de sicronismo.
Suponhamos que possua um pequeno conjunto como este abaixo (um conjunto da atec que vi na net):
Luz Principal e preenchimento:
2 Flashes modelo Mini Flash 140 AT-140 - bivolt chaveado (Fotocélula integrada e chave seletora)
2 Tripés Mini Black AT-933
2 Refletores Angulares AT-030
2 Sombrinhas Prateadas Mini AT-068
1 Cabo de Sincronismo AT-029-F
1 Fundo branco 3 x 2
Os flashes estariam um de cada lado, o motivo no centro, o fundo disposto para formar um fundo infinito e a câmera a frente do motivo. Baseando-se no fato que estarei com 03 fotocélulas que responderão à minha câmera e que meu primeiro objetivo é ter o motivo bem iluminado sem saturação ou estouros de flash e meu segundo como já dito é tirar o fundo digitalmente, não conseguiria um bom resultado não conseguiria um bom resultado após uma fotometragem e correta configuração de minha câmera não? Levando-se em consideração que a fotocélula possui a habilidade de copiar ou liberar o que minha câmera emitirá.

AGUARDO,

MARCELO VENUTO
Marcelo Venuto


Alexis Marinho

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Venuto, o flash 140 da Atek tem "Número Guia 23 - obtido com Refletor Parabólico AT-024-B (não incluso) à 1 metro", retirado do site da Atek.

Sabe o que isso significa? Que ele tem (CASO VOCÊ COMPRE O TAL REFLETOR) 6x menos potência do que um flash Canon 430EX que tem número guia 141 em ISO 100.

Ele é extremamente fraco. Não recomendo de maneira alguma um flash dessa (falta de) potência.

Sobre a foto célula, o problema é que ainda assim estará usando o flash da sua câmera e isso matará qualquer possibilidade de criação de uma luz bacana.
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aloha!!!

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Venuto, vc tem uma alternativa se for usar flash.

Sua camera possui flash???
Se sim, vc pode utilizar esse cabo de sincro com fotocelula e tampar ele pra evitar que a luz do seu flash não intervirá na luz principal.

http://www.atek.com.br/paginas/produtos/acess/diversos/fotocelula.htm

Abraços
Ricardo


VENUTO

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Venuto, vc tem uma alternativa se for usar flash.

Sua camera possui flash???
Se sim, vc pode utilizar esse cabo de sincro com fotocelula e tampar ele pra evitar que a luz do seu flash não intervirá na luz principal.

http://www.atek.com.br/paginas/produtos/acess/diversos/fotocelula.htm

Abraços
Ricardo

Por isso que gosto deste lugar. Acho que chegamos ao um ponto interessante.
Minha câmera possui flash sim como foi perguntado.
Não sei se entendi como poderia usar essa fotocélula (me desculpe, mas não conheço o sistema). O que eu entendo de fotocélula é que o meu flash a acionará e consecutivamente os flashes auxiliares.
O cabo de sincronismo dessa fotocélula ligaria ela ao segundo flash ou a um radio flash como já foi sugerido? E com meu flash encoberto conseguiria um maior controle no jogo de luzes? É isso que está sugerindo? Assim seria interessatíssimo.

Sds

MARCELO VENUTO
Marcelo Venuto


Takami

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A Frata tem uns flashes de punho ou reportagem mais potente (NG32), além deles serem à bateria facilitando até o uso externo. Para trabalhar com a luz mais difusa com eles sugiro montar kits com tripé de luz, joelhos articuláveis para fixar flash e sombrinha e o mercado te oferece 4 tipos de sombrinhas (Branca, Prata, Dourada e Difusora). Já que a sua camera não tem sapata você pode usar fotocélulas ligadas nos flashes e trabalhar com o flash da camera no mínimo, assim a luz do flash da camera não interfere na foto.

Só que para utilizar estes acessórios aconselho que pelo menos sua camera tenha controle manual, verifique a abertura minima da camera tb, caso as fotos ficarem lavadas e sua camera tiver filtro interno ND, é só acionar o filtro e terá resultados diferentes.

tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


VENUTO

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Venuto, o flash 140 da Atek tem "Número Guia 23 - obtido com Refletor Parabólico AT-024-B (não incluso) à 1 metro", retirado do site da Atek.

Sabe o que isso significa? Que ele tem (CASO VOCÊ COMPRE O TAL REFLETOR) 6x menos potência do que um flash Canon 430EX que tem número guia 141 em ISO 100.

Ele é extremamente fraco. Não recomendo de maneira alguma um flash dessa (falta de) potência.


O que me sugeririam?
Marcelo Venuto


Alexis Marinho

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Ou você compra flashes de estúdio mais potente, ou usa flashes de sapata com os 430EX da Canon, ou os SB600 da Nikon
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VENUTO

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A Frata tem uns flashes de punho ou reportagem mais potente (NG32), além deles serem à bateria facilitando até o uso externo.
Conhece algum endereço na net apenas para visualisá-los.
Para trabalhar com a luz mais difusa com eles sugiro montar kits com tripé de luz, joelhos articuláveis para fixar flash e sombrinha e o mercado te oferece 4 tipos de sombrinhas (Branca, Prata, Dourada e Difusora).
Me sugiriria algum conjunto interessante e de fácil compatibilidade com esse flash?
Já que a sua camera não tem sapata você pode usar fotocélulas ligadas nos flashes e trabalhar com o flash da camera no mínimo, assim a luz do flash da camera não interfere na foto.

Só que para utilizar estes acessórios aconselho que pelo menos sua camera tenha controle manual, verifique a abertura minima da camera tb, caso as fotos ficarem lavadas e sua camera tiver filtro interno ND, é só acionar o filtro e terá resultados diferentes.
Possui sim. Não havia pensando na forma que mensionou. Pode dar certo sim.

Obrigado,

Takami.

 
Marcelo Venuto


Ingo

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Venuto, o flash 140 da Atek tem "Número Guia 23 - obtido com Refletor Parabólico AT-024-B (não incluso) à 1 metro", retirado do site da Atek.

Sabe o que isso significa? Que ele tem (CASO VOCÊ COMPRE O TAL REFLETOR) 6x menos potência do que um flash Canon 430EX que tem número guia 141 em ISO 100.

O NG 141 se refere a pés e não metros. Medi uma abertura de f/22 a 1 metro de distância com um Canon 580 EXII, refletor na posição 24 mm, e f/32.5, refletor na posição 105 mm. Ou seja, os flashes dedicados mais potentes como o 580EXII ou o SB-900 equivalem a um flash de estúdio com uma potência real de 100W/s (= 100 Joule). Para um estúdio pequeno, um flash com NG22 é melhor do que um flash mais potente com NG64 que não tem regulagem linear e uma variação de 4 ou 5 pontos de luz. Afinal vc quer uma profundidade de campo menor para retratos. Se os flashes são muito potentes, mas não há espaço suficiente para posiciona-los a 2 ou 3 metros do assunto, vc vai ter que fotografar com uma abertura de 22 ou mais e um campo de profundidade imenso.



VENUTO

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O NG 141 se refere a pés e não metros. Medi uma abertura de f/22 a 1 metro de distância com um Canon 580 EXII, refletor na posição 24 mm, e f/32.5, refletor na posição 105 mm. Ou seja, os flashes dedicados mais potentes como o 580EXII ou o SB-900 equivalem a um flash de estúdio com uma potência real de 100W/s (= 100 Joule). Para um estúdio pequeno, um flash com NG22 é melhor do que um flash mais potente com NG64 que não tem regulagem linear e uma variação de 4 ou 5 pontos de luz. Afinal vc quer uma profundidade de campo menor para retratos. Se os flashes são muito potentes, mas não há espaço suficiente para posiciona-los a 2 ou 3 metros do assunto, vc vai ter que fotografar com uma abertura de 22 ou mais e um campo de profundidade imenso.



SENDO ASSIM ENTÃO, SE FOR UTILIZAR UM CÔMODO 3 DE LARGURA POR 4 DE COMPRIMENTO O Mini Flash 140 AT-140 É UM BOM FLASH.
PENSO EM FUTURAMENTE COMPRAR ESSE CONJUNTO:
CONJ. DIG. LIGHT 200 MASTER. ( 2 FLASHES AT-020M, 2 MINI-TRIPÉS AT-081, 2 REFL. ANG. AT-030, 2 SOMBR. AT-068 E CABO SINCRO).
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/conjs_std/luz_princ/cj_200_master.htm
QUE ME FOI SUGERIDO PELA PRÓPRIA ATEK COMO PARA STUDIO BÁSICOS.
ASSIM PODERIA COLOCAR O AT-140 COMO LUZ DE FUNDO E CABELO E O AT-030 COMO LUZ DE PRENCHIMENTO.
O QUE PODERIAM ME DIZER A RESPEITO DO AT-030.
PODERIA PERGUNTAR ISSO A QUEM ME SUGERIU, MAS SABEM QUE VENDEDORES EXPLICAM OS PONTOS QUE LHE CONVEM.

ATENCIOSAMENTE...

Marcelo Venuto