Autor Tópico: Cuidados com assaltos surpresa  (Lida 7651 vezes)

willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 08 de Novembro de 2005, 01:10:04
Bem, não achei nenhum tópico sobre o assunto e resolvi abrir um. Também não sabia em qual tópico postar, acabou sendo aqui mesmo em "Equipamentos".

Qual as táticas de segurança vocês?   :boxing:   Além de ser cauteloso e ter visão 360 graus? :D
Eu geralmente uso mochila ao invés de bolsa e só retiro a câmera no momento certo. É raro quando dá pra fotografar de dentro do carro... Então vamos compartilhar as experiências. É impressionante, sempre aparece um malandro que fica observando ou tentando se aproximar... Ainda mais com uma SLR que parece uma Bazuca.  


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2005, 01:16:27
Eu uso mochila e não gosto de fotografar sozinho.....

Tb escolho bem os locais, a minha câmera de rua, diogamos assim é uma fuji s5100, bom zoom e de certa forma pequena
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2005, 01:57:05
Escolher os lugares, uma bolsa que engana, não parece ter uma câmera (Alhva Cuica), aparelho de choque que nunca carreguei mas penso depois de relatos que tenho visto, ajudam tbm os 1,82, 85kg, cara de poucos amigos, parece comédia a descrição, mas ladrão quer vida fácil, senão trabalhava, prefere levar câmera de turista e velhinhas.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 02:01:11 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Frmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2005, 02:10:31
Para se previnir recomendo as mesmas tecnicas que os policiais militares usam para evitar qualquer tipo de imprevistos.

1º Evitar lugares perigosos:

Se for inevitável antecipe-se e só entre no lugar perigoso após fazer uma sondagem do lugar. Entrar em becos perigosos, ficar parado em viadutos ou ruas sem saída dependendo da região torna você uma presa muito fácil por não lhe deixar alternativa para fugir evitando aproximação e permitir o efeito surpresa para o ladrão.


2º - Não tenha medo de preconceito:

Posso ser chamado de louco por isso, mas melhor prevenir do que ficar no prejuízo.
As estatísticas não mentem e a maioria dos assaltos do tipo "trombadinha" que roubam sua bolsa a força e saem correndo ou então fazem a abordagem em duplas  (um armado e o outro é que rouba) possuem um certo perfil que não convém citar aqui para não criar caso, mas vocês já devem imaginar por experiência na sociedade.
Portanto ao ver pessoas com esse perfil não exitem e se afastem antes que se aproximem.
Ps: Até hoje nunca vi trombadinha de terno, gravata e sapato, mesmo porque isso impede que ele saia correndo. Assaltantes desse tipo procuram ter sempre o máximo de agilidade na fuga e tem faixa etária determinada de 12 aos 26 anos.

No trânsito mais de 90% dos crimes são cometidos por motoqueiros acompanhados de garupa ou em duplas de motos, costumam usar motos de 125cc até 250cc (Motos de motoboy) portanto ao transportar valores e perceber aproximação de qualquer moto nessas condições, vire, mude o trajeto se possível e não tenha medo de pisar no acelerador para fugir antes que se aproximem porque depois que chegarem nem pense em reagir.

3º - Esteja sempre atento: (óbvio mas poucos sabem fazer)

Olhe em ambas as direções para poder identificar suspeitos.
Não tenha vergonha de andar na rua sempre olhando para trás e para os lados a todo instante. Atenção nunca é demais e mesmo que você pareça um louco assustado paranóico, antes ser assim que ter seu bem levado embora.




 


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2005, 08:14:41
Essa é uma questão muito complicada, depende do gênero de fotografia que cada um faz.
Eu como faço macrofotografia, vivo me infiltrando em lugares desertos, tenho predileção por um local aqui perto: o Pico da Bandeira.
É uma àrea de preservação ambiental mas que tem as antenas de repetidoras de rádio e tv, além de ser o ponto mais alto de Rio do Sul-SC .
Como tal, torna-se um ponto turístico da cidade, de onde se tem uma vista quase aérea, de toda a região, mas normalmente frequentado por pessoas de boa índole em busca de um passeio agradável.
É claro que o indice de criminalidade daqui nem se compara às grandes cidades do Brasil, onde a maioria dos foristas reside, mas tambem se rouba, se assalta e se mata. Desde os tempos de instrutor de rappel que tenho uma faca tipo "Rambo" aquelas com dentes na lamina e grande pra caramba, e quando armo o tripé e a camera a faca vai para a cintura.
Pode não servir contra um revólver, mas que dificulta as coisas pro ladrão dificulta.
A melhor forma de se proteger ainda é a companhia, sair sempre em duplas ou trios.
Como alguns amigos foristas falaram, ter uma camera inferior para saídas em lugares perigosos, limita o trabalho do fotógrafo mas torna a fotografia uma atividade repleta de adrenalina.  Fotografar tambem é um esporte radical.
 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2005, 08:34:44
Eu uso mochila e faço seguro. Aí consigo ficar tranquilo para fotografar ao invés de pensar em ficar procurando assaltantes....rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2005, 09:47:36
O lance do seguro é interessante!! Já vi uns tópicos por aqui sobre isso e acho que vou dar uma pesquisada por aqui tb!!
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2005, 10:18:19
Agora que estou comprando a D50 farei o seguro com certeza, não dá pra sair com um equipamento caro assim para fotografar tranqüilo. E olha que eu sou maior que o Gustavo (1,89m, 104Kg). Vou vender a minha 5100 pro meu irmão, que tem o mesmo biotipo, e vamos sair para fotografar juntos.  :laughing:

ah, eu uso a Alhva Cuíca também.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 10:19:10 por Marcelo Almeida »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2005, 12:12:06
Eu tenho cuidados básicos, procuro escolher os lugares que vou fotografar e olho firme no olho de todo mundo (isso é uma das coisas que mais funciona na rua, mas não é exatamente "mal encarado", é um tipo de olhar específico, que aprendi na minha época de "bagunceiro"...hehehe). Como o Gustavo falou, ladrão desses de rua gosta de moleza, nem planeja muito o assalto. É a facilidade que se apresenta para ele na hora que lhe chama a atenção. Por isso, qualquer coisa que ele possa interpretar como possível resistência já ajuda (embora nem sempre seja assim).Estou pensando em trocar o meu case por uma mochila também, pois não chama tanto a atenção.
Sobre a questão do preconceito falada acima, não vou nem comentar muito para não dar briga. Só quero registrar o meu repúdio ao que foi dito.

Abraços!


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2005, 12:42:34
a questão que o Bruno falou, do olhar, é muito importante... quem olha pra pessoa, e logo olha pra baixo, ou desvia o olhar, é submisão... olhar firme, sem desafiar, é a melhor coisa...
e outra...só dou minhas coisas se tiver armado de revolver, ou mais que 2 pessoas...fora isso, tem q fazer força pra me tirar a camera...nem que quebro na cabeça de um, mas pelo menos não leva inteira hehehe

tem topico aqui no forum sobre o seguro pras cameras??
Sul Foto Clube


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2005, 13:14:41
Citar
Sobre a questão do preconceito falada acima, não vou nem comentar muito para não dar briga. Só quero registrar o meu repúdio ao que foi dito.

 
Legal, gostaria de também poder repudiar essa atitude, mas definitivamente não posso. Você, que mora em Floripa, diga-me quantas vezes já foi assaltado, ou quantas tentivas de assalto já sofreu. Moro no Rio, lugar nada amigável; já sofri umas oito tentativas de assalto, na maioria das vezes consegui fugir a tempo. Mas em duas, não deu. Na primeira eu era novo, inexperiente, foi fácil pro cara. Na segunda vez, dentro do ônibus, além de me assaltar, o sujeito (que fingiu estar armado, e eu não quis pagar pra ver) começou a me agredir sem motivo algum. Obviamente tentei me defender. Briguei feio com o cara e saí com o nariz quebrado; por sorte ele não estava armado. Posso afirmar que todos os caras tinham um aspecto bem suspeito. Não estou falando de cor de pele, como você deve estar supondo. Estou falando de estilo, jeito de olhar, de se vestir, de agir, etc.  Repúdio eu tenho é desses animais que matam por causa de um tênis ou celular. Deixemos as utopias de lado.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2005, 13:20:03
Citar
a questão que o Bruno falou, do olhar, é muito importante... quem olha pra pessoa, e logo olha pra baixo, ou desvia o olhar, é submisão... olhar firme, sem desafiar, é a melhor coisa...
e outra...só dou minhas coisas se tiver armado de revolver, ou mais que 2 pessoas...fora isso, tem q fazer força pra me tirar a camera...nem que quebro na cabeça de um, mas pelo menos não leva inteira hehehe

tem topico aqui no forum sobre o seguro pras cameras??
No BRfoto, um cara contou que um elemento, fingindo estar armado, tentou levar a Zenit 12XP dele. Ele percebeu que o cara não estava armado e não pensou duas vezes, deu com a Zenit (que parece uma bigorna) na cabeça do assaltante :mf_w00t2:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 13:20:44 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2005, 13:43:19
Citar
Citar
Sobre a questão do preconceito falada acima, não vou nem comentar muito para não dar briga. Só quero registrar o meu repúdio ao que foi dito.

 
Legal, gostaria de também poder repudiar essa atitude, mas definitivamente não posso. Você, que mora em Floripa, diga-me quantas vezes já foi assaltado, ou quantas tentivas de assalto já sofreu. Moro no Rio, lugar nada amigável; já sofri umas oito tentativas de assalto, na maioria das vezes consegui fugir a tempo. Mas em duas, não deu. Na primeira eu era novo, inexperiente, foi fácil pro cara. Na segunda vez, dentro do ônibus, além de me assaltar, o sujeito (que fingiu estar armado, e eu não quis pagar pra ver) começou a me agredir sem motivo algum. Obviamente tentei me defender. Briguei feio com o cara e saí com o nariz quebrado; por sorte ele não estava armado. Posso afirmar que todos os caras tinham um aspecto bem suspeito. Não estou falando de cor de pele, como você deve estar supondo. Estou falando de estilo, jeito de olhar, de se vestir, de agir, etc.  Repúdio eu tenho é desses animais que matam por causa de um tênis ou celular. Deixemos as utopias de lado.
Esse argumento não funciona comigo. Quando morava em Porto Alegre, já fui assaltado a mão armada 4 vezes, numa delas fiquei de refém em um mercado do bairro, na outra assaltaram eu e mais dois e a arma ficou na minha barriga, na outra ficou no meu rosto e em outra fiquei no porta-malas do carro por mais de quatro horas. Isso só para falar dos assaltos com arma, porque quando era menor fui assaltado umas três vezes na "mão grande". A diferença é o que se faz com a experiência, não a experiência em si. Repito o que falei: discriminar os negros e/ou os pobres não vai tornar a sua vida mais segura, pelo contrário. Essa ignorância do preconceito só faz a exclusão e a revolta social aumentar, além de ser uma coisa absurda, inaceitável. O problema é que qualquer coisa que não seja a acomodação é logo taxada de utopia. Mas entendo, é importante que se pense assim para que nada seja mudado mesmo. Afinal, podemos ser assaltado algumas vezes, mas seguimos tendo uma vida boa, né? Azar é de quem não tem, né?
(tinha dito que não iria comentar, mas não dá...)


Frmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2005, 13:45:53
Citar
Repito o que falei: discriminar os negros e/ou os pobres não vai tornar a sua vida mais segura, pelo contrário. Essa ignorância do preconceito só faz a exclusão e a revolta social aumentar, além de ser uma coisa absurda, inaceitável.

1º Que fique bem claro que não estamos discriminando negros e póbres e sim o tipo "maloqueiro" e "oportunista". São coisas completamente diferentes.

Como já foi dito só pela postura na sociedade já dá para você distinguir uma coisa da outra, assim como temos negros ruins temos negros bons, assim como temos brancos ruins temos brancos bons, assim como temos póbres ruins temos póbres bons e assim como temos ricos ruins temos ricos bons. Definitivamente não é isso que esta em discussão e sim como o tipo delinquente se apresenta para praticar o ato.

Eu também não acho legal a forma que tenho que agir quando estou transportando algo de valor, mas sinceramente entre ser políticamente correto e entre não expor meu patrimônio a riscos não preciso nem dizer pelo que vou optar não é ?!?

Talvez seja por isso que até hoje nunca fui assaltado.

Se eu estiver de havainas, bermuda e camiseta eu nem me preocupo, mas com coisas de valores não tou nem ai para o que as ONG's, Bispos ou entidades de proteção aos direitos de seja lá o que for vão falar eu vou ver é meu lado porque não são eles que vão ficar no prejuízo se eu for roubado.

Quem mora em SP capital e no RJ capital sabe muito bem do que estou falando.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 13:54:39 por Frmg »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2005, 13:58:17
Citar
1º Que fique bem claro que não estamos discriminando negros e póbres e sim o tipo "maloqueiro" e "oportunista"


Eu também não acho legal a forma que tenho que agir quando estou transportando algo de valor, mas sinceramente entre ser políticamente correto e entre não expor meu patrimônio a riscos não preciso nem dizer pelo que vou optar não é ?!?

Talvez seja por isso que até hoje nunca fui assaltado.

Se eu estiver de havainas, bermuda e camiseta eu nem me preocupo, mas com coisas de valores não tou nem ai para o que as ONG's, Bispos ou entidades de proteção aos direitos de seja lá o que for vão falar eu vou ver é meu lado porque não são eles que vão ficar no prejuízo se eu for roubado.

Quem mora em SP capital e no RJ capital sabe muito bem do que estou falando.
O interessante é que em três das quatro vezes que fui assaltado os ladrões estavam bem vestidos, parecendo "cidadãos de bem", como gostam de dizer...
E acredite, não foi por isso que você nunca foi assaltado. Até porque, se o cara te olhar e ver que você já ficou "ressabiado", aí mesmo é que ele vai em cima.
E mais uma coisa: não sou bispo nem nada (aliás, detesto a Igreja e a maioria dos preceitos cristãos), mas não se trata de "direitos de seja lá o que for", mas de direitos humanos, tá? Mas é sempre bom falar "de cima" e realmente o valor que os ricos (ou a classe méda alta, seja lá qual for o sofisma utilizado para os "não pobres") dão aos seus bens em prol de qualquer possibilidade de mudança social é admirável.