Autor Tópico: o que é uma BOA foto!?  (Lida 5704 vezes)

quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Online: 18 de Fevereiro de 2010, 04:37:17
Na opinião de vocês, quais são as características de uma BOA Foto?
Fala-se muito em composição ,enquadramento, cores, contraste de cores, etc ,etc...

Me deem dicas se possivel, do que é uma foto boa, pois tiro fotos legais que as vezes para mim é boa e quando mostro a alguém da área ou fora da área falam que não está tão bacana qto pensei..... como tbm dizem que está. Varia muito isto...



Me respondam ,please! :ok:

Valeuu :D
Nikon D90 + 18-105Vr


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 07:31:26
uma boa foto é transmitir alguma sensação eu acho

algo que faça vc sentir algum tipo de emoção talvez

lógico.. o enquadramento e composição são os básicos.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


stephansolon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 09:54:41
Como diria um amigo meu: "uma boa foto é aquela que você não precisa explicar".
Stephan Solon
Shows/stills/arquitetura/portraits
http://fotologue.jp/stephansolon/


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 11:24:05
Bem acho que há 2 análises, uma do ponto de vista técnico e outra subjetiva... por exemplo eu posso achar otima uma foto que do ponto de vista técnico (foco, composição, etc) não seria boa.

E ajuda em qualquer avaliação, saber qual foi a intenção do fotógrafo. Pois ai dá pra dizer se a foto tá boa de acordo com o que a pessoa quer fazer.



LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 13:45:22
Para uma foto ser boa ela deve observar alguns fatores técnicos básicos:

- Foco
- Nitidez
- Cores balanceadas (WB)
- Contraste
- Assunto objetivo (a foto sobre o que?)
- Composição (evitando elementos desnecessários na cena)

Fatores subjetivos envolvem a sensação, mensagem, que o fotógrago deseja transmitir. Isso pode até romper com algum fator técnico.  Mas desde que seja realizado para valorizar o assunto. Se não houver essa relação, o "rompimento" é  gratuito e se torna uma falha.
Daí vai de foto pra foto.

Analise sua foto do Avatar, para termos um exemplo próximo. Porque não é uma foto boa?

1- Você está subexposta na imagem. Há pouco contraste, o branco da roupa é quase tão escuro quanto a pele.
2- No lugar do seu rosto há o cotovelo. Dado que a foto enquadra meio corpo, esse detalhe parece atrapalhar o propósito da imagem.
3- Há um telhado sobrando nessa foto... não contribui em nada. Antes fosse apenas o céu.

Entendeu a "leitura" da foto?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 14:00:29
Para mim as melhores fotos são aquelas que têm um significado bem estruturado (seja ele predominantemente representativo, conceitual ou narrativo) e são esteticamente bem resolvidas (em termos de composição, luz, cores e aspectos formais). Os aspectos técnicos não importam em si, mas sim na sua coerência e subordinação à proposta.

Há fotos boas que não atendem perfeitamente a todos esses requisitos, obviamente. Mas para mim as melhores têm esses diversos níveis de qualidade.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 14:18:48
Para mim as melhores fotos são aquelas que têm um significado bem estruturado (seja ele predominantemente representativo, conceitual ou narrativo) e são esteticamente bem resolvidas (em termos de composição, luz, cores e aspectos formais). Os aspectos técnicos não importam em si, mas sim na sua coerência e subordinação à proposta.

Há fotos boas que não atendem perfeitamente a todos esses requisitos, obviamente. Mas para mim as melhores têm esses diversos níveis de qualidade.

Perfeito Rodrigo, concordo plenamente. Um exemplo são as fotos que você postou com o título Pintura, que não seguem padrões técnicos, mas pelo menos pra mim são ótimas fotos.

Mas acho que esse negócio de foto boa é totalmente subjetivo, existe a foto boa em termos técnicos, que segue esses fatores básicos, mas cada um lê a foto de um jeito diferente, se baseando na sua própria experiência, portanto acho muito difícil estabelecer que uma foto é boa e pronto.
Uma foto pode ser boa pra mim porque me lembra de um determinado momento ou remete a algo que me interessa, mas pode ser totalmente o oposto disso pra outra pessoa.
"Film is not dead, it just smells funny."



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 14:36:13
A fotografia é uma forma de comunicar. Então a foto será boa se comunicar perfeitamente o que o seu autor quis transmitir. E entenda-se como comunicar perfeitamente o fato de ter transmitido diretamente ou subjetivamente através de uma linguagem escolhida pelo seu autor, com a interpretação pretendida pelo seu autor e para o público ao qual seu autor se dirigiu.

É o meu modo de pensar apenas. Mas acho que é uma boa forma de classificar como "bom" algo tão abrangente e subjetivo. Bom é o que cumpre seu papel. Técnica, talento, valor artístico ou comercial... tudo será definido como o idioma escolhido para comunicar.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 14:43:31
Mas acho que esse negócio de foto boa é totalmente subjetivo, existe a foto boa em termos técnicos, que segue esses fatores básicos, mas cada um lê a foto de um jeito diferente, se baseando na sua própria experiência, portanto acho muito difícil estabelecer que uma foto é boa e pronto.
Uma foto pode ser boa pra mim porque me lembra de um determinado momento ou remete a algo que me interessa, mas pode ser totalmente o oposto disso pra outra pessoa.

Sim, esses aspectos subjetivos sempre estarão presentes. Por isso acho que um tipo de comentário sempre interessante de se receber sobre as fotos refere-se às impressões que a pessoa teve no contato com as imagens.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 14:56:50
Os critérios do Rodrigo são os meus, só acrescentaria que uma boa foto é aquela que vejo mais de dez vezes sem enjoar, e uma ótima foto é aquela que vejo por anos sem enjoar.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 15:00:45
Hmm, concordo com o critério de que uma imagem boa não faz a gente enjoar de vê-la, aliás, com a saturação de imagens a que somos submetidos hoje em dia, e falo por mim mesmo, cada vez mais enjôo de ver certas imagens, principalmente as publicitárias.


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 16:13:30
perguntar o que é uma boa fotografia me parece como perguntar o que é uma boa poesia. ou uma boa música.

assim como na poesia e na música, há muito para se estudar antes de se produzir; há características técnicas difíceis de serem alcançadas. e quando elas são, pode-se atribuir à manifestação artística a denominação de BOA. porém, isso é apenas um critério técnico.

gosto muito da teoria barthesiana que quebra (o entendimento d)a fotografia em 3 (objetos de estudo?): spectrum, operator e spectator. spectrum é a fotografia em si - aqui, desprezando-se o debate de diferentes realidades (com as de Kossoy) ou referencialidade. operator é o fotógrafo, em seu momento preciso de captura da imagem. e spectator é quem observa a fotografia depois.

em cima dessa teoria, eu jogo meus argumentos e comentários:

a meu ver, a sua fotografia será "boa" (ainda não gosto muito desse termo) se vc conseguir ligar essas 3 partes.

a fotografia não é desprovida de emoções ou cortes semânticos - isso, pela sua necessidade de um fotógrafo para a própria existência. assim, o que falta é ligar o spectrum ao spectator, que parte de uma certa falta por não ter estado no local em que a fotografia foi tirada e na hora em que a fotografia foi tirada. esta é a parte complicada de se alcançar: aproximando o spectator do spectrum, vc consegue aproximar o spectator do operator.

mas essas são ligações extremamente subjetivas.

e pq vc tende a gostar mais das suas próprias fotos do que as outras pessoas? pq vc condensa duas partes em uma: vc é, ao mesmo tempo, operator e spectator. a sua ligação com a fotografia é muito forte; é a sua criação.

é um assunto complicado.

mas como bem colocado aí em cima, é uma questão de bagagem cultural. existem gostos e gostos.

quer um exemplo? dá uma passadinha na sala do Corredor Polonês. algumas pessoas costumam avaliar uma fotografia mais por o que ela não apresenta do que por o que ela apresenta. é normal.

o legal é saber apreciar a arte (e comunicação, não podemos nos esquecer!) em sua forma de apresentação.

é praticamente impossível achar uma música que absolutamente todo o mundo goste, não? e, ainda assim, todo mundo gosta de um monte de música.  :)


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 16:28:55
Foto boa e a que voce esta no local certo e na hora certa


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 16:32:11
Foto boa e a que voce esta só no local certo e na hora certa. Ai voce leva uma raridade.

0bs: Explicando melhor.


quelzinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 03:00:30
Legal o que escreveu! Tem tudo a ver mesmo.
Nikon D90 + 18-105Vr